fbpx skip to Main Content
Como Abrir Um Restaurante? Podemos Te Ajudar!

Como abrir um restaurante? Podemos te ajudar!

A tendência da alimentação fora de casa, o apelo da “gourmetização”, o desejo de ter um negócio próprio e, principalmente, o amor pela cozinha, são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a abrir um restaurante.

De fato, esse é um segmento bastante promissor!

À La Carte ou modelo Self Service

No entanto, antes de você começar a enveredar por essa área, seja no modelo à la carte, no formato self-service ou outro, você deve se informar sobre os aspectos legais e regras específicas para que seu restaurante funcione legalmente.

Especialmente quando a atividade exercida envolve a segurança e qualidade de alimentos, o cuidado é dobrado, vez que o funcionamento de restaurantes exige uma variedade de cuidados referentes á documentação.

Por isso, é extremamente importante você se atentar a todas as licenças, certificados, registros e laudos exigidos para não ser pego de surpresa quando o seu restaurante estiver em operação.

Documentos e licenças necessários para abrir um restaurante

Nesse caso, algumas documentações são necessárias, como:

  • CNPJ
  • Licença Ambiental.
  • Licença Sanitária.
  • Alvará de Funcionamento.

Contrato social para restaurante

Já após a elaboração do contrato Social para restaurante é necessário que você o registre na Junta Comercial do seu Estado para que então seja disponibilizado o seu CNPJ.

No que diz respeito ao Alvará de Funcionamento, ou seja, a autorização que você pode abrir o seu restaurante ao público, é necessário solicitar a prefeitura essa autorização de posse do seu contrato social.

Assim, fiscais da prefeitura irão visitar o local do seu restaurante para checar se ele atende todas as condições necessárias para o segmento de alimentação.

Regulamentações ao abrir um restaurante

Outro ponto importante é que qualquer estabelecimento que compreende as atividades de preparar, manipular, armazenar, servir e vender alimentos deve solicitar Alvará junto à Vigilância Sanitária do município.

E para comprovar que, em casos de incêndio, o seu restaurante está seguro e estável para possibilitar a entrada e circulação de pessoas no local você deve também obter o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Regime de tributação para restaurante

Agora, e quanto ao regime de tributação? Qual o melhor regime de tributação para restaurantes?

Bom; existem 3 principais regimes de tributação para o segmento de restaurantes pelos quais você pode optar, sendo:

  • Lucro Real.
  • Lucro Presumido.
  • E Simples Nacional.

Com isso, para definir qual é o melhor regime de tributação para restaurantes, ou mesmo bares, é preciso observar cautelosamente seu faturamento fazendo uma análise a fundo do perfil de seu estabelecimento para, só então, tirar conclusões.

Mas, como você pode abrir um restaurante observando todos esses aspectos legais corretamente para que você tenha um restaurante de sucesso?

Abertura de empresa no segmento de Restaurante, Bares ou Lanchonetes

Olha, para fazer uma abertura de empresa no segmento de Restaurante, Bares ou Lanchonetes são necessários estes e alguns outros procedimentos que nós podemos te auxiliar.

Prestamos a você assessoria contábil qualificada para garantir que tudo fique regularizado para evitar que seu restaurante tenha problemas com fiscalizações e órgão públicos.

Além disso, fazemos uma análise apurada quanto ao melhor tipo de tributação para o seu negócio para que não tenha que pagar impostos indevidos e tenha transtornos com o fisco.

E mesmo que você já tenha todo o planejamento ou somente precisa de algumas dicas e orientações sobre o processo de regularização de um restaurante, faremos isso com muito prazer, pois nosso objetivo é te ajudar nessa nova caminhada para o crescimento do seu negócio.

Então, te convidamos a nos conhecer e, assim, colocar o seu empreendimento no patamar que ele merece.

Um forte abraço.

CLIQUE NA JANELA ABAIXO E FALE CONOSCO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top