Como abrir MEI: vantagens, passo a passo e dicas

Comoabrirmei1 - Auxilio Contábil

Como abrir MEI: vantagens, passo a passo e dicas

 

Abrir uma nova empresa e ver seus negócios prosperarem é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto para isso acontecer, é necessário antes passar por série de etapas essenciais a todo empreendedor. Se você deseja começar do início uma dessas etapas é abrir MEI.

Essa etapa essencial é para muitos geradora de dúvidas e questionamentos. Isso porque, muitos não sabem como fazer todo processo. Quais são os requisitos necessários e etapas que não devem ser deixadas de lado.

E é por isso que, neste texto nós mostraremos para você como abrir MEI, desde as etapas fundamentais, dicas e vantagens de se tornar um microempreendedor.

Vantagens de abrir uma MEI

Comoabrirmei2 - Auxilio Contábil

Se você deseja abrir um novo negócio o MEI (Microempreendedor individual) deve ser um passo essencial para você. Isso porque, para começar uma empresa é necessário antes cumprir todas as burocracias necessárias para depois não ser penalizado por possíveis erros.

Porém, isso não quer dizer que ao abrir MEI você estará apenas cumprindo uma burocracia desnecessária. No Brasil, a cada 10 segundos um novo MEI é criado. Logo percebe-se que, não é essa apenas uma burocracia. Há muitas outras vantagens em se tornar um MEI.

Veremos agora quais são elas:

Burocracias reduzidas para MEI

Com a possibilidade de criação de MEIs no Brasil, foi facilitada a abertura de um negócio para aqueles que antes não sabiam como começar.

Isso porque, aquele que possui MEI tem de passar por muito menos burocracias que outras empresários. Há uma serie de procedimentos pelos quais o microempreendedor não precisa realizar sendo dono de uma MEI.

Não é obrigatória a contratação de escritório de contabilidade

Outra vantagem para o microempreendedor individual é a não obrigatoriedade de contratação de um escritório de contabilidade.  Entretanto, isso não quer dizer que para o MEI não seja realmente necessário consultar um contator para o auxiliar no que for preciso.

A abertura do MEI já é de fácil compreensão, porém deve-se levar em conta que para realizar todos os procedimentos necessários para manter seu MEI funcionando de forma correta pode ser de grande ajudar um escritório de contabilidade.

Isenção sobre nota fiscal

Os microempreendedores individuais não são obrigados a pagar imposto sobre os serviços prestados.

Segundo o artigo 106 (§ 1º, da Resolução CGSN nº 140, de 2018) o MEI não é obrigado emitir nota fiscal ao consumidor final. Sendo obrigatória a emissão somente quando o produto ou serviço entregue for para outra empresa, exceto quando essa emitir nota fiscal de entrada.

Agora que nós já vimos três vantagens de abrir MEI logo no início do seu negócio. Veremos quais são os requisitos necessários para realizar o procedimento.

Garantias

Sendo MEI, você ainda pode usufruir de garantias como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria.

Requisitos para abrir MEI

Comoabrirmei3 - Auxilio Contábil

Se você está convencido de que deseja iniciar o processo de abertura do seu cadastrado de microempreendedor individual. É necessário cumprir alguns requisitos obrigatórios. São eles:

Não ser dono ou sócio de outra empresa

Para ser dono de uma nova MEI, é necessário que você não seja sócio ou dono de nenhuma outra empresa. Se esse for o seu caso, é necessário antes fechar ou retirar o seu nome do negócio anterior.

Porém, se você for contratado como CLT em uma outra empresa, saiba que é totalmente permitido a você a abertura de sua MEI.

Não receber benéficos do governo

Você não pode ser vinculado a nenhum projeto de auxílio do governo. Seja ele aposentadoria ou outros.

Atividades permitidas pelo MEI

É necessário saber exatamente que tipos de produto e serviços sua empresa fornecerá ao cliente. E se as atividades executadas pela sua empresa se encaixam dentro das permitidas de realização com o cadastro MEI.

Se você não tem certeza em relação a isso, o Portal do Empreendedor contêm uma lista de todas atividades permitidas. Nele você pode consultar as atividades cabíveis de desenvolvimento como MEI.

Se você se encaixa em todos os requisitos listados acima, não há com o que se preocupar.

Pois bem, agora que sabemos quais são as vantagens e requisitos para abertura de MEI, vamos te mostrar o passo a passo de todo o processo e como você pode rapidamente se tornar um microempreendedor.

Confira!

Como abrir MEI: passo a passo

Chegou o momento em que nós te mostraremos passo a passo como abrir MEI facilmente.

Documentos

Para isso, você deve ter em mãos:

  1. Sua última declaração de imposto de renda (caso você não declare, é necessário ter em mãos o título de eleitor);
  2. Número de CPF;
  3. Endereço em que serão realizadas as atividades da empresa (se esse for o mesmo de sua casa tenha em mãos o seu CEP residencial);
  4. Número de celular ativo.

Depois que você se certificar de que tem todos esses dados em mãos. Você deve entrar no site “Portal do Empreendedor”.

Nós o deixamos anexado aqui, porém lembre-se sempre que o link de acesso deste site é: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ . Fique atento a esse endereço, pois é comum na internet a tentativa de enganar aqueles que querem abrir um novo negócio com a criação de sites falsos do Portal do Empreendedor.

Comoabrirmei4 - Auxilio Contábil

Passo a passo

Ao entrar no Portal do Empreendedor, você verá que há três entradas, uma para quem já e MEI, outra para solicitação de crédito e por último uma escrita “Quero ser”.

Nesta página, você deve clicar em “formalize-se”.

Comoabrirmei5 - Auxilio Contábil

Logo depois, aparecera a página acima. Nela haverá diversas entradas em que você pode tirar dúvidas e entender mais sobre o que é ser MEI. Aqui você deve clicar em “formalize-se”. Após colocar seu CPF e criar uma senha aparecerá a seguinte página:

Comoabrirmei6 - Auxilio Contábil

Nesta página, você deverá todos os dados solicitados. No campo “nome fantasia” lembre-se de colocar o nome pelo qual você deseja que sua empresa seja conhecida, que estampara sua faixada e logo.

Lembre-se também de preencher corretamente o campo “capital social”. Referente a todo o investimento inicial de sua empresa.

Pronto! Sua MEI já está cadastrada no sistema do Portal do Empreendedor. Você receberá em seu e-mail um alvará provisório indicando que seu MEI já está regularizado e você pode começar a trabalhar em seu negócio. O alvará definitivo ficará pronto em até 180 dias.

Para fazer todo esse processo não é necessário ao empresário gastar com nenhum tributo, a abertura do MEI é totalmente gratuita.

Agora que você sabe como abrir seu MEI, não deixe também de conferir uma medida anunciada pela Caixa para facilitar que os empresários recebam crédito clicando aqui.

MEI obrigações

Percebeu como não é nada difícil se tornar um microempreendedor individual? Depois disso, você precisará apenas entender quais são suas obrigações como MEI.

Pagamento de taxa mensal

O MEI é obrigado a pagar uma taxa mínima para o governo mensalmente. Ela pode variar se você for prestador de serviço, vendedor de mercadorias ou exercitar as duas funções em sua empresa. Nós preparamos aqui um outro artigo em que mostramos os valores exatos para cada modalidade de MEI.

Relatório mensal de receitas brutas

Você deverá todos os meses incluir no Portal do empreendedor um relatório da receita bruta do MEI.

Contratação de funcionários

O MEI pode ter somente um funcionário contratado. Esse deve ter sua carteira de trabalho assinada e todos os benefícios garantidos.

Como abrir MEI: vantagens, passo a passo e dicas para os pequenos empreendedores

Neste texto, nós vimos quais são as vantagens, requisitos e passo a passo para ser MEI. Com isso, você poderá iniciar corretamente um novo negócio e começar a lucrar rapidamente.

Se você ainda tiver dúvidas de como dar prosseguimento com a abertura de sua empresa, não deixe de nos contatar clicando na aba de “Serviços” em nossa página inicial.

Esperamos que você possa abrir MEI de forma totalmente segura e que seus negócios prosperem.

Boa sorte!

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima