De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas, hoje o empreendedor gasta 21 horas para abrir uma empresa no Brasil.
No 3º Quadrimestre de 2023, a média era de 1 dia e 3 horas. O número de empresas ativas também cresceu e agora é de 21,1 milhões contra 20.798.291 na contagem anterior.
No Tocantins, o tempo médio de para abertura de empresas é de 12 horas e o estado possui 134.416 empresas ativas.
O estado de Mato Grosso foi o que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas em 2023. Piauí e Espírito Santo foram as unidades da federação que apresentaram o menor tempo de abertura de empresas no 3º quadrimestre de 2023.
O destaque para abertura de empresas vai para os setores de serviços (50,9%) e comércio (30,8%).
Abrir empresa MEI – Microempreendedor Individual
O movimento de abertura de negócios na modalidade de Empresário Individual, que inclui os microempreendedores individuais (MEI) , é outro destaque. De todas as empresas abertas no terceiro quadrimestre, 2.887.788 foram de empresários individuais.
As inscrições no MEI foram lideradas por empreendedores do sexo masculino, principalmente no Tocantins, com 59,1% nesse estado.
Os ramos de atividade mais procurados são: obras de alvenaria, pedreiro independente, e fabricação
de outros artigos de carpintaria para construção, carpinteiro independente. Também foram destaques as ocupações de fabricação de artigos do vestuário produzidos em malharias e tricotagens, crocheteiro ou
tricoteiro independente; e atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza, maquiador, esteticista ou depilador independente.
Se você precisa de ajuda para abrir sua empresa da maneira mais eficiente, entre em contato com a gente!