Muitas pessoas por necessidade, demanda do mercado, oportunidade ou por já ser um empreendedor de carreira, decidem montar um negócio, e claro, para isso é preciso obviamente, saber como abrir empresa no Brasil, afinal de contas, vivemos em um País que como qualquer outro, possui regras e leis!
Por isso, hoje, nós da Auxílio Contábil – empresa de contabilidade, decidimos te ajudar a entender os principais pontos de como abrir uma empresa em território brasileiro!
Vamos lá?
VOCÊ VAI PRECISAR CERTAMENTE DE UM CONTADOR!
Nós poderíamos te dizer, que é muito fácil abrir empresa no Brasil sem um contador, mas não é, ok? Pelo contrário, é mais fácil você acabar pagando muito mais impostos e tendo muito mais problemas, do que conseguindo vencer toda a burocracia e dificuldades fiscais, tendo um auxílio contábil, do que remando contra a maré!
Primeiro que existem diversos documentos que precisam ser preenchidos adequadamente e que impactam seus negócios na definição da receita, do lucro, do regime tributário e que consequentemente, tudo isso acaba refletindo nos seus resultados financeiros. Percebe a importância de ter um contador ao lado, gerenciando as finanças e necessidades fiscais e contábeis de um negócio?
Facilmente, várias empresas são prejudicadas quando acham que podem fazer tudo sozinha, primeiro porque como dito antes, nosso País é cheio de regrinhas que fazem você ter de cumprir com exigências que se não acompanhadas ao pé da letra, podem te trazer diversos prejuízos, por exemplo:
- Fechar as portas da empresa.
- Ter prejuízos com baixo lucro.
- Pagar impostos altos.
- Ser preso – em caso de crime de sonegação fiscal!
Tudo isso muito grave e é claro que você não quer passar por apuros, certo?
Então, fique bem atento as demais questões que pontuaremos aqui!
QUAL É A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ABRIR EMPRESA NO BRASIL?
Você vai precisar primeiro de um planejamento bem feito! Se já tiver isso, com definições apropriadas (nós podemos te ajudar com isso também, de acordo com seu segmento, mercado, público e faturamento), aí sim, é hora de emitir o CNPJ.
O CNPJ é um cadastro que significa pessoa jurídica e que é associado a inscrição na previdência social. No entanto, existem outras documentações, registros e licenças que são necessários para o usufruto de uma empresa.
Toda essa documentação, vai depender muito do seu segmento, da região que você atua, dentre outros detalhes importantes!
Mas não para por aqui, pois há muito mais, observe bem!
CONTRATO SOCIAL PARA ABRIR EMPRESA NO BRASIL
Informações importantes, são colocadas no contrato social, que se trata de um documento de extrema importância e que contém:
- Tipo de empresa.
- Participação dos sócios.
- Atividades exercidas na empresa.
- Características específicas.
- Enquadramento tributário.
- Cotas de participação.
- Capital social.
- Termos gerais.
Então depois que esse documento for preparado, seguindo as normas da Lei, é preciso registrá-lo em cartório, pois somente depois desse passo, é que se consegue adquirir licenças e outros registros subsequentes.
E novamente não para por aí, porque você também precisará de:
- Registro na junta comercial.
- Obtenção da inscrição estadual.
- Alvarás de localização e funcionamento.
- Registro em alguns órgãos, a depender do seu segmento.
- Entre outros.
Ufa! Muita coisa, mas com a ajuda de nosso auxílio contábil, tudo fica mais fácil porque é feito corretamente, trazendo assim mais economia e facilidades para você!
Forte abraço e até breve!