Erros ao abrir consultório odontológico: saiba quais são e como lidar

Descubra Quais Erros Voce Nao Pode Cometer Ao Abrir Consultorio Odontologico Blog - Auxílio Contábil

Erros ao abrir consultório odontológico: saiba quais são e como lidar

Conheça 10 erros ao abrir consultório odontológico que você não pode cometer!

Saiba quais são os 10 principais erros ao abrir consultório odontológico e como evitar que eles ocorram em seu negócio

A decisão de dar continuidade à trajetória profissional como dentista abrindo o próprio consultório odontológico é um passo extremamente significativo. 

Afinal, trata-se de assumir o protagonismo do seu futuro profissional e atuar em prol de obter os melhores resultados, oferecendo aos seus pacientes excelência em atendimento odontológico. 

Contudo, para isso, é essencial ter muito planejamento, visando garantir todas as condições necessárias para o pleno funcionamento do seu negócio. 

Dessa forma, estudar antes de abrir o escritório e se preparar para cumprir com todas as etapas necessárias é fundamental para evitar cair em erros que podem fadar o seu negócio ao fracasso. 

Sabendo disso, preparamos este conteúdo especialmente para tratar sobre os principais erros cometidos ao abrir um consultório odontológico, evidenciando qual a problemática de cada erro e apresentando uma possível solução.

Portanto, aproveite a leitura e entenda quais são os pontos indispensáveis para que a abertura da sua clínica odontológica seja uma decisão de sucesso.

Erros ao abrir consultório odontológico: por que estudar essa questão?

Com a preparação para abrir o próprio negócio, é comum pensar em buscar o que deve ser feito, ao invés do que não deve ser feito… 

Entretanto, saber quais são os erros ao abrir um consultório odontológico permite que você aprenda com erros que já ocorreram e tenha uma orientação mais precisa sobre quais decisões tomar para garantir um futuro próspero ao seu consultório. 

Sendo assim, nosso intuito é:

  • Mostrar quais são os erros ao abrir um consultório odontológico;
  • Abordar a problemática existente;
  • Apresentar soluções que você pode aplicar diretamente ou personalizar de acordo com a sua realidade. 

Dessa forma, estudar essas questões é crucial para que você abra o seu consultório odontológico com máxima preparação para a obtenção de resultados extraordinários.

Além disso, ao final do conteúdo vamos disponibilizar para você um material complementar pensado especialmente para lhe orientar de forma precisa a abrir um consultório odontológico sem erros que podem atrapalhar seu futuro profissional.

Os 10 principais erros ao abrir um consultório odontológico

Agora que já falamos sobre o contexto que torna extremamente necessário estudar sobre os erros ao abrir um consultório odontológico, vamos apresentar os 10 principais para você.

Com isso, evitar que tornem-se uma realidade na constituição do seu consultório será muito mais simples, viabilizando que os resultados que você almeja sejam alcançados.

#1 Falta de planejamento 

Problema:

O primeiro erro é a falta de planejamento. A problemática envolvendo isso é o fato de que, sem planejamento, o seu negócio não tem uma base para iniciar as atividades de forma adequada, o que torna os demais erros ainda mais suscetíveis. 

Sem o planejamento, você também não consegue prever riscos, se preparar para adversidades ou analisar as melhores possibilidades para o futuro do seu consultório, o que abre margem para problemas como:

  • Erros logo no início do negócio;
  • Prejuízos financeiros; 
  • Insatisfação dos clientes;
  • Problemas para se consolidar no mercado. 

Logo, é de extrema importância evitar esse erro ao abrir o seu consultório odontológico.

Solução:

A solução é justamente abrir o consultório tendo um planejamento sólido e bem estruturado como base.

Dessa forma, você poderá avaliar riscos, tomar as melhores decisões, ter um fundo de reserva e estudar as melhores decisões para o futuro do negócio. 

É importante lembrar que o planejamento vai impactar todos os outros aspectos que vamos apresentar ao longo do artigo, portanto, deve ser uma prioridade logo de início.

#2 Gestão financeira inefetiva 

Problema:

A gestão financeira é também um pilar para o desenvolvimento do seu consultório odontológico, portanto, sem uma gestão efetiva, muitas consequências negativas são geradas. 

Dentre elas, podemos destacar:

  • Custos excessivos; 
  • Baixa lucratividade; 
  • Falta de controle sobre as contas a pagar e a receber; 
  • Falta de controle sobre o fluxo de caixa; 
  • Decisões sem base em dados;
  • Falência. 

Dessa forma, uma gestão financeira inefetiva expõe o negócio a diversos problemas financeiros que podem tornar inviável o funcionamento do consultório.

Solução:

Aqui, a solução é justamente estruturar processos efetivos de gestão financeira, abrangendo todos os aspectos necessários para isso. 

Sendo assim, é preciso controlar as contas a pagar e a receber, realizar o registro de todas as movimentações financeiras, entre outros detalhes que impactam diretamente o desempenho financeiro do consultório odontológico. 

Além disso, um ponto crucial e que, por vezes, é negligenciado, é a consolidação de um fundo de reserva, que é fundamental para que você possa lidar com imprevistos da melhor forma possível.

#3 Não estudar o mercado 

Problema:

Não realizar um estudo minucioso do mercado pode comprometer de forma significativa o seu negócio. 

Esse é um dos erros mais comuns, afinal, imagina-se que a demanda odontológica é constante, bastando atrair a atenção do público para consolidar uma carteira de clientes. 

Entretanto, a realidade é que não estudar o mercado implica em não conhecer a sua concorrência, não saber quais estão sendo os preços praticados, entre outros detalhes que impactam direta ou indiretamente o seu consultório. 

Assim, consolidar-se como uma autoridade e referência em sua área de atuação torna-se muito mais difícil, inviabilizando o pleno desenvolvimento profissional. 

Solução:

Incluir em seu planejamento um minucioso estudo de mercado, visando entender sua concorrência, os preços, as tendências e o que o seu público está buscando é o caminho ideal para evitar que todos os problemas que mencionamos ocorram. 

Afinal, com isso, você tem uma ampliação dos seus conhecimentos sobre a sua área de atuação e consegue direcionar o funcionamento do seu negócio para as decisões mais assertivas. 

Para um bom estudo do mercado, alguns pontos indispensáveis são:

  • Mapear quem é sua concorrência; 
  • Seus pontos fortes e fracos comparados à concorrência; 
  • Estudar seu público-alvo;
  • Acompanhar as tendências do mercado odontológico. 

Portanto, prezando por este estudo, é possível ter o conhecimento necessário para direcionar da melhor forma possível o seu negócio e evitar que esse seja um dos seus erros ao abrir o seu consultório odontológico.

#4 Equipar o consultório sem pesquisa 

Problema:

Para que um consultório odontológico possa dar início às suas atividades da forma adequada, é preciso que os equipamentos necessários sejam providenciados. 

Comumente, o investimento para equipar um consultório é alto e, sem pesquisa, esses custos podem se tornar excessivos e impactar negativamente o funcionamento da gestão financeira. 

Além disso, a pesquisa deve abranger a qualidade dos equipamentos que serão adquiridos, pensando sempre em oferecer os melhores recursos para todos os pacientes. 

Sem isso, custos excessivos e o risco de o seu consultório ter a qualidade reconhecida como um ponto negativo é alto, o que proporciona impactos extremamente negativos para o desenvolvimento do negócio.

Solução:

As soluções para os erros ao abrir um consultório odontológico são justamente fazer com que os erros não aconteçam, nesse caso, por meio de uma pesquisa minuciosa focada no melhor custo-benefício. 

Portanto, é importante se preparar para buscar fornecedores confiáveis, realizar orçamentos, estudar sobre a qualidade, analisar avaliações e outros detalhes que evitam que o problema que mencionamos torne-se uma realidade. 

Sendo assim, a dedicação para que uma pesquisa e para que a escolha com melhor custo-benefício seja feita tem um impacto de extrema importância nos resultados do seu consultório odontológico.

#5 Erros de precificação 

Problema:

Os erros de precificação impactam diversos pontos do negócio, visto que:

  • Podem gerar prejuízos; 
  • Inviabilizam investimentos em melhorias;
  • Desvalorizam o serviço prestado; entre outros detalhes. 

Sendo assim, os erros de precificação devem ser evitados para que todo o funcionamento do negócio não seja comprometido, gerando uma série de outros problemas que podem até mesmo levar ao fechamento do seu consultório.

Solução:

Nesse cenário, é crucial que o processo de precificação seja realizado com um cuidado minucioso, visando garantir:

  • Preço justo para os pacientes; 
  • Faturamento que cubra os custos; 
  • Lucratividade. 

Portanto, é fundamental que a precificação seja feita cumprindo cuidadosamente todas as etapas necessárias para isso, incluindo: mapeamento dos custos, ponto de equilíbrio, diferenciais e margem de lucro. 

Uma precificação adequada é decisiva para o financeiro e, consequentemente, para o futuro de um negócio, impactando diretamente os resultados.

#6 Falta de controle de clientes 

Problema:

Lidar diretamente com clientes, especialmente na área da saúde, exige um cuidado minucioso para garantir que o atendimento seja cordial, humanizado, bem como para manter um controle sobre o cadastro de clientes e sobre os agendamentos que serão realizados. 

A falta de controle de clientes gera uma série de problemas, que vão desde a desorganização de dados até salas de espera cheias de pacientes insatisfeitos. 

Ambas as situações promovem insatisfação, mancham a imagem do seu consultório e impedem o pleno desenvolvimento do seu negócio.

Solução:

Para evitar esse, entre os principais erros ao abrir um consultório odontológico, é fundamental organizar como será realizado o processo de controle de clientes. Com isso, será possível:

  • Manter os dados organizados e atualizados; 
  • Realizar agendamentos de forma adequada;
  • Evitar reclamações; 
  • Evitar perdas de dados importantes; e muito mais! 

Sendo assim, a implementação de um efetivo controle de clientes deve ser uma prioridade na gestão do seu consultório odontológico como um todo.

#7 Problemas de contratação 

Problema:

A contratação de profissionais qualificados e preparados para atuar em seu consultório odontológico é fundamental, contudo, o processo de contratação pode ser desafiador para muitos negócios. 

Afinal, é preciso buscar profissionais aptos para desempenhar as especialidades que seu consultório odontológico irá atender, bem como para garantir que todos os trâmites relacionados às leis trabalhistas estejam em dia. 

Sem isso, o seu consultório não estará em regularidade, bem como não poderá oferecer serviços de máxima excelência.

Solução:

Para evitar que problemas de contratação tornem-se um dos erros ao abrir o seu consultório odontológico, é fundamental realizar um processo de contratação minucioso. 

Ou seja, prezando por todas as etapas que viabilizam que a contratação de colaboradores não gere nenhum tipo de problema. 

Essas etapas consistem em:

  • Definição da vaga;
  • Divulgação da vaga; 
  • Entrevistas, dinâmicas e atividades práticas; 
  • Trâmites legais;
  • Adaptação ao trabalho. 

Prezando por esses pontos, garantir um processo de contratação efetivo torna-se muito mais simples, sendo que ter suporte contábil é fundamental para isso.

#8 Ausência de processos

Problema:

Um negócio que opera sem processos bem definidos se encontra constantemente diante de problemas e de adversidades que impedem o seu pleno funcionamento. 

Alguns dos problemas causados pela ausência de processos são os atrasos, problemas financeiros, insatisfação dos clientes, entre outros. 

Portanto, ter processos bem organizados que direcionam o funcionamento do seu consultório é fundamental para que os melhores resultados possam ser alcançados.

Solução:

Sendo assim, a solução para essa questão é justamente definir todos os processos de funcionamento do negócio, desde a chegada de um novo cliente até seu atendimento final, bem como processos para repor insumos, gerir as finanças, entre outros detalhes. 

Quanto mais bem definidos forem os seus processos, melhor será a organização e o funcionamento do seu consultório odontológico.

#9 Não utilizar a tecnologia

Problema:

A tecnologia, a internet e todas as possibilidades que surgiram com isso são grandes aliados para o desenvolvimento de um negócio, portanto, não utilizá-los é o mesmo que deixar o seu consultório desatualizado. 

Dessa forma, você precisará lidar com todas as questões necessárias de forma manual, o que onera o seu tempo e pode gerar complicações para o seu dia a dia.

Solução:

Ainda que você não possa, de início, investir em softwares completos voltados especialmente para consultórios odontológicos, fazer uso de planilhas, softwares mais simples e outras ferramentas é crucial. 

Dessa forma, o seu tempo é otimizado e você proporciona maior eficiência e produtividade para a rotina do seu consultório.

#10 Não ter suporte contábil especializado

Problema:

Por fim, o último dos erros ao abrir um consultório odontológico que vamos evidenciar é não ter suporte contábil especializado desde o início. 

Sem isso, os trâmites de abertura e de legalização não podem ser realizados da forma correta, bem como a conformidade e o controle sobre os números do negócio são comprometidos.

Solução:

Para que esse problema não seja uma realidade em seu consultório, é preciso contar com os profissionais ideais ao seu lado, preparados para dar todo o suporte que você precisa para focar integralmente no desenvolvimento do seu negócio. 

Assim, preocupações com conformidade e financeiro não serão mais causas de dores de cabeça em seu dia a dia.

Tenha o suporte da Auxílio!

Para finalizar, conforme prometemos, vamos disponibilizar um material complementar: um e-book gratuito, com mais erros que você não pode cometer.

E-book Gratuito: Dentista, os piores erros que você está cometendo

Para além disso, nós, da Auxílio, estamos sempre à sua disposição! Portanto, basta entrar em contato conosco.

 

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima