Como abrir empresa com sociedade?

Nao Abra Sua Empresa Com Sociedade Antes De Ler Esse Artigo Post - Auxílio Contábil

Como abrir empresa com sociedade?

Não abra sua empresa com sociedade antes de ler esse artigo!

Abrir empresa com sociedade pode ser uma excelente opção para alcançar o sonho de ter o seu próprio empreendimento

Abrir empresa com sociedade pode ser o sonho de muitas pessoas e, naturalmente, é um motivo de orgulho para empreendedores, afinal, por meio desse processo é possível garantir uma fonte de renda própria se for gerenciada de uma forma eficaz.

Porém, não adianta somente abrir empresa com sociedade, esperar resultados positivos e não aplicar uma boa gestão em conjunto com os sócios envolvidos. 

É necessário ter bastante conhecimento sobre diversos processos e principalmente manter uma comunicação clara, não somente com os membros do quadro societário, como também com terceiros que podem auxiliar de alguma forma a abertura da empresa.

O processo de abertura de empresa quando envolve um quadro societário pode parecer um pouco mais complicado, principalmente por conta das obrigações relacionadas à documentação necessária para que tudo esteja em conformidade.

E é por esse motivo que preparamos um artigo mais do que especial para te ajudar com todas as suas dúvidas relacionadas às etapas necessárias para conseguir os melhores resultados em seu novo empreendimento.

Sendo assim, tenha uma ótima leitura!

Como abrir empresa com sociedade?

Para abrir empresa com sociedade você deve considerar uma série de fatores que podem influenciar diretamente no seu negócio. 

Por esse motivo, separamos aqui alguns exemplos de cuidados que devem ser tomados durante o processo de abertura de uma sociedade.

Entre os principais temos:

  • Histórico e experiências relacionadas ao seu sócio;
  • Quanto será investido no negócio;
  • Divisão de todas as atividades;
  • Questões contratuais;
  • Planejamento.

Pode ficar tranquilo pois, a seguir, iremos nos aprofundar em cada um dos tópicos de forma mais individualizada.

Assim, poderemos te passar alguns detalhes que contribuirão bastante para o seu entendimento e te ajudar a abrir empresa com sociedade.

Confira:

Histórico e experiências relacionadas ao seu sócio

Quando falamos em abrir empresa com sociedade, é preciso conhecer muito bem com quem você irá trabalhar, principalmente ao escolher um bom sócio. 

Uma sociedade deve ter como principal base a confiança, e esse é um aspecto bastante ligado à análise da experiência e até mesmo do histórico dessa pessoa que pode agregar ao seu empreendimento.

Considere principalmente o seu conhecimento e quanto ele pode oferecer para o negócio, mesmo que seja uma contribuição estritamente financeira ou com alguma expertise específica.

Também não deixe de observar a questão comportamental pois, quando falamos em abrir empresa com sociedade, divergências podem ocorrer e o negócio deixará de existir por conta de problemas relacionados ao temperamento de alguma parte ou da relação como um todo.

Sabemos que lidar com sociedade nem sempre é uma tarefa simples, portanto, procure sempre que possível alinhar os objetivos que ambos compartilham para dar início a um grande projeto.

Outro ponto muito importante que também precisa ser lembrado, diz respeito ao embate de ideias e valores.

Algumas discussões irão acontecer durante toda a jornada empresarial em que estiverem juntos, mas isso é absolutamente normal e, de certa forma, saudável para o entendimento.

A experiência e histórico do seu sócio pode te mostrar que ele é bem parecido com você então, nesse caso, procure pontos específicos onde cada um possa complementar a ideia do outro e agregar melhores resultados para a sua empresa.

Quanto será investido no negócio

Agora que já sabemos com quem abriremos um negócio, basta descobrir como serão levantados os recursos necessários para que isso aconteça e, temos certeza de que você já possui uma ideia prévia do quanto precisa para montar a sua empresa.

Não adianta começar a pensar em abrir empresa com sociedade sem falar em investimentos, pois, se não há capital, muito provavelmente esse tipo de negócio se tornará inviável.

É preciso considerar que existem várias formas de conseguir recursos para investir na abertura de uma empresa, seja ao utilizar recursos próprios ou ao solicitar linhas de créditos específicas para tal finalidade.

O importante é realizar um planejamento correto e ter todas as informações reunidas e, claro, registradas.

Outro fator muito importante que pode estar diretamente atrelado aos investimentos é justamente a divisão de lucros no caso de uma das partes realizar um aporte financeiro maior e, em troca, solicitar uma porcentagem maior nos lucros obtidos pela empresa. 

Pode não parecer, mas essa é uma prática bastante comum nos processos de abertura em sociedade.

Assim como as divisões relacionadas ao lucro, é preciso pensar em uma outra não tão comentada e, por isso mesmo, motivo de desentendimentos referentes à sociedade. 

Estamos falando da divisão relacionada aos prejuízos que, também requer que os investimentos sejam devidamente documentados e principalmente acordados entre todas as partes.

Divisão de todas as atividades

Agora que já conversamos sobre a escolha do sócio e investimentos, chegamos a um dos principais pontos quando o assunto é abrir empresa com sociedade. Nesse tópico, iremos abordar as divisões de atividades entre os membros societários.

