skip to Main Content
Como Consultar A Restituição De Imposto De Renda?

Como Consultar a Restituição de Imposto de Renda?

Realizou a declaração do IR? Entenda como consultar a restituição de imposto de renda e não perder os prazos!

A declaração do imposto de renda 2019 está em alta e precisa ser feita! E para não cair na malha fina, é preciso correr!

Mas, se você já fez a sua declaração e está à espera da sua restituição, sem problemas, vamos clarear as suas dúvidas referentes a como consultar a restituição de imposto de renda! Confira.

Em que posso usar a restituição do imposto de renda?

No que você quiser, esse dinheiro voltará a você, de modo que possa escolher como quer investir, seja na quitação de dívidas, na compra de produtos ou na aplicação da própria empresa, recursos, dentre outros!

É por isso que muitos empresários estão de olho nesse assunto, visando poder ter um dinheiro bastante esperado e que, às vezes, nem sabem que se têm direito!

Então, para compreender melhor, vamos em frente?

Como é paga a restituição?

Os valores são divididos em lotes e são pagos nos períodos seguintes à entrega das declarações.

Por isso, para fazer de modo correto, é importante ter um contador especializado para lhe amparar nesses, e em outros sentidos importantes, do contrário, corre-se o risco de não conseguir ser restituído no ano vigente.

Quanto antes você fizer sua declaração melhor, pois a Receita tende a restituir aquelas declarações enviadas primeiro.

Quando as restituições são liberadas? Quem tem prioridade?

  • Idosos acima de 80 anos,
  • contribuintes entre 60 a 79 anos, além das
  • pessoas com deficiência física ou mental, e ainda
  • aqueles contribuintes com maior fonte de renda de magistério.

São prioridades para o recebimento.

Aqueles que precisam fazer ajustes e correções na declaração do imposto de renda podem demorar mais a receber a restituição, já que a declaração terá de ser alterada e enviada novamente.

E como funciona o calendário de recebimento da restituição do IR?

Os lotes são trabalhados pela Receita no calendário vigente, assim as datas são programadas de acordo. Veja a seguir os períodos de entrega dos lotes, segundo os meses do ano:

  • 17 de junho.
  • 15 de julho.
  • 15 de agosto.
  • 16 de setembro.
  • 15 de outubro.
  • 18 de novembro.
  • 16 de dezembro.

Assim, após declaração e estando tudo ok, o contribuinte receberá uma notificação da data agendada e não será possível ter esse dinheiro antes desse período.

Nos casos em que a Receita retém a declaração por qualquer motivo, pode haver adiamento da restituição e, dessa forma, é importante ter um contador que possa auxiliar nesse entre outros quesitos importantes, caso haja necessidade de qualquer correção ou entendimento de adiamento da restituição.

Como saber em qual lote você estará para receber o dinheiro da restituição do IR 2019?

Após o informativo de que o prazo dos lotes já se encerrou, é possível consultar online em qual lote a sua restituição se encontra.

Como dito antes, aqueles contribuintes que enviaram a declaração antecipadamente têm melhores condições de serem restituídos em datas mais próximas.

Por isso fique bem atento a tudo, tenha apoio de uma contabilidade realmente experiente em declaração de imposto de renda.

Para obter mais informações sobre esse assunto ou outros correlatos ao IRPF 2019, contabilidade e finanças, entre em contato conosco e ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top