Análise de concorrência – Como utilizar o mercado ao seu favor?

Mais do que apenas avaliar seu negócio, é interessante fazer análise de concorrência para descobrir o que está dando certo no seu mercado.

Por mais que seja importante “fazer o seu”, isso não significa ficar totalmente alheio ao que acontece no seu nicho de mercado. É por isso que a análise de concorrência é um elemento importante do seu planejamento estratégico.

Isso significa espionar o concorrente para copiar o que ele faz? Claro que não! Inclusive, não copie o seu concorrente em hipótese alguma.

O objetivo aqui é entender como o mercado funciona, como seu público reage a diferentes estímulos e compreender o que ele está fazendo corretamente e no que está errando, para que você não cometa os mesmo erros. Quer aprender como utilizar a análise de concorrência para usar o mercado ao seu favor?

Então, continue a leitura!

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Como funciona a análise de concorrência?

O primeiro objetivo é descobrir seu próprio posicionamento no mercado. Quais são seus principais rivais? Qual a percepção do mercado sobre o seu negócio? O que seus concorrentes estão fazendo que está dando certo?

Essas são algumas das perguntas que a análise de concorrência deve responder. O problema é que muitos empreendedores não sabem exatamente como fazer essa análise, que vai além de saber quem são seus concorrentes diretos.

O importante nem é ter conhecimento de quem concorre com você. O que realmente importa são as informações que podem fazer com que você aprenda a explorar melhor o seu mercado e sair na frente.

Como fazer isso, afinal?

É só acompanhar os próximos parágrafos que vamos te dar um passo a passo!

Como analisar sua concorrência?

Para começar, é necessário estabelecer um objetivo. Nem toda análise de concorrência é igual e também nem sempre precisa fazer uma análise completa. Por exemplo, você quer mais engajamento em seus perfis nas redes sociais, mas suas tentativas estão falhando?

Então seus esforços, nesse momento, deverão estar voltados em analisar o que seu concorrente está fazendo para descobrir como ele está sendo bem-sucedido em gerar esse engajamento.

Mapeie as estratégias do seu concorrente

Usando o exemplo acima como base, analise os perfis de seus concorrentes e descubra quais fórmulas estão usando para levantar o engajamento. 

Será que estão publicando mais vídeos e você imagens? Será que a concorrência tem feito lives com frequência? Esse é o tipo de mapeamento que deve ser feito ao conduzir sua análise.

Entenda o que sua empresa tem de diferente da concorrência

Lembra que falamos no início do artigo para não copiar seu concorrente? Além de ser um atalho mal visto, você vai perder um elemento importante: a identidade do seu negócio.

Fazer análise de concorrência com o propósito de copiar é burrice. Ninguém lembra de empresas que copiam, exceto para fazer chacota. Ou você quer que a sua empresa seja conhecida como a “versão genérica” do seu concorrente?

Mas ao copiar seu concorrente, seu negócio deixará de ter uma identidade e ser reconhecido no mercado. E será muito difícil recapturar o reconhecimento que sua empresa tinha.

Analise também empresas emergentes

Assim como quando se tem uma fábrica de refrigerantes, não basta apenas monitorar a Coca-Cola e a AMBEV. Você sabe quais empresas estão emergindo e despontando no mercado?

Procure conhecê-las e descubra por que elas têm ganhado tração e conquistado novos clientes no mercado. Veja se a estratégia deles é compatível com o posicionamento da sua própria marca.

Reinvente sua estratégia

Então com as informações e insights conquistados pela análise de concorrência, chega a hora de reunir todas as informações e definir quais serão suas próximas táticas. O que descobriu de mais valioso? Qual estratégia seu concorrente está praticando que você não tinha considerado? O que faço de diferente de todos eles?

Essas são algumas respostas que a análise de concorrência irá trazer. Se interessou pelo conteúdo do artigo e quer aprender mais? Então continue acompanhando os novos artigos do blog!

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