Realizar a divisão das tarefas de uma empresa da forma incorreta pode gerar inúmeros conflitos entre os sócios. Muitas vezes isso acontece por falta de clareza ou até mesmo desconsideração da real situação de cada membro. 

Sabemos que essa divisão pode ocorrer de forma bastante eficiente por meio de um planejamento e escopo relacionado às atividades exercidas na empresa, mas o que fazer quando se espera um pouco mais de um sócio e ele não corresponde à expectativa?

Vale lembrar que não estamos tratando apenas do rendimento, mas também do comprometimento e imersão na empresa. Isso porque algumas pessoas mergulham de cabeça no projeto e esperam que todos os envolvidos tenham a mesma atitude.

Sendo assim, a principal ação a ser tomada é tornar evidente todas as expectativas e alinhar muito bem qualquer atividade realizada e relacionada à empresa. 

Como já comentamos anteriormente, todas as ações precisam ser extremamente claras, até mesmo para evitar qualquer desentendimento entre as partes envolvidas.

Lembrando que a divisão de atividades pode ser desde práticas simples até mesmo na tomada das principais decisões relacionadas a empresa em sua totalidade.

Questões contratuais

Essa etapa possui um papel imprescindível, afinal, ela evitará maiores dores de cabeça para as partes do negócio ao abrir empresa com sociedade.

O contrato social é um documento com fins comprobatórios e poder jurídico cujo objetivo é registrar as informações mais importantes referentes não somente ao quadro societário, mas também à empresa no geral.

O contrato social tem como principal função garantir aos sócios a integridade de investimentos além de documentar as atividades realizadas, como já tratamos anteriormente.

Segundo o site Normas Legais, o contrato social deve obedecer a seguinte estrutura:

CONTRATO SOCIAL

A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

I – nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;

II – denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;

III – capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;

IV – a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;

V – as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;

VI – as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

VII – a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;

VIII – se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

Preparamos ainda um artigo especial sobre esse assunto em específico que pode te ajudar a entender os tipos de contratos sociais:

Planejamento

Quando pensamos em abrir empresa com sociedade, o planejamento é algo que precisa ser construído de forma efetiva, pois, a sua correta elaboração poderá determinar os resultados de sua sociedade durante muito tempo.

Para realizar um planejamento totalmente condizente com o real cenário de sua empresa, é necessário somar todo o seu conhecimento em relação aos processos contábeis.

Você pode avançar essa parte do artigo se já possui tal expertise, ou então, requisitar o suporte adequado para que todas as etapas sejam cumpridas de forma muito mais assertiva e assim, evitar problemas no futuro da sua empresa.

Entre as ações que precisam ser vistas como fundamentais no planejamento constam:

  • Pesquisa de viabilidade do nome e localização de empresa;
  • Elaboração de um contrato social que pontue tudo aquilo que foi mencionado anteriormente;
  • Validação do contrato social por meio da Junta Comercial;
  • Emissão de CNPJ;
  • Estudo e escolha correta de todas as atividades a serem exercidas – CNAE;
  • Obtenção de alvarás e documentos necessários;
  • Estar em dia com as obrigações relacionadas à Previdência Social.

Preparamos um artigo especial para que você possa aumentar o seu conhecimento e descobrir como aplicar um plano de negócios na sua empresa:

Além de um bom plano de negócios, preparamos alguns artigos que podem te ajudar bastante em outros processos fundamentais:

Burocracia no processo de abertura de empresa

Todos nós sabemos que no Brasil enfrentamos diversos processos burocráticos e, a abertura de uma empresa, infelizmente, é um desses casos.

Toda a burocracia que envolve as etapas anteriores pode ser bastante desgastante e, ainda, é capaz de atrasar o seu sonho de abrir empresa com sociedade. 

Além da usual burocracia do processo em si, você provavelmente também encontrará algumas dificuldades em relação aos registros e normatização junto aos principais órgãos normativos, como por exemplo, a liberação de alvará.

Serviço especializado de assessoria societária

Contar com um suporte adequado pode ser a melhor saída para abrir empresa com sociedade, pois, ao contar com um serviço especializado de assessoria societária, você passa a ser apoiado por quem conhece todos os processos.

Assim, você não precisará se preocupar com absolutamente nada, poderá focar exclusivamente em sua empresa e deixar toda a burocracia de lado.

Conte com a Auxílio Contábil!

Se você pretende abrir empresa com sociedade e precisa de ajuda para realizar tal processo, conte conosco da Auxílio Contábil. 

Oferecemos um serviço especializado de assessoria societária pelo qual podemos te auxiliar em todas as etapas não somente da abertura de empresa, mas também em todo o planejamento relacionado ao seu novo quadro.

Atuamos nas áreas de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária com o objetivo de atender todas as necessidades da sua empresa, de forma que você possa alcançar sempre os melhores resultados.

Contamos com os melhores e mais qualificados profissionais da área contábil que estão totalmente preparados para entender o atual cenário em que sua empresa e seu quadro societário se encontram.

Então, entre em contato conosco agora mesmo pelo ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito de sua tela, ou então, por meio das informações disponibilizadas em nosso website.

Estamos te esperando!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima