Marketing digital na empresa de varejo: Como fazer uso de forma estratégica?

O marketing digital na empresa de varejo pode ser uma ferramenta muito poderosa para potencializar suas vendas. Principalmente se for utilizada de maneira correta.

No mundo hiperconectado de hoje, aprender a usar esta ferramenta de forma estratégica a seu favor traz um diferencial para sua empresa. 

Além de gerar mais vendas, é possível engajar pessoas e criar uma relação próxima com o público alvo que você deseja atingir.

Pensando nisso, a Auxílio Contábil preparou este artigo com finalidade de apresentar novas ideias que possam melhorar os resultados do marketing digital na empresa de varejo.

Por que usar o marketing digital na empresa de varejo?

O marketing digital na empresa de varejo é apenas uma das diversas ramificações do marketing tradicional. 

Ele está relacionado com todas as ações da empresa direcionadas aos dispositivos eletrônicos ou à internet como um todo.

Essas ações têm por objetivo elevar o ‘valor da marca’. Isso é aumentar a estima do público pela empresa e potencializar as vendas de seus produtos ou serviços.

De acordo com o estudo da Digital Marketing Readiness, da McKinsey Brasil, 80% das empresas de varejo ainda desenvolvem um marketing digital considerado iniciante e apresentam dificuldades na segmentação dos anúncios.

O marketing digital nas empresas de varejo utiliza diversos canais de comunicação presentes na internet.

Entre eles, podemos destacar alguns dos mais populares, como: 

  • Mecanismos de pesquisa;
  • Redes sociais;
  • Listas de email:
  • Entre outros.

Já os dados apurados pela NZN Intelligence, revelaram que 74% dos brasileiros já preferem fazer suas compras online

Sendo assim, é imprescindível que uma empresa de varejo tenha uma presença ativa tanto no online quanto no offline.

Como utilizar o marketing digital na empresa de varejo de forma estratégica?

Utilizar o marketing digital na empresa de varejo não é difícil, mas é preciso ter atenção nos resultados e foco específico nos objetivos a serem alcançados.

Antes de pensar nas estratégias, é necessário que você tenha alguns dados em mãos para te ajudar a desenhar um método de captar pessoas interessadas nos seus produtos. 

Neste caso, será possível usar informações demográficas dos clientes que pretende alcançar, a possibilidade de ofertar descontos exclusivos do online, além de calcular um orçamento para financiar toda a campanha.

Com tudo isso definido é hora de pensar estrategicamente no seu marketing digital.

1. Utilize as redes sociais

Primeiramente, o ideal é reconhecer quais redes seu público mais utiliza e investir na produção de conteúdo para elas. 

Outra forma de saber onde se inserir para ter mais sucesso é pensar no que determinada rede social tem a oferecer.

Por exemplo, se sua empresa vende para outras empresas, o LinkedIn é o melhor lugar para vendas B2B. 

Já o Instagram e o Pinterest valorizam fotos acima de texto, então se você oferece produtos e não serviços pode ser que se encaixe melhor lá. 

Enquanto isso, o Facebook é ideal para imagens e textos mais elaborados, propício à venda de produtos e serviços.

2. Aprenda a usar o email marketing

O email marketing é uma espécie de conversa mais pessoal com o cliente dentro da internet, mesmo que o email seja padronizado e enviado para centenas de pessoas.

Uma boa estratégia não é enviar um email dia sim e dia não, já que isso pode cansar seu cliente e fazer com que ele bloqueie o recebimento de novos emails.

Neste caso, o ideal é montar um planejamento estratégico para não cansar o seu prospect, e ter bons resultados com a campanha.

Por exemplo, se você irá inaugurar uma nova loja, lançar um novo produto ou ter um dia de promoções imperdíveis.

Aqui, o ideal é que você mande de 5 a 7 e-mails no espaço de um mês antes do fato, concentrando pelo menos os 3 últimos para a semana de lançamento.

3. Tenha o WhatsApp como um aliado do negócio

O WhatsApp como ferramenta para o marketing digital na empresa de varejo pode ser usado como um canal de atendimento, SAC e promoção.

Como atendimento é possível direcionar de outras redes seus clientes que queiram um atendimento mais humano no online.

Como SAC ele é ainda mais importante, porque é aqui que você redime qualquer problema que seu cliente tenha enfrentando com a empresa, tendo a oportunidade de conquistar um cliente.

Como canal de promoção, é possível utilizá-lo quase que da mesma forma que o email marketing, divulgando novidades e promoções, no entanto ele se diferencia por estabelecer uma frequência menor neste tipo de contato.

4. Crie lista de clientes segmentados

Saber para quem você quer vender é essencial para o marketing digital. Isso porque sem estes dados você não tem como investir em suas ações de forma eficaz.

Criar uma lista de clientes, segmentando por produto, melhora muito suas chances de sucesso.

Após descobrir para quem você quer vender, fica mais fácil saber qual a linguagem certa para atrair estas pessoas para seu funil de vendas. 

Além de te ajudar a criar os descontos certos para diminuir a chance de prejuízo!

5. Tenha uma loja virtual

Como foi colocado mais acima, 74% dos clientes preferem comprar online do que se deslocar até uma loja física. 

Desta forma é fundamental para a saúde financeira da sua empresa que você tenha uma loja virtual.

A primeira coisa que você precisa saber é que se seu site não tiver uma boa aparência ou uma boa fluidez entre as páginas é possível que o cliente considere que seu site não é confiável. 

Por isso, esta é a primeira coisa na qual você precisa investir.

Ampliar as opções de pagamento online e de entrega dos produtos também garante mais credibilidade e chances de efetivação das vendas.

Como o marketing digital na empresa de varejo pode aumentar as vendas?

Se todas as estratégias apresentadas acima forem bem executadas, as chances de suas vendas aumentarem tanto no online quanto no offline são grandes. 

Justamente por isso, pensando em trazer casos práticos onde o marketing digital na empresa de varejo pode ajudar a potencializar sua presença e as vendas na loja física. 

1. Fortalecer a identidade da sua marca

Com um bom relacionamento criado por meio dos emails marketing e do atendimento no WhatsApp, a possibilidade de você criar clientes e fãs da marca é bastante grande. 

Desta forma ela se torna mais presente no dia a dia das pessoas e, consequentemente, mais presente em suas memórias.

2. Fidelização

Seguidores não significam vendas e também não pagam contas do empreendedor no final do mês.

Entretanto, se você encontrar um método de fazer com que parte deste público efetive uma compra, a probabilidade de construir um relacionamento e uma recompra futura é bem grande. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, apontou que 61% dos clientes consideram o atendimento mais importante que o preço baixo.

Vale a pena utilizar o marketing digital na empresa de varejo?

Por conta da evolução constante do marketing digital e das novas tendências digitais, é preciso estar atento a todas as novidades que o seu público alvo utiliza e comenta.

Sendo assim, o marketing digital na empresa de varejo é fundamental para alcançar essas pessoas e influenciá-las a fazer uma compra em sua loja.

Ignorar essa ótima oportunidade significa ser apenas mais uma loja que se mantém offline por opção enquanto as principais varejistas investem mais e mais em novas tecnologias digitais.

Por isso, busque ser diferente e, mesmo que comece com um baixo investimento, use as soluções proporcionadas pelo marketing digital e veja a sua empresa crescer ainda mais!

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