skip to Main Content
Como Abrir Uma Microempresa

Como abrir uma microempresa

Abrir uma microempresa? Toda vida, sempre uma boa ideia foi tema para um negócio. Concorda? E se você tem a veia empreendedora então… aí é que abrir uma microempresa pode ser uma excelente forma de fazer dinheiro.

Mas, o que será então que é necessário para começar um pequeno negócio?

Vamos lá entender melhor?

Você vai precisar de um contador

Para abrir empresa, é preciso uma série de documentos e registros, que farão com que o seu negócio realmente possa funcionar dentro da legalidade.

Esses são licenças, registros em diferentes órgãos públicos, inscrições e outros que são essenciais. Um contador, vai justamente te ajudar em todas essas questões.

Impostos e custos para abrir uma microempresa

Com toda certeza você terá alguns gastos sim. Observe bem, o custo médio para se abrir uma empresa, varia de acordo com o Estado em que ela se encontra. Esse valor pode variar de 30 reais, até 200 ou mais. Depende muito do ano vigente e das regras estaduais.

Também é preciso contabilizar o seguinte:

  • Aluguel.
  • Energia.
  • Impostos e custos operacionais.
  • Entre outros.

Tributos para microempresas

Entretanto toda empresa deve recolher seus impostos. Não há como fugir disso. Como se trata de uma microempresa, ela precisa estar enquadrada dentro do Simples Nacional.

A base de apuração pode então variar de 4 a 17,42%, a depender, por isso é importante poder contar com a ajuda de uma contabilidade especializada em microempresas.

Outro detalhe que não pode ser deixado de falar, é o seguinte, a depender do ramo que você atua, pode haver variações nos valores dos impostos, pois há diferença entre empresa de serviços, empresa de comércio e indústria.

Ainda sobre os tributos, por exemplo, se for empresa de serviço, é o ISS que se paga, se for comércio, aí entra o ICMS e se for a indústria, entra o IPI. É por isso que toda atenção é devida, pois quando se tratam de impostos, não vale brincar em serviço, nem para ser autuado, nem para pagar além do que é devido.

Perfil da empresa no modelo de microempresa

A modalidade do negócio é essencial para qualquer tipo de empresa e com a microempresa não é diferente.

Existem algumas escolhas, como:

  • Ser EIRELI – onde o patrimônio pessoal e o empresarial são separados e para a abertura da empresa, são necessários como capital social, 100 salários mínimos.
  • Sociedade limitada, todos os bens, sejam os pessoais, como empresariais estão inclusos.
  • E como empresário individual, a pessoa física não precisa de sócios, no entanto, os bens não podem ser separados. Ou seja, em caso de dívidas, bens pessoais e bens empresariais entram como método de pagamento e quitação. E se for casado com comunhão de bens, os pertences do cônjuge podem entrar como “moeda de troca para quitação da dívida”!

E quanto tempo demora para abrir uma microempresa?

Entao somente através da Junta Comercial, se é possível saber quanto tempo se levará para abrir uma microempresa, muito embora o processo geralmente leve de 5 a 30 dias para a maioria das localidades do Brasil.

Portanto, se você deseja informações adicionais e quer abrir sua microempresa, fale conosco, pois ficaremos felizes em poder atendê-lo bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *