Como abrir uma empresa em Palmas, Tocantins – Tudo que você precisa saber!

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Como abrir uma empresa em Palmas, Tocantins – Tudo que você precisa saber!

Com dúvidas na hora de abrir uma empresa em Palmas – TO? Preparamos uma postagem detalhada para te ajudar com todo o processo! Confira.

Por que abrir uma empresa em Palmas?

Empreender em qualquer cidade é desafiador. Mas existem alguns fatores que tornam algumas cidades mais propícias aos negócios.

Inclusive, você sabia que Palmas é a quinta melhor cidade do Brasil para empreender do ponto de vista do Capital Humano? Isso é o que aponta o estudo Índice de Cidades Empreendedoras.

O estudo é uma parceria desenvolvida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pela Organização Sem Fins Lucrativos Endeavor.

Palmas é uma cidade que cresceu em um ritmo acelerado, mas cresceu com planejamento. A cidade possui uma das melhores qualidades de vida da região e vale a pena a ser considerada se você está pensando em abrir um negócio.

– O empreendedorismo no Brasil

O cenário para os empreendedores no Brasil tem passado por uma crescente nos últimos anos. 

A própria pandemia e uma taxa de desemprego crescente neste período motivam os brasileiros a empreender por conta própria.

O sonho de brasileiro de abrir o próprio negócio não é de hoje, e por que não aproveitar o ano para colocar este sonho em prática, não é mesmo? 

De acordo com um levantamento do Sebrae, houve um aumento recorde da abertura de micro e pequenas empresas em 2021. 

Portanto, para 2022, o ideal é ficar de olho nas tendências e identificar as melhores oportunidades de negócio. Mas lembre-se que para conseguir fazer essa distinção é preciso estar muito bem informado sobre o mercado e atento às oportunidades.

Quais são os maiores desafios de abrir uma empresa?

Empreender é ótimo, mas é claro que vêm com muitos desafios ao longo do percurso. É por isso que o empreendedor precisa estar atento o tempo todo e, antes mesmo de iniciar o negócio, estar antenado às notícias do mundo e do setor no qual quer empreender.

Mas afinal, quais são os principais desafios enfrentados por um empreendedor?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Endeavor, os 5 maiores desafios relatados pelos empreendedores são:

  1. Gestão de pessoas
  2. Gestão financeira 
  3. Burocracia
  4. Inovação
  5. Marketing e vendas

E então, se identificou com algum dos desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros?

Como abrir uma empresa em Palmas (TO): Passo a passo

A instabilidade econômica, o alto nível dos concorrentes e os consumidores mais atentos fazem com que os empreendedores priorizem o conhecimento para superar as dificuldades.

Pensando nisso, destacamos uma série de procedimentos para quem deseja abrir empresa em Palmas, capital do Tocantins (TO), situada na região Norte do Brasil.

Fundada em 1989, a capital mais nova do País tem um grande potencial para os que apostam no mundo dos negócios.

Se você está procurando um lugar atraente para investir, é melhor ficar atento e acompanhar os procedimentos necessários para iniciar um negócio em Palmas. Confira!

Temos também um conteúdo em vídeo para te auxiliar:

Planejamento

Não basta apenas força de vontade e recursos financeiros para entrar no mundo do empreendedorismo. Hoje, o planejamento se tornou uma peça-chave para o sucesso de muitas empresas. Se não houver uma análise do mercado consumidor e da concorrência, o empresário corre um grande risco de perder dinheiro e a oportunidade de conquistar muitos clientes.

Também é fundamental pensar, com bastante prudência, no segmento em que irá atuar. É possível abrir negócio em Palmas, nas seguintes áreas:

  • comércio (venda de roupas, sapatos; materiais de construção etc.);
  • alimentação (restaurantes e lanchonetes);
  • entretenimento (bares, parque de diversões etc.);

prestação de serviços (agências de publicidade, imobiliária, escritório de advocacia etc.).

 

– Sendo assim, não faltam opções para investir na capital de Tocantins

Se você está pensando em como abrir uma empresa em Palmas, agora sabe que não faltam opções de negócio, não é mesmo?

Uma maneira de constatar a viabilidade de empreender em Palmas é por meio de uma consultoria do Sebrae, cuja equipe está preparada para auxiliar o empresário a usar os recursos financeiros adequadamente e a enfrentar a tão temida burocracia.

Portanto, confira abaixo a ilustração de uma análise SWOT, como forma de te auxiliar no processo de planejamento da abertura do seu negócio do estado de Tocantins:

como abrir uma empresa em PalmaS - planejamento
Análise SWOT – Disponível em: www.brascomm.net.br.

Natureza Jurídica

O processo burocrático para abrir empresa em Palmas também envolve a natureza jurídica do negócio.

Dependendo da modalidade, há uma diferença entre as exigências estabelecidas pela administração pública para iniciar e manter as atividades.

Conhecer esses modelos é uma parte fundamental do negócio, pois cada tipo tem diferentes formatos de funcionamento e seguem regras e exigências diferentes.

Sociedade Limitada – LTDA

Contém dois ou mais sócios que montam a empresa para atuar nos ramos de produção ou circulação de bens e serviços. Deve haver um contrato social para efetivar o funcionamento;

Sociedade Simples

Também conhecida como “SS“, engloba atividades de cunho intelectual e o cooperativismo. Os sócios não exercem ações ligadas ao comércio e atuam em atividades profissionais – contabilidade, advocacia etc. – ou em cooperativas;

Sociedade Anônima – S/A

O capital financeiro é formado por ações que são negociadas livremente no caso das empresas que aderem ao modelo de capital aberto. As de capital fechado não negociam as ações na Bolsa de Valores;

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Denominada como “EIRELLI“, é formada por um indivíduo apenas, responsável pelo investimento que não pode ser menor que 100 salários mínimos.

– Regimes Tributários

Independentemente do modelo de negócio adotado, o empreendedor ao abrir empresa em Palmas não terá como fugir dos impostos.

Hoje, há vários regimes tributários que podem ser adotados, como:

  • Lucro Real: considera tudo que a empresa faturou e os descontos relacionados aos custos e despesas dedutíveis;
  • Lucro Presumido: envolve uma estimativa de lucro em que a Receita Federal considera para tributar o empreendedor;
  • Simples Nacional: regime tributário que abrange micro e pequenas empresas, simplificando o pagamento dos impostos em apenas uma guia, chamada de DAS;
  • MEI: Microempreendedor Individual que cria um CNPJ sozinho e é responsável pela gestão do negócio. Essa é uma modalidade que tem se popularizado nos últimos anos, principalmente por sua simplicidade em abrir um CNPJ e passar a emitir notas fiscais.

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Documentação

Escolher a natureza jurídica e o regime tributário é, sem dúvida, uma iniciativa importante para abrir negócio em Palmas. Mas isso não é o suficiente para iniciar as atividades, porque deve haver muita cautela com a documentação exigida.

Com o avanço tecnológico, muitas Juntas Comerciais e Prefeituras têm um modelo de Registro e Legalização de Empresas que permite a abertura de companhias por meio de um sistema integrado que abrange diversos órgãos.

Também é avaliada a viabilidade do funcionamento da empresa no endereço escolhido pelo proprietário. Essa análise é feita pela prefeitura que aprova ou não o local indicado pelo empreendedor.

Outro detalhe é constatar se o nome empresarial pode ser registrado na Junta Comercial de Tocantins.

É possível solicitar a proteção do seu nome empresarial por meio do site Simplifica Tocantins.

como abrir uma empresa em Palmas - Simplifica Tocantins
Captura de Tela do site: http://www.simplifica.to.gov.br/.

– Registro na Junta Comercial

A Junta Comercial do Governo é o órgão que realiza o registro de atividade e sociedades empresariais.

É por meio do registro na Junta Comercial que você dará entrada no CNPJ da sua empresa. Além disso, é na Junta Comercial que será realizada a consulta de razão social para a sua empresa. Com exceção do MEI, todos os outros modelos de negócio precisam realizar o registro na Junta Comercial.

Confira o que é preciso para registrar a empresa na Junta Comercial:

 

    • Capa do Processo: contém o nome empresarial e a assinatura do administrador, sócios ou procurador do titular. A procuração deve estar em anexo e mostrar os poderes específicos e ser feita por alguém com firma reconhecida;
    • Documentos de Identidade: os administradores, representantes legais e diretores precisam apresentar a documentação com cópia autenticada em cartório;
    • DARF: é uma taxa cobrada pela Junta Comercial que deve apresentar um código de barras. Deve ser levado o comprovante de quitação desse documento com a autenticação mecânica do banco;
    • DBE: é o documento necessário para dar entrada no CNPJ, que precisa estar assinado pelo empreendedor;
    • Instrumento de Inscrição: abrange o ato constitutivo, o contrato social ou o requerimento de empresário. É preciso levar somente uma via que deve conter a firma reconhecida em cartório de todos os sócios.

Entrada

Para empreender em Palmas, é necessário levar toda a documentação para dar entrada na Junta Comercial.

Dessa forma, caso seja constatado algum problema nos documentos apresentados, é preciso que sejam feitos os ajustes, com foco na continuidade do processo.

Se não houver nenhuma restrição, a empresa pode ser registrada com os seguintes itens:

  • CNPJ, dentro das regras da Receita Federal;
  • Inscrição Estadual, processo ligado à Secretaria de Estado de Fazenda;
  • NIRE, procedimento sob a responsabilidade da Junta Comercial;
  • Inscrição Municipal.

Vale lembrar que a informatização da abertura de empresas possibilita que os documentos aprovados sejam retirados no site da Junta Comercial. Essa documentação apresenta a assinatura eletrônica, o que mostra a autenticidade e a regularidade do processo.

como abrir uma empresa em Palmas - contabilidade

– Alvará de funcionamento

Abrir empresa em Palmas ou em qualquer outro lugar no Brasil é uma iniciativa que exige muita atenção. Dependendo do negócio, é preciso que sejam obtidas as licenças e o alvará de funcionamento.

Portanto, o alvará é concedido pela Prefeitura e permite que o estabelecimento – comercial, industrial etc. – funcione no local definido pelo empreendedor. Para obtê-lo, é essencial levar a seguinte documentação:

  • Comprovante de notificação-recibo do IPTU referente ao imóvel;
  • Planta aprovada indicando o Habite-se. Também podem ser levados os autos de conclusão ou vistoria, além do certificado de conclusão.

Caso o empresário não estiver com o alvará de funcionamento em dia, estará sujeito a multa que pode ser renovável a cada 30 dias até a situação ser regularizada.

Portanto, evitar esse problema é indispensável para manter o foco nas atividades mais importantes, o que contribui para aperfeiçoar os serviços.

 

Como manter uma empresa em situação regular?

Abrir empresa em Palmas é apenas uma das ações para fazer parte do mundo do empreendedorismo.

Desse modo, para manter o negócio funcionando devidamente, é fundamental que sejam respeitadas as obrigações legais, que podem ser de cunho principal e acessório.

Sendo assim, uma maneira de evitar problemas com a administração pública e estar em dia com o pagamento dos tributos é por meio da contratação de um consultor ou profissional de Contabilidade.

Se o empresário ficar muito tempo preso à burocracia, não terá condições de adotar estratégias inteligentes para aumentar as vendas e, consequentemente, o número de consumidores.  

A importância da contabilidade para a abertura de uma empresa

 

  • Emitir notas fiscais: as vendas devem ser registradas por um documento fiscal que comprove a transação;
  • Calcular os impostos corretamente: essa atividade exige um grande conhecimento da legislação tributária. Por isso, deve ser uma tarefa feita por um profissional de Contabilidade;
  • Cumprir as obrigações acessórias: é preciso encaminhar uma série de informações ao governo com periodicidade mensal e anual. Isso envolve procedimentos, como o RAIS, CAGED, entre outros;
  • Registrar funcionários: os colaboradores devem ser pagos seguindo a legislação trabalhista. Os cálculos da remuneração devem contar com o apoio do contador para evitar imprevistos;
  • Fazer a escrituração contábil: é uma ação requisitada por lei e é crucial para gerenciar as finanças da empresa, pois verifica como apurar os lucros e adotar o modelo de tributação mais adequado.

Então, ao contar com todas as receitas e despesas devidamente registradas, uma empresa pode se organizar melhor para investir e adotar estratégias voltadas para a captação de clientes.

Portanto, o contador também ajuda nesse processo, prestando consultoria sobre as melhores formas de executar o planejamento financeiro.

Como o Auxílio Contábil pode te ajudar?

O Auxílio Contábil pode oferecer toda a ajuda burocrática que você precisa na abertura da empresa em Palmas. 

Nós, da Auxílio Contábil, temos profissionais experientes e prontos para ajudar a fazer o seu negócio decolar.

Começando a sua empresa ao lado de boas parcerias, seu negócio já vai começar com o pé direito para o sucesso.

Confira todos os serviços oferecidos pela Auxílio Contábil e descubra como podemos te ajudar a abrir uma empresa em Palmas.

 

Tempo

Para abrir empresa em Palmas, o tempo gasto é de 20 dias em média. Sendo que, esse prazo considera que a organização está com todos os documentos dentro das exigências estipuladas pelo Poder Público.

No entanto, se houver alguma pendência com relação ao CPF na Receita Federal, ao cadastro no MEI e ao local que em que funcionará a empresa; O tempo para abrir negócio em Palmas demora bastante.

Sendo que, esse fator justifica a ajuda de um profissional de contabilidade ou consultor para atender aos requisitos burocráticos de forma mais rápida e fácil.

Gastos e certificado

O custo para empreender em Palmas varia de acordo com o negócio a ser constituído.

É possível gastar menos ou mais de 1000 reais para regularizar as atividades.

Hoje, há consultorias e contadores que ajudam o empresário a encontrar o melhor caminho para economizar e iniciar a prestação de serviços.

Aliás, a recomendação é procurar referências antes de contratar esse profissional. O controle orçamentário deve fazer parte das práticas de gestão desde o início das atividades. Do contrário, a empresa terá muitas dificuldades para se manter e conquistar bons resultados.

Então, ao abrir negócio em Palmas, o empreendedor pode adquirir o cerificado digital (recurso que permite diversas transações eletrônicas de forma autêntica e segura). Esse mecanismo faz com que as empresas cumpram várias obrigações online, facilitando o trabalho da equipe.

Também é importante ter condições de emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que propicia ao empresário recolher os impostos corretamente, evitando que as companhias tenham problema com o atraso no pagamento dos tributos relacionados às vendas.

Conheça detalhes sobre Palmas

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Palmas – TO

Palmas – TO

Obter informações sobre os procedimentos burocráticos é uma iniciativa válida para o empresário. Mas isso não é o suficiente para atingir o caminho do sucesso.

É imprescindível que o investidor conheça bastante o segmento de atuação e as características da cidade, onde pretende montar o negócio.

Sendo assim, abordaremos algumas das características de Palmas, capital e município mais populoso do Estado de Tocantins.

Ao contrário de muitas cidades brasileiras, Palmas foi construída com bastante planejamento. Atualmente, ela é o centro político, administrativo e econômico de TO.

Em outras palavras, ela é muito influente no Estado e também uma referência para municípios de outras regiões, como o nordeste do Mato Grosso, o sudeste de Pará e a parte sul do Maranhão. Um fator que justifica abrir empresa em Palmas é que a capital do Tocantins apresentou o maior aumento populacional entre as cidades mais influentes de cada Estado no biênio 2016-2017.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Palmas apresentou um crescimento na população de 2,86%, passando de 279 mil para 286 mil habitantes.

Esse aspecto é favorável para os empresários, porque há um aumento do mercado do consumidor, o que favorece o aquecimento da economia e a abertura de novos negócios.

Empreender

Uma prova de que vale a pena empreender em Palmas é o segmento de franquias. Visto isso, algumas delas que iniciaram as atividades na capital de Tocantins atingiram o sucesso nacional.

Desse modo, nas áreas de gastronomia e entretenimento, há cases de empresários de TO que usaram a criatividade para conquistar o mercado consumidor local e de outras regiões do Brasil.

Afinal, Palmas conta com um ambiente favorável para os empreendedores.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a capital já ficou entre as 10 melhores do País para os que desejam abrir um negócio. Com certeza, é um elemento que dá mais motivação e segurança para os que desejam apostar no empreendedorismo.

Agora você já sabe como abrir uma empresa em Palmas. Com organização e foco em resultados, é possível abrir empresa em Palmas e conseguir excelentes resultados.

À medida que um empresário sabe conviver com a burocracia e utilizar os recursos humanos e financeiros com inteligência, maiores são as chances de cativar os clientes e expandir as vendas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como abrir uma empresa em Palmas, deixe o seu comentário. A sua participação é muito importante para nós!

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

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