Como ser um empreendedor individual – entenda como abrir a sua empresa!

Como Ser Um Empreeendedor Individual Como Abrir Minha Empresa - Auxilio Contábil

Como ser um empreendedor individual – entenda como abrir a sua empresa!

Como ser um empreendedor individual tem sido uma das maiores pesquisas no ano de 2019, se você tem um sonho, se manter como Madame Bovary não te ajuda a conquistá-lo! Sendo assim, em meio a grande recessão econômica que vem atingindo o país, uma das melhores formas que as pessoas têm encontrado para superar as dificuldades.

Afinal, o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, além do fato de que muitos empreendedores tomaram a decisão de abrir seu próprio negócio para “fugir” dos moldes engessados que são praticados, ou seja, deixar de lado os patrões e ter seu próprio ritmo de trabalho.

Sendo assim, apenas ter a vontade de mudar as coisas não é o suficiente para conseguir ter tudo o que quer nas mãos.

É preciso muito esforço!


Assim como grande conhecimento em diversas questões… até porque, muitos empresários que iniciaram com a vontade e conhecimento apenas da sua área de atuação, acabaram indo à falência. 

Dessa forma, para que esse mal não pegue você e sua empresa, o melhor a fazer é contar com o apoio de alguém que possa te auxiliar em todas as questões que envolvem a sua empresa, assim como as responsabilidades e obrigações.

Além disso, para que seja possível abrir uma empresa, é necessário conhecer o processo de abertura, além de compreender os pontos que ele aborda. Para você que quer saber como ser um empreendedor individual e ter as rédeas da sua empresa nas próprias mãos, é necessário saber como essa modalidade de empreendedorismo funciona. 

E então, quer entender como ser um empreendedor individual? Fique tranquilo, nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre isso, além de mostrar a você alguns pontos aos quais deve se atentar para conseguir efetivar o sucesso que tanto busca! 

Vamos lá?

Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades Gif - Auxilio Contábil

Plano de negócios

Antes de iniciar o processo de abertura da empresa, o primeiro passo deve ser o plano de negócios. 

Essa ferramenta permite ao empreendedor ter uma visão dinâmica do futuro empreendimento, além de fornecer a possibilidade de criação de estratégias a curto, médio e longo prazo. 

Dessa forma, este documento deve contemplar:

  • a forma como o empreendimento vai ser gerido;
  • as estratégias de atuação;
  • um bom plano de marketing;
  • estudo de possibilidades;
  • estudo sobre o mercado e a concorrência;
  • identificação do melhor regime tributário; 
  • estudo de viabilidade do empreendimento;
  • ponto de atuação;
  • capital inicial; e muitos outros pontos.

 Agora que você já conhece o plano de negócios, vamos te mostrar como ser um empreendedor individual! 

O que é uma Empresa Individual 

A empresa individual é um tipo societário onde o empresário responde diretamente e de forma ilimitada pelos débitos da empresa. Ou seja, não há a diferenciação patrimonial.

Sendo assim, esse tipos societário permite a adesão a qualquer um dos três regimes tributários utilizados no Brasil: 

Sendo assim, além de a empresa individual consistir no trabalho por conta própria, seu faturamento, diferentemente do MEI, é de R$360.000,00.

Passos para a abertura de empresa individual

A seguir vamos listar todos os passo necessários para que você entenda como ser um empreendedor individual.

1 – Registro empresarial

O registro empresarial e, consequentemente, a obtenção do CNPJ deverá ser feito junto à Receita Federal do Brasil. Contudo, é necessário manter-se atento a todos os documentos exigidos, assim como preenchê-los de maneira correta.

2 –  Registro na Junta Comercial

Para que sua empresa passe a realmente existir, é necessário fazer o cadastro na Junta Comercial, a partir dessa atividade é possível fazer, também, a pesquisa prévia do nome da empresa – lembrando que esse passo é obrigatório para todos que querem abrir uma empresa individual.

3  – Obtenção do Alvará de Funcionamento 

Para que sua empresa tenha a devida autorização para funcionar, é preciso obter o alvará de funcionamento. Sendo assim, para que seja possível conseguir este documento, você deverá comparecer na prefeitura do seu município e comprovar que se adequa a todas as exigências.

E então, o que achou da informações? Esperamos que elas tenham te ajudado! 

Como você pôde ver, o processo de abertura da empresa não consiste em uma tarefa fácil, sendo assim, o ideal é que você tenha Auxílio contábil! Então, caso precise de ajuda para abrir sua empresa individual, entre em contato conosco! 

Será um grande prazer poder ajudar! 

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima