Será que o seu negócio precisa de uma contabilidade consultiva em Palmas?

Será que o seu negócio precisa de uma contabilidade consultiva em Palmas?

Será que o seu negócio precisa de uma contabilidade consultiva em Palmas?

 

A contabilidade consultiva em Palmas funciona como uma assessoria especializada que acompanha de perto uma empresa e auxilia o seu crescimento.

Por meio da análise aprofundada de dados e relatórios, o contador consegue prever prejuízos e auxiliar o empreendedor na tomada de decisão.

Portanto, se você deseja saber se o seu negócio precisa desse tipo de assessoria, continue lendo este artigo que a Auxílio Contábil preparou para você.

 

O que é uma contabilidade consultiva em Palmas

É um tipo de assessoria em que o contador atua mais próximo da empresa, acompanhando estrategicamente o negócio. 

Ou seja, é um serviço que auxilia a tomada de decisão e, consequentemente, o crescimento sustentável de um empreendimento.

A partir da análise aprofundada dos balancetes, a contabilidade consultiva em Palmas consegue encontrar a fonte dos problemas e solucioná-los sem que exista nenhum tipo de prejuízo.

Portanto, o contador passa a ser visto como um aliado essencial para o negócio, e não mais como uma mera obrigação fiscal e tributária. 

 

Qual a importância de uma contabilidade consultiva na cidade do Tocantins?

Empreender não é uma tarefa fácil. São diversos desafios e problemas que precisam ser resolvidos no dia a dia. 

Os principais motivos para um empreendimento falir é a falta de planejamento e a má gestão dos recursos. Cerca de 91,6% das falências registradas no primeiro trimestre de 2019 foram de pequenas empresas.

Nesse cenário, o negócio precisa não só ter uma gestão eficiente, como também ter uma administração que entenda de finanças.

Dessa forma, a contabilidade consultiva em Palmas consegue interpretar a situação financeira do empreendimento e agir de forma preventiva. Por meio de dados e indicadores presentes nos balancetes e relatórios, ele consegue guiar o gestor pelo melhor caminho.

Com um diagnóstico preciso e antecipado, é possível contornar falhas, dívidas e prejuízos que poderiam levar  à falência.

 

Na prática, o que faz uma contabilidade consultiva?

No dia a dia, o contador acompanha todos os números e informações da empresa para então pensar em um plano estratégico para o negócio.

Para isso ele observa e analisa os indicadores de todos os documentos contábeis, como:

  • Balancetes;
  • Balanço Patrimonial;
  • Fluxo de Caixa;
  • Folha de pagamento;
  • Entre outros.

Além disso, é importante que o empreendedor forneça dados relevantes ao contador, para que ele compreenda o contexto e identifique como a empresa chegou a determinado lugar.

Muitas vezes a situação em que ela se encontra é uma consequência de uma decisão tomada ainda na sua abertura. 

Dessa forma, a contabilidade consultiva em Palmas faz o levantamento de todos esses fatores para então planejar ações para solucionar esses problemas e ajudar o negócio a crescer.

 

Benefícios de contar com uma contabilidade consultiva em Palmas

Esse modelo de gestão proporciona diversas vantagens para as corporações, impactando positivamente não só nas finanças, mas em diversas áreas.

Configura alguns benefícios de ter um profissional te auxiliando a gerenciar uma empresa em Palmas, no Tocantins.

1. Ter profissionais acompanhando o crescimento do negócio

A contabilidade consultiva em Palmas permite uma outra visão sobre a empresa.

Muitas vezes o gestor fica limitado à sua área de conhecimento e não consegue perceber ou identificar fatores que prejudicam seus negócios.

Por outro lado, o contador consegue analisar e interpretar os dados e indicadores financeiros e transmiti-los em uma linguagem mais acessível.

Além disso, eles passam a acompanhar de perto o empreendimento, minimizando erros financeiros ou prejuízos.

A longo prazo, essa parceria só tende a contribuir para o crescimento do negócio.

2. Controle financeiro mais assertivo

O acompanhamento de um profissional capacitado permite analisar detalhadamente diferentes áreas do negócio que impactam nas finanças, como:

  • Orçamento;
  • Fluxo de caixa;
  • Despesas;
  • Investimentos;
  • Fornecedores;
  • Entre outros.

Isso faz com que os processos se tornem mais eficientes e o controle financeiro mais assertivo. Dessa maneira, é possível definir como utilizar os recursos da empresa da melhor forma.

Ela então passa a operar de forma sustentável, com entradas e saídas na mesma proporção e sem comprometer a sua sobrevivência.

3. Planejamento fiscal e tributário de acordo com metas e objetivos do negócio

Com a contabilidade consultiva em Palmas as ações e estudos para cumprir a legislação levam em conta não só as características do negócio, mas também suas metas e objetivos.

Uma empresa que visa crescer e aumentar sua lucratividade precisa escolher um regime que não limite seu faturamento, por exemplo.

Portanto, o contador vai considerar todos esses aspectos na hora de realizar o planejamento fiscal e tributário.

 

Como escolher uma contabilidade consultiva em Palmas?

Hoje, diversos escritórios prestam esse serviço. Por isso, para escolher o melhor é preciso levar em consideração alguns fatores. 

Veja a seguir.

Atendimento humanizado

Primeiramente, a contabilidade consultiva em Palmas precisa passar as informações complexas de forma clara, de um jeito que não só o empreendedor mas que os colaboradores entendam.

O atendimento precisa ser humanizado, ou seja, baseado no diálogo mais pessoal e que ajude o cliente por meio de respostas precisas.

Tudo o que acontece na empresa precisa ser informado e conversado para que a melhor solução seja encontrada.

Segmentação do escritório contábil em Palmas

Esse é outro aspecto que precisa ser levado em consideração na hora de escolher a contabilidade consultiva em Palmas. 

Se a empresa atua no mercado de imóveis, não adianta escolher um escritório que só trabalhe com advocacia. Por mais que o contador tenha os conhecimentos técnicos, ele pode ter dificuldades em auxiliar o negócio de forma mais precisa.

Por isso, prefira uma contabilidade que tenha experiência no ramo de atuação do seu empreendimento.

Não decidir apenas pelo valor do serviço

Ainda que o valor deste serviço seja um diferencial, ele não pode determinar a escolha do escritório contábil. 

Uma boa contabilidade precisa de atualização constante, treinamentos específicos e até ferramentas e softwares que auxiliem a realização do acompanhamento mais próximo. Ou seja, necessita de recursos.

Contratar um serviço com um preço mais baixo, mas que não cumpre com suas obrigações ou não ajude efetivamente a empresa só gera prejuízos. O famoso barato que sai caro.

Em casos mais graves, pode provocar o fechamento ou até levar o negócio à falência.

 

Quando vale a pena ter um escritório contábil ajudando uma empresa? 

O negócio que visa se destacar no mercado e aumentar seus lucros precisa desse tipo de serviço, afinal, ele garante uma gestão mais eficiente e estratégica.

A contabilidade consultiva em Palmas garante diversos um controle financeiro mais detalhado e real, redução de custos e uma análise complexa que permite que o gestor tome as melhores decisões para o crescimento da empresa.

Agora, se você deseja esse acompanhamento detalhado e estratégico, entre em contato com a Auxílio Contábil e conheça nossos serviços.

 

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima