Formalização de uma empresa: a importância do endereço fiscal

Sem Um Endereco Fiscal A Sua Empresa De Servicos Pode Estar Perdendo Dinheiro Blog - Auxílio Contábil

Formalização de uma empresa: a importância do endereço fiscal

Formalização de uma empresa: saiba como escolher o endereço fiscal

 Entenda de uma vez por todas como e por que escolher o endereço fiscal no processo de formalização de uma empresa

A formalização de uma empresa exige do empreendedor que concretize a organização e registro de sua empresa para decidir a sua atividade, registro de documentos e o seu endereço fiscal.

Trata-se de uma exigência apresentar endereço na Junta Comercial e nos documentos da empresa que comporão a sua organização e abertura de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Para atuar como empresário formalizado é importante seguir diferentes etapas de organização e cadastro de informações para viabilizar a empresa com o seu registro certo.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse procedimento e da necessidade de inserir o endereço de forma adequada. Confira!

Formalização de uma empresa

O processo de formalizar uma empresa envolve a apresentação de documentos pessoais dos empreendedores e sócios da nova empresa, apresentação do endereço do novo negócio, do contrato social e buscar os devidos registros na Junta Comercial e no sistema da Receita Federal.

Ao definir o endereço, devemos ressaltar que o endereço fiscal aparece vinculado ao CNPJ e à certidão de abertura da empresa.

Tanto o endereço fiscal quanto às certidões de pessoa jurídica da empresa garante o funcionamento legal da corporação e a mantém formalizada perante os órgãos do município, estado e de nível federal.

Em casos de fiscalização, a empresa poderá enviar e receber correspondências, receber documentos e ser notificada para o recebimento de cobranças e demais tipos de documentos.

O que fazer?

As médias e grandes empresas conseguem abrir e manter uma sede comercial para instalações e recebimento de correspondências, situação diferente de microempreendedores ou de microempresas iniciantes que começam na casa do empreendedor ou em local “improvisado”.

Na prática, as empresas menores e os profissionais que atuam diretamente como prestadores de serviços ou vendedores pontuais podem usar o endereço da própria residência como endereço fiscal, ou alugar uma sala comercial para declarar o endereço.

Mas, no caso de MEIs (Microempreendedores Individuais) e ME (Microempreendedores) há outras soluções como a locação ou criação de endereços fiscais virtuais.

O endereço fiscal e sua importância

Esse tipo de endereço é uma das principais exigências para qualquer empresa ser aberta e funcionar, incluindo para empreendedores e empresas menores.

Através desse tipo de endereço, a empresa pode enviar e receber documentos de modo formalizado, fazer entregas de produtos, receber insumos e utilizar serviços dos Correios e de transportadoras.

Esse endereço precisará ser informado desde o momento de registro ou abertura da empresa e permitirá à empresa obter o alvará de funcionamento em favor da empresa com a prefeitura.

Outra solução

Caso o empreendedor não tenha uma sede própria, não seja autorizado a usar o endereço de sua casa ou não possa usar endereço virtual devido a sua atividade registrada no CNPJ. Outra dica é registrar seu empreendimento usando o endereço do contador ou do escritório de contabilidade.

Claro que esse procedimento deve ser feito com a devida autorização do contador e documentada.

Muitas vezes, abrir uma sede ou sala comercial pode envolver custos fixos como aluguel, pagamento de condomínio, luz e manter toda a infraestrutura.

Principalmente, no início de um novo negócio, o prestador de serviço poderá não ter condições de pagar por todos esses custos de manutenção de uma sede comercial. 

Simultaneamente, dependendo da atividade, o registro do CNPJ não aceita usar o endereço domiciliar para geração de CNAE e de solicitação de alvará junto à prefeitura.

A privacidade

Em outros casos, o empreendedor procura manter a privacidade na hora da formalização de uma empresa. Normalmente, depois que a empresa e o CNPJ é aberto, todos os dados do empreendedor e de sua empresa ficam expostos na internet, nos motores de buscas como o Google, nos sites de divulgação de serviços e produtos.

Esse fator poderia expor o empreendedor a abordagens não solicitadas de clientes batendo na porta da casa do empreendedor sem de fato ter a comodidade adequada.

Por outro lado, existem condomínios e tipos de propriedades residenciais que não são aceitas para o registro de empresa. O que gera mais dificuldades mesmo quando o empreendedor tenta registrar sua empresa no seu endereço domiciliar.

Mesmo que seja mais prático ou possível pode não ser aconselhável, ou autorizado usar o endereço domiciliar como endereço da nova empresa formalizada.

Escritório virtual

Para os empreendedores que não possuem condições de alugar sala comercial ou não podem formalizar sua empresa no seu endereço domiciliar, uma boa dica é assinar serviços de escritório virtual.

O escritório virtual cede um endereço para recebimento de correspondências, documentos e declarar um endereço fixo no CNPJ, e permite ao empreendedor trabalhar a partir de qualquer local do Brasil.

E caso precise de um local para ir trabalhar ou marcar reuniões, existem escritórios alugados que além de oferecer serviço de escritório virtual também oferecem espaços de coworking compartilhados.

Vantagens do escritório virtual

Além da formalização e do respeito, o escritório virtual oferece um endereço para envio e recebimento de postagens, gerando uma altíssima gestão de correspondências de modo especializado.

A cada correspondência que chega, o empreendedor é notificado via e-mail ou celular e muitos documentos podem ser escaneados caso o empreendedor não possa comparecer pessoalmente na recepção do escritório virtual.

Ao contar com locais de reunião e de trabalho pontual, ficará mais fácil atender bem os clientes potenciais e fazer negociações seguras.

Conte com a Auxílio Contábil para realizar a formalização de sua empresa

Portanto, o processo de formalização de uma empresa exige a apresentação de um endereço a ser expresso no contrato social e demais documentos da empresa.

A fim de que você faça a escolha certa e realize o processo de formalização de sua empresa corretamente e sem complicações, conte com a Auxílio Contábil.

Afinal, somos especialistas em abertura de empresas e vamos cuidar de todo o processo para que você possar iniciar seu negócio de forma legal e segura.

Entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Summary
  Formalização de uma empresa: a importância do endereço fiscal
Article Name
Formalização de uma empresa: a importância do endereço fiscal
Description
Formalização de uma empresa: saiba como escolher o endereço fiscal. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
AUXILIO CONTABIL
Publisher Logo
<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Scroll to Top
Rolar para cima