skip to Main Content
Como Abrir Uma Empresa Em Palmas, Tocantins – Tudo Que Você Precisa Saber!

Como abrir uma empresa em Palmas, Tocantins – Tudo que você precisa saber!

Com dúvidas na hora de abrir uma empresa em Palmas – TO? Preparamos uma postagem detalhada para te ajudar com todo o processo! Confira.

Abrir empresa em Palmas (TO): veja o caminho para o sucesso

Abertura de empresa em Palmas- Auxílio Contábil

Palmas, Tocantins – Captura de Tela do Google Maps

A instabilidade econômica, o alto nível dos concorrentes e os consumidores mais atentos fazem com que os empreendedores priorizem o conhecimento para superar as dificuldades.

Pensando nisso, destacaremos uma série de procedimentos para quem deseja abrir empresa em Palmas, capital do Tocantins (TO), situada na região Norte do Brasil.

Fundada em 1989, a capital mais nova do País tem um grande potencial para os que apostam no mundo dos negócios.

Se você está procurando um lugar atraente para investir, é melhor ficar atento e acompanhar os procedimentos necessários para iniciar um negócio em Palmas. Confira!

Tenha foco no planejamento

Não basta apenas força de vontade e recursos financeiros para entrar no mundo do empreendedorismo. Hoje, o planejamento se tornou uma peça-chave para o sucesso de muitas empresas. Se não houver uma análise do mercado consumidor e da concorrência, o empresário corre um grande risco de perder dinheiro e a oportunidade de conquistar muitos clientes.

Também é fundamental pensar, com bastante prudência, no segmento em que irá atuar. É possível abrir negócio em Palmas, nas seguintes áreas:

  • comércio (venda de roupas, sapatos; materiais de construção etc.);
  • alimentação (restaurantes e lanchonetes);
  • entretenimento (bares, parque de diversões etc.);
  • prestação de serviços (agências de publicidade, imobiliária, escritório de advocacia etc.).

Sendo assim, não faltam opções para investir na capital de Tocantins.

Uma maneira de constatar a viabilidade de empreender em Palmas é por meio de uma consultoria do Sebrae, cuja equipe está preparada para auxiliar o empresário a usar os recursos financeiros adequadamente e a enfrentar a tão temida burocracia.

Portanto, confira abaixo a ilustração de uma análise SWOT, como forma de te auxiliar no processo de planejamento da abertura do seu negócio do estado de Tocantins:

Planejamento para a abertura de empresa em Tocantins

Análise SWOT – Disponível em: www.brascomm.net.br.

Natureza Jurídica

O processo burocrático para abrir empresa em Palmas também envolve a natureza jurídica do negócio. Dependendo da modalidade, há uma diferença entre as exigências estabelecidas pela administração pública para iniciar e manter as atividades.

Há várias alternativas para empresário escolher, como:

  • Sociedade Limitada – LTDA: contém dois ou mais sócios que montam a empresa para atuar nos ramos de produção ou circulação de bens e serviços. Deve haver um contrato social para efetivar o funcionamento;
  • Sociedade Simples: também conhecida como “SS“, engloba atividades de cunho intelectual e o cooperativismo. Os sócios não exercem ações ligadas ao comércio e atuam em atividades profissionais – contabilidade, advocacia etc. – ou em cooperativas;
  • Sociedade Anônima – S/A: o capital financeiro é formado por ações que são negociadas livremente no caso das empresas que aderem ao modelo de capital aberto. As de capital fechado não negociam as ações na Bolsa de Valores;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: denominada como “EIRELLI“, é formada por um indivíduo apenas, responsável pelo investimento que não pode ser menor que 100 salários mínimos.

Regimes Tributários

Independentemente do modelo de negócio adotado, o empreendedor ao abrir empresa em Palmas não terá como fugir dos impostos.

Hoje, há vários regimes tributários que podem ser adotados, como:

  • Lucro Real: considera tudo que a empresa faturou e os descontos relacionados aos custos e despesas dedutíveis;
  • Lucro Presumido: envolve uma estimativa de lucro em que a Receita Federal considera para tributar o empreendedor;
  • Simples Nacional: regime tributário que abrange micro e pequenas empresas, simplificando o pagamento dos impostos em apenas uma guia, chamada de DAS;
  • MEI: Microempreendedor Individual que cria um CNPJ sozinho e é responsável pela gestão do negócio.

Abrir empresa com Contabilidade em Palmas

Seja cuidadoso com a documentação para abrir empresa em Palmas

Escolher a natureza jurídica e o regime tributário é, sem dúvida, uma iniciativa importante para abrir negócio em Palmas. Mas isso não é o suficiente para iniciar as atividades, porque deve haver muita cautela com a documentação exigida.

