fbpx skip to Main Content
Quanto Custa Abrir Uma Empresa? Entenda Quanto Custa Abrir Uma MEI E Uma ME

Quanto custa abrir uma empresa? Entenda quanto custa abrir uma MEI e uma ME

Você já parou para pensar em quantas pessoas foram afetadas pela contínua recessão econômica que atinge o Brasil nos últimos anos? 

Essa é uma questão que envolve, infelizmente, todos os brasileiros e brasileiras. Afinal, com a economia fragilizada, a geração de empregos diminui, a cobrança de tributos tende a aumentar e, consequentemente, alavancagem financeira fica a desejar. 

Sendo assim, durante esse período, o que mais se vê são pessoas fugindo do desemprego e também dos moldes tradicionais de trabalho, ou seja, querem se livrar das formas engessadas de emprego que o sistema brasileiro impõe. Para isso, a grande maioria acaba optando por abrir o próprio negócio.

Dessa forma, uma das grandes perguntas que surgem durante todo esse processo é em relação ao valor para abrir um empreendimento, visto que toda essa atividade é desconhecida por grande parte da população. 

Então, preparamos este artigo para que você consiga entender como funciona o processo de abertura e, também, quanto custa abrir uma empresa. 

E então, vamos lá? 

Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades Gif - Auxilio Contábil

Como funciona o processo de abertura de uma empresa 

Antes de descobrir quanto custa abrir uma empresa, você, sem dúvida alguma, precisa saber como funciona o processo de abertura, para que, assim, consiga iniciar o seu empreendimento da maneira certa, efetivando as estratégias empresariais e incluindo o seu negócio no caminho do sucesso desde o primeiro momento.

Planejamento empresarial

O planejamento empresarial vem como uma ferramenta integrante de todo o processo – mesmo antecedendo todas as suas fases. Afinal, abrir uma empresa sem estratégias definidas pode ser fatal para o seu negócio e fazer com que ele acabe antes mesmo de começar. 

Sendo assim, para que consiga efetivar cada um dos seus objetivos, você precisará considerar os seguintes pontos:

  • Como se comportam os meus potenciais consumidores?
  • Qual é o meu público-alvo?
  • Qual é a verba disponível para abrir o meu negócio? 
  • Há muitos concorrentes por perto?
  • Como posso me destacar em relação aos meus concorrentes?
  • Quais produtos ou serviços vou oferecer aos meus clientes? 
  • Vou utilizar alguma estratégia de marketing? Se sim, qual? Se não, como vou fazer a divulgação do comércio? 
  • Quais serão as estratégias de atuação?
  • Existem outras possibilidades dentro do nicho de mercado que vou atuar?
  • Meu negócio é viável? Se não, qual é a melhor forma para torná-lo? 
  • Onde a empresa ficará localizada?

Viu só quantas informações? 

As respostas para essas perguntas, com toda a certeza, vão conseguir te ajudar em muito! 

Agora que já entende como funciona o planejamento empresarial, vamos às outras informações sobre o processo de abertura! 

Alinhamento às obrigações fiscais e obtenção do CNPJ e Alvarás 

Para que sua empresa comece “com o pé direito”, é necessário fazer todos os trâmites de legalização. Esta é uma das maiores necessidades para qualquer empreendedor, visto que, não fazê-lo pode gerar inúmeras complicações fiscais, ocasionando em multas e sanções fiscais, por exemplo.

Dessa forma, é ideal que todas as empresas em âmbito nacional tenham:

  • CNPJ;
  • Cadastro atualizado junto à Receita Federal do Brasil;
  • Inscrição municipal; entre outros. 

Além de toda essa documentação, é preciso que a empresa tenha um bom planejamento tributário, assim como a melhor definição quanto ao tipo societário. 

Sendo assim, vamos às informações sobre quanto custa abrir uma empresa.

Quanto custa abrir uma empresa? 

Os custos incidentes para abrir uma empresa no Brasil variam de acordo com sua modalidade tributária (Simples Nacional, MEI, Lucro Real e Lucro Presumido) e o tipo societário (ME, LTDA, Sociedade Unipessoal, SA, entre outros).

Sendo assim, o ideal é que você entre em contato com um contador especialista em processo de abertura de empresas, para que, assim entenda cada um dos custos incidentes à questões como a obtenção do CNPJ, custo para ato constitutivo, entre outros. 

Dessa forma, caso esteja pensando em abrir sua empresa e queira fazer com que ela se inicie já no caminho do sucesso, entre em contato conosco!

Será um grande prazer ajudar!  

Summary
Quanto custa abrir uma MEI e uma ME?
Article Name
Quanto custa abrir uma MEI e uma ME?
Description
Você já parou para pensar em quantas pessoas foram afetadas pela contínua recessão econômica que atinge o Brasil nos últimos anos?  Essa é uma questão que envolve, infelizmente, todos os brasileiros e brasileiras. Afinal, com a economia fragilizada, a geração de empregos diminui, a cobrança de tributos tende a aumentar e, consequentemente, alavancagem financeira fica a desejar. 
Author
Publisher Name
Auxílio
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top