fbpx skip to Main Content
Como Montar Um Consultório Odontológico Sem Dificuldade?

Como montar um consultório odontológico sem dificuldade?

Ser um dentista e tornar-se o próprio chefe pode ser um sonho para muitos mas, para você, pode se tornar uma realidade! E você só precisa saber como montar um consultório odontológico para obter o êxito na sua profissão

Vamos conferir?

Bom. Para começar, a abertura de um consultório odontológico depende de alguns aspectos básicos. Primeiro, você precisa conhecer sobre a sua profissão. Como um profissional de odontologia já formado, você certamente possui todos os conhecimentos técnicos para ser um dentista. Mas, saiba que é preciso muito mais para ter um consultório só seu e administrá-lo da maneira correta, garantindo que todos os processos da abertura de uma empresa sejam seguidos.

Não só isso! Ainda é necessário ter conhecimento relacionado à área empresarial, isto é, a administração de empresas!

Um consultório não é tão diferente de uma empresa. É claro que existem peculiaridades, bem como a tributação e o porte do negócio, mas, muitos dos cuidados que devem ser tomados em relação ao consultório são os mesmos de uma empresa qualquer. Para isso, é necessário ter muita preparação e garantir que os negócios corram como o esperado.

Abaixo, você confere algumas dicas para tornar o seu sonho empreendedor possível e transformar sua realidade, conquistando maior autonomia e lucratividade, além de ter a sua própria empresa.

Como montar um consultório odontológico – as dicas definitivas para ser seu próprio chefe!

Para começar, você precisará escolher um local para montar o seu consultório.

1 – Escolhendo o local ideal

Escolher o local é o equivalente a começar a construir a identidade do seu novo negócio, visto que muitos dos seus clientes o visitarão de acordo com o local.

Imagine o seguinte: você se instala em determinada região. A maior parte dos seus clientes, a princípio, terá origem na região em que você escolheu atuar. É claro que, após um trabalho de divulgação da marca e campanhas de marketing, você poderá expandir a atuação do seu negócio sem maiores problemas.

Mas, é preciso pensar no começo, considerar as dificuldades e se certificar de que o seu negócio terá o melhor desempenho possível diante das adversidades que, com toda a certeza, surgirão.

Por isso, certifique-se de posicionar o seu consultório em um local de fácil acesso. Escolha o imóvel que mais se adeque às suas necessidades. Para isso, opte por fazer uma lista de quais são essas necessidades. Você provavelmente precisará de uma secretária ou recepcionista, deverá ter banheiros, uma sala para realizar o atendimento e outra para a espera.

Verifique opções de custo razoável e que ofereçam vantagens agradáveis para o funcionamento para o seu negócio.

2 – Saiba quais são os aparelhos necessários para montar um consultório de odontologia!

Afinal, seu atendimento depende de uma série de elementos que precisam se fazer presentes no seu consultório, certo?

Você não pode simplesmente atender seus clientes com a sua técnica e conhecimentos, por mais que eles sejam realmente únicos.

Por isso, saiba de antemão que você precisará de:

  • Uma Cadeira Odontológica;
  • Uma seladora;
  • Uma bomba a vácuo;
  • Uma autoclave;
  • Um fotopolimerizador;
  • Uma máquina de raios-x;
  • Um compressor.

É importante consultar fornecedores desses equipamentos e descobrir quais são mais vantajosos para o seu orçamento. Afinal, as diferenças de preço podem variar bastante de fornecedor para fornecedor, além de que a qualidade também muda bastante. Portanto, você deverá consultar o maior número possível de fornecedores.

3 – A burocracia ainda é um mal necessário!

É preciso seguir uma série de processos de como montar um consultório odontológico para garantir conformidade à abertura do seu negócio e evitar problemas com órgãos competentes.

Para começar, você precisará fazer:

Um registro junto à prefeitura municipal. Lá, você será orientado a prosseguir. Profissionais autônomos devem pagar uma taxa e apresentar documentos como RG, CPF e IPTU.

A seguir, será necessário se inscrever no INSS e obter os alvarás de funcionamento emitidos pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros;

Por fim, deverá contratar uma empresa especializada na coleta de resíduos perigosos para o ambiente e para a saúde humana, visto que você deverá descartar produtos diversos e não poderá deixá-los por aí em qualquer lixeira.

Agora que você sabe como montar um consultório odontológico, não economize na criatividade e no planejamento!

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Auxílio Contábil. Será um prazer ajudá-lo a colocar um sorriso no rosto dos seus clientes! Com um controle financeiro sólido e a orientação que podemos te dar fica fácil abrir uma empresa só sua e garantir seu sucesso.

 

Até logo!

Avaliar Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top