Por que a minha empresa precisa de um certificado digital?

Certificado Digital - Auxílio Contábil

Por que a minha empresa precisa de um certificado digital?

O certificado digital é essencial para atestar a veracidade entre pessoas físicas e jurídicas. 

Esse tipo de autenticação é feito por meio da internet e permite que as empresas realizem diversas transações obrigatórias para se manter no mercado.

Apesar de ser algo muito importante, muitos empreendedores não sabem como emitir ou a funcionalidade deste documento.

Por conta disso, a Auxílio Contábil preparou um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre certificado digital.

O que é o certificado digital?

O certificado digital, como foi dito anteriormente, é um tipo de autenticidade eletrônica que permite que a empresa assine qualquer tipo de registro remotamente.

Assim como o CPF e o CNPJ, ele também possui uma validade jurídica e precisa ser renovado periodicamente.

Na prática esse documento permite a identificação segura de uma marca no momento de fazer uma transação por meios eletrônicos.

Os componentes de um certificado digital são:

  • Informações da pessoa ou da empresa;
  • Uma chave pública que é associada ao CPF ou ao CNPJ cadastrado;
  • Assinatura digital da empresa.

A importância do certificado digital para empresas

Muitas pessoas ainda não conhecem a grande importância que o certificado digital possui, mas acontece que ele é indispensável para uma empresa, e poderá fazer toda a diferença no momento de solicitar um Alvará de funcionamento em Palmas, por exemplo.

O principal motivo para isso é que este documento é essencial para a emissão de notas fiscais, além de ser exigido pelo SEFAZ ao baixar o registro.

Ele também fornece um apoio para a gestão fiscal da marca, permitindo que processos financeiros e contábeis sejam agilizados.

Quais são os tipos mais populares de certificado digital?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de certificado digital que oferecem benefícios para diferentes tipos de necessidades.

Os mais utilizados são:

  • Certificado e-CPF: é utilizado para comprovar a identidade de uma pessoa física e realizar ações que necessitam desta informação;
  • Certificado e-CNPJ: ele substitui o documento físico no ambiente online e só poderá ser utilizado pelo portador do CNPJ registrado na Receita Federal;
  • Certificado NF-e: este documento é limitado à emissão da nota fiscal eletrônica.

A sua empresa poderá ter mais de um tipo de certificado digital, variando de acordo com a necessidade que a mesma apresenta.

Na prática, para que o certificado digital serve?

Agora que você já conhece mais sobre o certificado digital chega o momento de saber para o que ele serve na prática.

Existem dois tipos de documentos que funcionam de formas diferentes na rotina de uma empresa, conheça cada um deles:

A1

No certificado A1, todos os dados são registrados no computador do seu portador.

Esse tipo de processo facilita na rotina da empresa, principalmente os casos que movimentam um grande volume de documentos fiscais eletrônicos.

O registro também oferece segurança para todas as informações processadas por ele com o auxílio de criptografias, que evitam fraudes de terceiros.

A3

Já no caso do certificado digital A3, oferece um par de chaves gerado em uma mídia de armazenamento predeterminada.

Essas informações geram pequenos códigos aleatórios que têm como função manter a segurança dos dados criptografados, assim como o A1.

O tipo A3 é indicado para organizações que necessitam da certificação com menos frequência, já que para funcionar, ele precisará estar conectado a um computador.

O que garante a autenticidade do certificado digital?

Um certificado digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

O órgão que viabiliza a criação deste documento é a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

É esta estrutura que irá nos informar quem são as Autoridades Certificadoras que poderão emitir o certificado, garantindo a autenticidade do mesmo.

Como adquirir um certificado digital?

Para obter o certificado digital é preciso que a empresa siga alguns passos básicos:

O primeiro deles é escolher uma Autoridade Certificadora que esteja habilitada pelo ICP-Brasil.

Após isso, será necessário comparecer em uma das agências de certificação com todos os documentos necessários em mãos.

Os papéis solicitados para esse processo são diferentes para pessoas físicas e jurídicas, portanto, pesquise antes de realizar as etapas.

Existe um valor que deve ser pago para criar o registro, porém, ele irá variar de acordo com a sua necessidade. O preço pode ser alterado entre R$220 e R$540.

Benefícios do certificado digital

O certificado digital oferece diversos benefícios para as empresas que o possuem. Veja alguns deles a seguir:

Segurança de informações

Este documento permite que o portador realize transações sem precisar se preocupar com possíveis golpes e até mesmo operações fraudulentas.

Todos os códigos e chaves gerados por ele só poderão ser utilizados pela pessoa que possui a assinatura.

Emissão de notas fiscais

A nota fiscal eletrônica já é um meio de pagamento muito utilizado pelas empresas de pequeno e grande porte.

O certificado digital permite que ela seja emitida, garantindo a seriedade da movimentação, além de economizar o uso de papel.

Praticidade

A partir da assinatura eletrônica, você poderá resolver diversos tipos de burocracias de onde estiver.

Ou seja, você não precisará se preocupar em sair de casa ou do seu escritório para realizar procedimentos que necessitem da sua assinatura.

Toda empresa precisa de um certificado digital?

Avaliando todas as informações do texto podemos afirmar que sim, toda empresa necessita de um certificado digital.

Ele será a forma de garantir que as movimentações feitas pelo negócio sejam autenticadas e não corram o risco de serem fraudadas.

Sem contar toda a praticidade que este documento irá te oferecer durante a sua rotina de trabalho.

Caso você esteja a procura de uma empresa que te auxilie no momento de emitir um certificado digital ou qualquer outro procedimento de contabilidade, entre em contato com a Auxílio Contábil e tenha acompanhamento profissional para a sua empresa.

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

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