fbpx skip to Main Content
Como Ter Lucro Em Um Negócio Que Está Começando?

Como ter lucro em um negócio que está começando?

É fato que os primeiros passos de qualquer empreendedor podem ser incrivelmente desafiadores, sendo necessário muita determinação e coragem para se construir um negócio lucrativo.

Certamente também, trabalhar com FOCO em uma BOA IDEIA gera resultados e, assim, sua empresa começa a lucrar.

Mas, devemos ser sinceros com você e te informar que o sucesso é construído dia após dia com muita paciência e dedicação; logo, esperar seu negócio ter rentabilidade desde o primeiro momento é uma expectativa que está um pouco longe da realidade.

No entanto, a boa notícia é que determinadas ações contribuem para que seu negócio tenha lucro mesmo no início.

Então, como ter lucro em um negócio que está começando?

Rentabilidade e lucro

O primeiro ponto que você deve entender é a diferença entre rentabilidade e lucro:

  • Rentabilidade – está ligada ao investimento inicial que você fez e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar ao seu negócio.
  • Lucro – é uma medida para indicar quanto seu negócio efetivamente ganhou em relação a tudo que recebeu.

Em suma, enquanto a rentabilidade se relaciona com o investimento para alcançar determinado lucro, o lucro por sua vez estabelece uma relação com a receita bruta.

Sendo assim, confundir estes conceitos faz com que seu negócio apresente resultados nada reais ou aparente ter problemas que não possui.

Outro detalhe é que não adianta seu lucrar muito no início da empresa se os investimentos forem grandes, por exemplo, do mesmo modo que não é ideal ter um excelente lucro se a receita não foi grande.

O ponto de equilíbrio

É normal que sua empresa, assim como qualquer outra que está começando, não consiga nos primeiros meses o volume de vendas que propicie o lucro que você espera, mas também não pode ter prejuízo; você concorda?

Então, para não gerar prejuízo qual o volume mínimo de vendas é necessário?

Tal volume de vendas que não gera prejuízo, mas também não gera o lucro esperado, é o que chamamos de “ponto de equilíbrio”.

  • O ponto de equilíbrio, ou break even point, é o valor exato no balanço financeiro de um negócio onde o montante da receita cobre os custos variáveis e fixos.

Ao se calcular o ponto de equilíbrio, você tem em mãos o valor exato do montante de receita que precisará alcançar para cobrir o total de custos incorridos na comercialização e produção dos seus serviços e produtos.

Dessa forma, é correto concluir que os lucros são nulos no ponto de equilíbrio, porém se a quantidade de suas vendas for superior a este ponto, sua empresa obterá lucro, mas se suas vendas forem inferiores ao ponto ocorrerá, certamente, o prejuízo.

Focar nas vendas!

É importante também que você foque nas vendas não concentrando somente em suas operações internas esquecendo de tornar seus produtos/serviços acessíveis e conhecidos ao seu público-alvo através de ações de relacionamento e marketing.

Negócio lucrativo tem finanças em dia: a gestão é o segredo para obter lucro!

Realizar uma gestão financeira cuidadosa é essencial para que seu negócio passe o período de escassez ou perdas de lucro de modo mais tranquilo.

Um fluxo de caixa bem administrado faz com que sua empresa preveja a falta de recursos e tome medidas cabíveis por meio de cortes de cursos ou até mesmo empréstimo, caso necessário.

Além disso, com um fluxo de caixa bem feito você pode identificar até que ponto seu negócio pode ir com investimentos e outros recursos que possam levar suas vendas a um novo nível, reduzindo o tempo necessário para que alcance a rentabilidade.

Como ter lucro em um negócio que está começando

Que tal contar com uma equipe de contabilidade especializada para te ajudar neste início e, assim, trazer vantagens expressivas ao seu negócio?

Estamos prontos para fazer o melhor para sua empresa e nos esforçaremos ao máximo para te entregar um serviço de qualidade e contribuir para o crescimento do seu negócio.

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top