fbpx skip to Main Content
Como Abrir Uma Microempresa

Como abrir uma microempresa

Toda vida, sempre uma boa ideia foi tema para um negócio. Concorda? E se você tem a veia empreendedora então… aí é que abrir uma microempresa pode ser uma excelente forma de fazer dinheiro.

Mas, o que será então que é necessário para começar um pequeno negócio?

Vamos lá entender melhor?

Você vai precisar de um contador

Para abrir empresa, é preciso uma série de documentos e registros, que farão com que o seu negócio realmente possa funcionar dentro da legalidade.

Esses são licenças, registros em diferentes órgãos públicos, inscrições e outros que são essenciais. Um contador, vai justamente te ajudar em todas essas questões.

Impostos e custos para abrir uma microempresa

Com toda certeza você terá alguns gastos sim. Observe bem, o custo médio para se abrir uma empresa, varia de acordo com o Estado em que ela se encontra. Esse valor pode variar de 30 reais, até 200 ou mais. Depende muito do ano vigente e das regras estaduais.

Também é preciso contabilizar o seguinte:

  • Aluguel.
  • Energia.
  • Impostos e custos operacionais.
  • Entre outros.

Tributos para microempresas

Toda empresa deve recolher seus impostos. Não há como fugir disso. Como se trata de uma microempresa, ela precisa estar enquadrada dentro do Simples Nacional.

A base de apuração pode então variar de 4 a 17,42%, a depender, por isso é importante poder contar com a ajuda de uma contabilidade especializada em microempresas.

Outro detalhe que não pode ser deixado de falar, é o seguinte, a depender do ramo que você atua, pode haver variações nos valores dos impostos, pois há diferença entre empresa de serviços, empresa de comércio e indústria.

Ainda sobre os tributos, por exemplo, se for empresa de serviço, é o ISS que se paga, se for comércio, aí entra o ICMS e se for a indústria, entra o IPI. É por isso que toda atenção é devida, pois quando se tratam de impostos, não vale brincar em serviço, nem para ser autuado, nem para pagar além do que é devido.

Perfil da empresa no modelo de microempresa

A modalidade do negócio é essencial para qualquer tipo de empresa e com a microempresa não é diferente.

Existem algumas escolhas, como:

  • Ser EIRELI – onde o patrimônio pessoal e o empresarial são separados e para a abertura da empresa, são necessários como capital social, 100 salários mínimos.
  • Sociedade limitada, todos os bens, sejam os pessoais, como empresariais estão inclusos.
  • E como empresário individual, a pessoa física não precisa de sócios, no entanto, os bens não podem ser separados. Ou seja, em caso de dívidas, bens pessoais e bens empresariais entram como método de pagamento e quitação. E se for casado com comunhão de bens, os pertences do cônjuge podem entrar como “moeda de troca para quitação da dívida”!

E quanto tempo demora para abrir uma microempresa?

Somente através da Junta Comercial, se é possível saber quanto tempo se levará para abrir uma microempresa, muito embora o processo geralmente leve de 5 a 30 dias para a maioria das localidades do Brasil.

Portanto, se você deseja informações adicionais e quer abrir sua microempresa, fale conosco, pois ficaremos felizes em poder atendê-lo bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top