fbpx skip to Main Content
Como Abrir Uma Empresa Individual?

Como abrir uma empresa individual?

Abrir uma empresa é o sonho de diversos brasileiros, ainda mais nesse período de recesso pelo qual o país vem passando há tanto tempo. Contudo, muitas das pessoas que querem iniciar o seu empreendimento não pretendem atuar lado a lado com um ou mais sócios, seja pela grande vontade de gerir a empresa à sua maneira ou pelo desafio de empreender sem o apoio de uma outra pessoa.

Sendo assim, se esse é o seu caso e você pretende iniciar o seu empreendimento sozinho, a melhor das opções é ser um Empresário Individual.

Visto isso, para que você não tenha problemas ao iniciar o seu negócio, separamos diversas dicas de como abrir uma empresa individual.

E então, vamos lá? 

Esperamos que goste do texto! Boa leitura! 

Abra Sua Empresa - Auxilio Contábil

O que significa ser Empresário Individual?

Ser empresário individual significa que você vai exercer profissionalmente uma atividade econômica voltada à produção de bens, a prestação de serviços ou o comércio de mercadorias.

Contudo, é necessário deixar muito claro que o empresário individual, mesmo que com todas as características de uma pessoa jurídica, como o CNPJ, por exemplo, não tem personalidade jurídica diferente da pessoa física. Ou seja, o empresário individual e o empreendimento caracterizam uma única natureza. 

Sendo assim, o empreendedor em questão, também não terá a distinção entre os bens pessoais e os empresariais, podendo, em caso de problemas, arcar com as obrigações do empreendimento a partir de seus bens pessoais. 

Agora que você já entende o que é empresário individual, vamos ao foco do artigo:

Como abrir uma empresa individual?

Planejamento

Se você quer saber como abrir uma empresa individual, antes precisa entender que nada, absolutamente nada, quando se trata de empreender, pode dar certo sem um bom planejamento. 

Visto isso, você deverá desenvolver um planejamento inicial para a sua empresa. Este documento trará a você diversas facilidades, como:

  • visão clara dos objetivos a serem atingidos;
  • apresentação de metas para alcançar tais objetivos;
  • possibilidade de criar estratégias a curto, médio e longo prazo;
  • diagnóstico completo sobre a ideia sobre o empreendimento, mas, também, sobre a viabilidade;
  • possibilidade de se antecipar a diversos tipos de dificuldades e utilizar as estratégias definidas; entre muitas outras.

Sendo assim, não deixe de lado o planejamento empresarial e abra a sua empresa individual com foco no seu sucesso.

Registro legal da empresa individual

Para saber como abrir uma empresa individual, antes é preciso se atentar a alguns fatores que poderão – e vão – determinar o sucesso do seu negócio, assim como os custos incidentes à sua atuação. 

Como empresário individual, você terá de se alinhar quanto ao faturamento anual do seu negócio para que seja possível escolher o melhor enquadramento tributário. Contudo, para isso, é necessário o apoio de um contador, visto que serão necessárias diversas análises para não haver o perigo da incidência de multas ou o pagamento excessivo de impostos.

Após isso, será necessário fazer os processos de legalização da sua empresa individual.

Consulta na Junta Comercial

Antes de iniciar todo o processo de abertura da sua empresa individual, é viável consultar na Junta Comercial a disponibilidade do nome pretendido. 

Logo após, você deverá procurar a prefeitura de seu município onde, depois de terminados todos os trâmites legais, será requisitado o alvará de funcionamento.  

CNPJ 

Para fazer a solicitação do CNPJ será necessário o preenchimento do Documento Básico de Entrada e o envio de documentos que poderão ser feitos pelos Correios ou entregues pessoalmente na Receita Federal.

Solicitação da Inscrição Estadual

Neste ponto será, novamente, necessário o apoio de um contador, visto que somente ele poderá fazer a solicitação e registro na Secretaria Estadual da Fazenda. No entanto, é necessário frisar que não são todas as empresas que necessitam possuir essa inscrição.

A Inscrição Estadual é obrigatória para as empresas que atuam nos seguintes ramos:

  • venda de mercadorias;
  • produção de bens;
  • indústria;
  • serviços de transporte intermunicipal e interestadual; e
  • serviços de comunicação e energia.

Registro Municipal

Em geral, para as empresas que atuam com a prestação de serviços, esse documento sai automaticamente após o registro na Junta Comercial. Contudo, para que não hajam problemas, é viável consultar as regras do seu município.

E então, o que achou das informações? Entendeu como abrir uma empresa individual? 

Caso precise de Auxílio para  abrir a sua empresa individual, entre em contato conosco! 

Será um grande prazer poder ajudar! 

5 (100%) 1 vote
Summary
Como abrir uma empresa individual?
Article Name
Como abrir uma empresa individual?
Description
Abrir uma empresa é o sonho de diversos brasileiros, ainda mais nesse período de recesso pelo qual o país vem passando há tanto tempo. Contudo, muitas das pessoas que querem iniciar o seu empreendimento não pretendem atuar lado a lado com um ou mais sócios, seja pela grande vontade de gerir a empresa à sua maneira ou pelo desafio de empreender sem o apoio de uma outra pessoa. Sendo assim, se esse é o seu caso e você pretende iniciar o seu empreendimento sozinho, a melhor das opções é ser um Empresário Individual.
Author
Publisher Name
Auxílio
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top