Com o avanço tecnológico, muitas Juntas Comerciais e Prefeituras têm um modelo de Registro e Legalização de Empresas que permite a abertura de companhias por meio de um sistema integrado que abrange diversos órgãos.

Também é avaliada a viabilidade do funcionamento da empresa no endereço escolhido pelo proprietário. Essa análise é feita pela prefeitura que aprova ou não o local indicado pelo empreendedor.

Outro detalhe é constatar se o nome empresarial pode ser registrado na Junta Comercial de Tocantins.

É possível solicitar a proteção do seu nome empresarial por meio do site Simplifica Tocantins.

Simplifica Tocantins - Abertura de Empresa-min

Captura de Tela do site: http://www.simplifica.to.gov.br/.

Após a aprovação da viabilidade do local e do nome empresarial, é preciso reunir a documentação para fazer o registro na Junta Comercial. Para isso, é necessário apresentar:

  • Capa do Processo: contém o nome empresarial e a assinatura do administrador, sócios ou procurador do titular. A procuração deve estar em anexo e mostrar os poderes específicos e ser feita por alguém com firma reconhecida;
  • Documentos de Identidade: os administradores, representantes legais e diretores precisam apresentar a documentação com cópia autenticada em cartório;
  • DARF: é uma taxa cobrada pela Junta Comercial que deve apresentar um código de barras. Deve ser levado o comprovante de quitação desse documento com a autenticação mecânica do banco;
  • DBE: é o documento necessário para dar entrada no CNPJ, que precisa estar assinado pelo empreendedor;
  • Instrumento de Inscrição: abrange o ato constitutivo, o contrato social ou o requerimento de empresário. É preciso levar somente uma via que deve conter a firma reconhecida em cartório de todos os sócios.

Entrada

Para empreender em Palmas, é necessário levar toda a documentação para dar entrada na Junta Comercial.

Dessa forma, caso seja constatado algum problema nos documentos apresentados, é preciso que sejam feitos os ajustes, com foco na continuidade do processo.

Se não houver nenhuma restrição, a empresa pode ser registrada com os seguintes itens:

  • CNPJ, dentro das regras da Receita Federal;
  • Inscrição Estadual, processo ligado à Secretaria de Estado de Fazenda;
  • NIRE, procedimento sob a responsabilidade da Junta Comercial;
  • Inscrição Municipal.

Vale lembrar que a informatização da abertura de empresas possibilita que os documentos aprovados sejam retirados no site da Junta Comercial. Essa documentação apresenta a assinatura eletrônica, o que mostra a autenticidade e a regularidade do processo.

Escritório de Contabilidade em Palmas

Verifique a questão do licenciamento e do alvará

Abrir empresa em Palmas ou em qualquer outro lugar no Brasil é uma iniciativa que exige muita atenção. Dependendo do negócio, é preciso que sejam obtidos as licenças e o alvará de funcionamento.

Portanto, o alvará é concedido pela Prefeitura e permite que o estabelecimento – comercial, industrial etc. – funcione no local definido pelo empreendedor. Para obtê-lo, é essencial levar a seguinte documentação:

  • Comprovante de notificação-recibo do IPTU referente ao imóvel;
  • Planta aprovada indicando o Habite-se. Também podem ser levados os autos de conclusão ou vistoria, além do certificado de conclusão.

Caso o empresário não estiver com o alvará de funcionamento em dia, estará sujeito a multa que pode ser renovável a cada 30 dias até a situação ser regularizada.

Portanto, evitar esse problema é indispensável para manter o foco nas atividades mais importantes, o que contribui para aperfeiçoar os serviços.

Saiba como manter a empresa em situação regular

Abrir empresa em Palmas é apenas uma das ações para fazer parte do mundo do empreendedorismo.

Desse modo, para manter o negócio funcionando devidamente, é fundamental que sejam respeitadas as obrigações legais, que podem ser de cunho principal e acessório.

Sendo assim, uma maneira de evitar problemas com a administração pública e estar em dia com o pagamento dos tributos é por meio da contração de um consultor ou profissional de Contabilidade.

Se o empresário ficar muito tempo preso à burocracia, não terá condições de adotar estratégias inteligentes para aumentar as vendas e, consequentemente, o número de consumidores.  

Por isso, o apoio de um contador é importante para ter sucesso ao abrir negócio em Palmas. Esse profissional auxilia uma empresa a seguir uma série de procedimentos, como:

  • Emitir notas fiscais: as vendas devem ser registradas por um documento fiscal que comprove a transação;
  • Calcular os impostos corretamente: essa atividade exige um grande conhecimento da legislação tributária. Por isso, deve ser uma tarefa feita por um profissional de Contabilidade;
  • Cumprir as obrigações acessórias: é preciso encaminhar uma série de informações ao governo com periodicidade mensal e anual. Isso envolve procedimentos, como o RAIS, CAGED, entre outros;
  • Registrar funcionários: os colaboradores devem ser pagos seguindo a legislação trabalhista. Os cálculos da remuneração devem contar com o apoio do contador para evitar imprevistos;
  • Fazer a escrituração contábil: é uma ação requisitada por lei e é crucial para gerenciar as finanças da empresa, pois verifica como apurar os lucros e adotar o modelo de tributação mais adequado.

Então, ao contar com todas as receitas e despesas devidamente registradas, uma empresa pode se organizar melhor para investir e adotar estratégias voltadas para a captação de clientes.

Portanto, o contador também ajuda nesse processo, prestando consultoria sobre as melhores formas de executar o planejamento financeiro.

Tempo

Para abrir empresa em Palmas, o tempo gasto é de 20 dias em média. Sendo que, esse prazo considera que a organização está com todos os documentos dentro das exigências estipuladas pelo Poder Público.

No entanto, se houver alguma pendência com relação ao CPF na Receita Federal, ao cadastro no MEI e ao local que em que funcionará a empresa; O tempo para abrir negócio em Palmas demora bastante.

Sendo que, esse fator justifica a ajuda de um profissional de contabilidade ou consultor para atender aos requisitos burocráticos de forma mais rápida e fácil.

Gastos e certificado

O custo para empreender em Palmas varia de acordo com o negócio a ser constituído.

É possível gastar menos ou mais de 1000 reais para regularizar as atividades.

Hoje, há consultorias e contadores que ajudam o empresário a encontrar o melhor caminho para economizar e iniciar a prestação de serviços.

Aliás, a recomendação é procurar referências antes de contratar esse profissional. O controle orçamentário deve fazer parte das práticas de gestão desde o início das atividades. Do contrário, a empresa terá muitas dificuldades para se manter e conquistar bons resultados.

Então, ao abrir negócio em Palmas, o empreendedor pode adquirir o cerificado digital (recurso que permite diversas transações eletrônicas de forma autêntica e segura). Esse mecanismo faz com que as empresas cumpram várias obrigações online, facilitando o trabalho da equipe.

Também é importante ter condições de emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que propicia ao empresário recolher os impostos corretamente, evitando que as companhias tenham problema com o atraso no pagamento dos tributos relacionados às vendas.

Conheça detalhes sobre Palmas

palmas-to - Abertura de Empresa Auxílio

Palmas – TO

Obter informações sobre os procedimentos burocráticos é uma iniciativa válida para o empresário. Mas isso não é o suficiente para atingir o caminho do sucesso.

É imprescindível que o investidor conheça bastante o segmento de atuação e as características da cidade, onde pretende montar o negócio.

Sendo assim, abordaremos algumas das características de Palmas, capital e município mais populoso do Estado de Tocantins.

Ao contrário de muitas cidades brasileiras, Palmas foi construída com bastante planejamento. Atualmente, ela é o centro político, administrativo e econômico de TO.

Em outras palavras, ela é muito influente no Estado e também uma referência para municípios de outras regiões, como o nordeste do Mato Grosso, o sudeste de Pará e a parte sul do Maranhão. Um fator que justifica abrir empresa em Palmas é que a capital do Tocantins apresentou o maior aumento populacional entre as cidades mais influentes de cada Estado no biênio 2016-2017.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Palmas apresentou um crescimento na população de 2,86%, passando de 279 mil para 286 mil habitantes.

Esse aspecto é favorável para os empresários, porque há um aumento do mercado do consumidor, o que favorece o aquecimento da economia e a abertura de novos negócios.

Empreender

Uma prova de que vale a pena empreender em Palmas é o segmento de franquias. Visto isso, algumas delas que iniciaram as atividades na capital de Tocantins atingiram o sucesso nacional.

Desse modo, nas áreas de gastronomia e entretenimento, há cases de empresários de TO que usaram a criatividade para conquistar o mercado consumidor local e de outras regiões do Brasil.

Afinal, Palmas conta com um ambiente favorável para os empreendedores.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a capital já ficou entre as 10 melhores do País para os que desejam abrir um negócio. Com certeza, é um elemento que dá mais motivação e segurança para os que desejam apostar no empreendedorismo.

Portanto, com organização e foco em resultados, é possível abrir empresa em Palmas e conseguir excelentes resultados.

À medida que um empresário sabe conviver com a burocracia e utilizar os recursos humanos e financeiros com inteligência, maiores são as chances de cativar os clientes e expandir as vendas.

Então, se você tem dúvidas sobre como abrir negócio em Palmas, deixe o seu comentário. A sua participação é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top