Como abrir um CNPJ? Vamos te contar o passo a passo para isso, o cnpj é como uma certidão de nascimento empresarial que serve para todo aquele que pertence a categoria de pessoa jurídica.
Se trata, portanto, de um cadastro muito importante e é a única forma de registrar a empresa perante à Receita Federal.
Entretanto o processo de abertura do CNPJ não é complicado, mas é preciso estar atento e seguir passos importantes.
Sendo assim É verdade que são geradas muitas dúvidas a respeito, afinal de contas, com diferentes tipos de formatos de empresas, seja como MEI, ME, LTDA, S/A e assim por diante, a maioria das pessoas se perguntam: “como abrir um CNPJ”!
Será que você sabe quais são os procedimentos e documentos mais necessários?
Vamos conferir?!
Qual é a documentação necessária para abrir um CNPJ?
Você precisará de:
- DBE/ que é um protocolo de transmissão original, que deve ser feito online e impresso na internet.
- Precisará de uma procuração, no caso do DBE ser assinado por procurador.
CNPJ através de cartórios e do registro de pessoa jurídica
- Você precisa preencher uma ficha cadastral por nome de FCPJ – que é indicado somente para pessoa jurídica. Ou ainda, deve preencher o QSA que é o quadro de sócios e administradores da empresa.
- Onde todos os dados constitutivos da organização devem estar constando na minuta.
- Deve também gravar o QSA/FCPJ.
- Além desses pareceres, deve transmitir a FCPJ/QSA pelo Receitanet ou ainda pelo aplicativo de coleta WEB.
- Da mesma forma, deve imprimir os recibos de entrega e guardá-los.
- Imprima em seguida a página da Receita Federal na internet, junto com o Documento Básico de Entrada – que é o DBE, ou ainda o protocolo de transmissão.
Importante salientar:
O DBE que é um protocolo de transmissão, deve ser disponibilizado na internet para impressão, isso será fácil de conseguir, caso não existam débitos junto a Receita.
Nos casos em que o CNPJ for celebrado em âmbito de cartório de registro civil de pessoa jurídica, o DBE pode ser apresentado mesmo sem o reconhecimento de firma da pessoa responsável, do procurador ou preposto.
O DBE vai conter o código que dá acesso para que seja feito o acompanhamento do pedido transmitido pela internet, nesse caso, basta ir na parte que diz: “Consulta da situação do pedido de CNPJ enviado pela internet”!
Próximos passos para tirar o CNPJ
É preciso anexar o protocolo de transmissão (DBE) com a identificação do nome empresarial juntamente com o processo da constituição de pessoa jurídica!
Que de fato deve ser encaminhado ao cartório de registro civil de pessoa jurídica conveniada.
Depois que for deferido o processo de constituição pelo cartório, aí haverá a disponibilização na página pela receita. Assim, você obterá finalmente a inscrição da sua situação cadastral da empresa.
Certamente você sentiu dificuldades em entender todo o processo, mas NÓS PODEMOS TE AJUDAR EM TODOS ESSES PASSOS, SABIA DISSO?
Então vamos resolver as pendências e necessidades de abertura da sua empresa, e fazemos tudo por você, para que dessa forma, tudo fique da forma mais simplificada o possível, você merece isso!
ENTRE EM CONTATO, nós podemos te ajudar e fornecer o melhor!
Grande abraço!