fbpx skip to Main Content
Desmotivação No Trabalho – Saiba Como Acabar Com Ela Passo A Passo

Desmotivação no Trabalho – saiba como acabar com ela passo a passo

Roberto já chega totalmente desmotivado ao trabalho… somente de pensar em tudo o que tem para fazer, já dá aquele desânimo, o peso e o cansaço parecem ser muitos grandes!

E essa desmotivação no trabalho pode ter vários fatores que influenciam o estado emocional e produtivo de qualquer pessoa.

As pressões diárias do mercado, já não são fáceis de lidar, entre outras demandas que também podem ser pesadas, podemos citar alguns fatores que influenciam na desmotivação no trabalho, e por isso, é preciso estar bem atento, como empreendedor da empresa.

O que pode influenciar a desmotivação dos trabalhadores?

  1. Metas inalcançáveis
  2. Ambiente conflituoso ou equipe difícil
  3. Salário abaixo do mercado ou incompatível

Vamos entender cada um desses fatores então!

Metas inalcançáveis

Se imagine no meio de um penhasco, onde você precisa passar para o outro lado para chegar até o outro nível, mas não há corda, não há ponte… e agora? Como é que você chegará até o outro ponto?

Somente por desejo será impossível, concorda?

Você precisa ter os recursos certos para sair de onde está e ir até onde é preciso. Do mesmo jeito é com as tarefas de uma empresa, elas precisam possuir recursos, ferramentas e alternativas que permitam com que os colaboradores consigam ter êxito nas metas. Compreende?

Portanto, quando sua equipe estiver abaixo da média, converse com todos e veja como podem melhorar, de que maneira e com quais recursos, assim, você se mostra participativo e ainda dá a chance de que todos possam se sentir prestigiados e atendidos nas possibilidades e alcances de metas.

Ambiente conflituoso ou equipe difícil

A pior coisa que existe, é trabalhar com profissionais que não se entendem entre si ou em ambientes onde a competitividade e arrogância excedem o desejo de cooperação entre todos!

É preciso estar de olho nessas questões, pois do contrário, o trabalho vira um inferno e as pessoas em vez de se ajudarem, acabam prejudicando umas às outras e consequentemente, criando problemas para os resultados da empresa!

Mais uma vez, a solução vem de medidas simples, mas pontuais, como:

  • Estimular os colegas a se ajudarem e compartilharem ideias.
  • Criar um ambiente salutar e cooperativo.
  • Bonificar os colaboradores pelas boas atitudes.
  • Dentre outras.

Salário abaixo do mercado ou incompatível

Existe um ditado que diz assim: “Todo trabalhador, é digno de seu salário”! Mas será mesmo?

E o que acontece quando o empregado, percebe que faz mais do que deveria receber? Ou seja, o que ele faz, não está compatível com a oferta de valor em seu salário…

Por isso, um plano de carreira, promoções e definições de salários mais compatíveis com a realidade da função e até mesmo, melhores, não se trata de um custo, quando a empresa entende que, a partir da valorização do seu capital humano, isso faz com que haja MAIOR VALORIZAÇÃO NA EMPRESA também!

Não esqueça que existe uma pirâmide na cadeia das necessidades humanas e quando essas necessidades não são atendidas, a empresa padece!

Portanto, que tal começar a melhorar seu desempenho a partir dos seus colaboradores? Vamos te ajudar, então, venha conversar conosco!

Avaliar Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top