Planejamento tributário: entenda como ele ajuda seu negócio a lucrar mais!

Planejamento Tributário Saiba O Que é Com O Sonho De Valsa Blog (1) (1) - Auxílio Contábil

Planejamento tributário: entenda como ele ajuda seu negócio a lucrar mais!

 Entenda como a Lacta usou o planejamento tributário para reduzir sua carga tributária

Conheça mais sobre o planejamento tributário e como a Lacta usou essa ferramenta para pagar menos tributos e estar em conformidade com a legislação

O planejamento tributário consiste em uma poderosa ferramenta a qual pode ajudar empresas a serem mais lucrativas e facilitar o cumprimento da legislação.

Todavia seus benefícios ainda não são de conhecimento de muitos gestores, os quais também, por vezes, acreditam que trata-se de uma estratégia que esteja distante de suas realidades.

Sabendo disso, preparamos um artigo que busca trazer informações as quais permitam que você entenda melhor sobre o assunto, bem como por que ele pode – e deve – ser usado em seu negócio, como forma de otimizar seus resultados.

Isso posto, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

Como funciona a tributação de empresas?

Para que você entenda melhor sobre o planejamento tributário, inicialmente é importante saber como funciona a tributação de pessoas jurídicas.

Em nosso país podemos entender que as regras ligadas ao cálculo e recolhimento de impostos, bem como aquelas que indicam as obrigações que uma empresa precisa cumprir, estão agrupadas em regimes tributários.

Nesse contexto, os três principais são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Cada um deles possuem características específicas, como, por exemplo, empresas que estão obrigadas a utilizá-los para recolhimento ou mesmo aquelas que podem por eles optar, havendo também variações entre eles na forma com um mesmo tributo é calculado.

Nesse sentido, dependendo do tipo de negócio um ou outro enquadramento poderá ser economicamente mais interessante, e é nesse ponto que o planejamento tributário entra.

Sugestão de artigos:

O que é o planejamento tributário?

Trata-se de um estudo o qual visa identificar qual o regime tributário financeiramente mais adequado para um empreendimento.

Ele deve ser feito realizando-se uma projeção, tendo como base os resultados passados que a empresa apresentou e considerando possíveis mudanças que o mercado possa apresentar, as quais possam impactar no cálculo de tributos de um determinado estabelecimento.

Além de poder contribuir para gerar mais economia, também facilita bastante a conformidade do negócio, tendo em vista que, ao ser realizado, é imprescindível que se conheça toda legislação a qual deverá ser cumprida.

Todavia, é necessário considerar que ele não se limita a entender qual o melhor regime permitido para que o empreendimento possa optar.

Quando ele é realizado de forma completa é feita outras análises para se descobrir possibilidades permitidas em lei as quais contribuam para enxugar os gastos com tributos.

Exemplo disso são os benefícios fiscais que se pode aderir.

Quando e por que tipo de empresa ele deve ser feito?

O planejamento tributário é um estudo que deve ser realizado por todo e qualquer tipo de empresa, independentemente do porte e área de atuação, basta apenas que a administração precise entender se realmente a forma como os impostos estão sendo recolhidos é a mais adequada para o empreendimento.

Ainda, o ideal é que ele seja feito antes do empreendimento se formalizar e de forma periódica, antes do período disponibilizado pelo governo para se realizar a mudança de regime.

Perceba que não é em qualquer momento que o negócio poderá mudar a opção do seu enquadramento tributário.

Quais dificuldades os gestores possuem sobre o assunto?

Um dos principais obstáculos ligados ao assunto está em entender que o planejamento tributário é uma estratégia viável para diferentes tipos de estabelecimento.

Ainda, é comum que gestores tenham dificuldade em encontrar profissionais que possam auxiliar na elaboração do estudo em suas empresas.

Qual estratégia foi encontrada pela Lacta, ao realizar o planejamento tributário, que ajudou na redução de custos?

Tratando-se do tema, é pertinente trazer o exemplo da Lacta, a qual utilizou o planejamento tributário de forma estratégica e conseguiu obter redução dos gastos com tributos em seu empreendimento.

Isso aconteceu pois sobre o produto “chocolate” possui uma determinado percentual, a título de IPI.

Já o produto waffle essa alíquota é reduzida, sendo que sua composição é bastante similar a dos bombons produzidos e comercializados pela Lacta.

Nesses contextos, foram realizadas pequenas mudanças na composição do produto para que ele pudesse passar a ser reconhecido como waffle e sofrer tributação menor do que na classificação anterior.

O exemplo da Lacta se trata de uma estratégia totalmente lícita, ou seja, permitida pela legislação, a qual contribuiu para gerar economia de impostos para o empreendimento.

Então perceba que o planejamento tributário pode focar em diferentes aspectos do negócio, incluindo logísticos, para promover soluções as quais contribuam para enxugar seus gastos.

Quais os cuidados você precisa ter ao elaborá-lo em seu negócio?

Contudo é importante trazer que o tema é bastante sensível.

Estar em dia com os impostos da sua empresa é essencial para manter você distante do pagamento de multas, juros, autuações e vários outros problemas os quais podem comprometer sua lucratividade.

Perceba que mesmo optar por um regime que não seja permitido pode fazer com que você tenha sérias dores de cabeça junto ao fisco.

Nesse contexto, é imprescindível que o planejamento tributário do seu estabelecimento seja realizado por profissionais que entendam não apenas de Direito Tributário, mas também de como seus processos funcionam e as particularidades do seu empreendimento e mercado no qual opera.

Perceba que ele é elaborado com base em uma projeção, quanto maior o número de variáveis forem consideradas em sua elaboração maior também será a probabilidade dele chegar a conclusões às quais você possa enfrentar no futuro da sua empresa.

Ainda é necessário notar que, na prática, você sempre poderá estar exposto a situações imprevisíveis, as quais tenham impacto nos seus resultados e comprometam os resultados alcançados pelo planejamento tributário.

Todavia é necessário pontuar que essa ainda é uma estratégia importante e que tem grande potencialidade de ajudar empreendimentos a serem muito mais lucrativos.

Dito isso, clique no link abaixo e conheça quem pode ajudar no planejamento tributário da sua empresa.

Contabilidade especializada em planejamento tributário

Auxílio Contábil: vamos ajudar sua empresa e ter economia e eficiência tributária

Como a gente pode observar em nossa conversa, o planejamento tributário é uma poderosa ferramenta, a qual pode ajudar você a reduzir gastos em sua empresa.

Todavia ele precisa ser feito da forma correta e nós, da Auxílio Contábil, temos a expertise necessária para ajudar nesse assunto.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto as vantagens de contar com os nossos serviços.

Preciso ter uma gestão tributária mais eficiente e econômica

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Scroll to Top
Rolar para cima