Fidelização do cliente – Qual a verdadeira importância desse processo?

Em um mercado cada vez mais competitivo, trabalhar a fidelização do cliente pode fazer toda a diferença no crescimento constante de uma empresa.

Departamentos de marketing de grandes marcas usam essa estratégia para cativar um bom relacionamento com clientes propensos a comprar mais vezes.

Afinal, pessoas que já conhecem determinados produtos e serviços estão mais propensas a voltar a comprar do que aquelas que ainda estão estabelecendo um primeiro contato.

Todavia, confiança e conexão verdadeira precisam ser a base dessa estratégia.

Se você deseja saber como a fidelização do cliente pode ajudar seus negócios, continue lendo esse artigo que a Auxílio Contábil preparou para você.

O que é a fidelização do cliente?

A fidelização do cliente é um processo que mantém consumidores que tiveram experiências positivas com uma empresa ou marca para que eles sejam seus principais “defensores” e realize novas compras (upsell).

Pessoas fiéis à uma marca compram mais vezes e indicam a empresa aos amigos e nas redes sociais (sem esperar nada em troca).

Além disso, estão mais propensas a fornecer feedbacks valiosos e se envolver com ações.

Ao mesmo tempo, esses clientes não decidem uma compra pelo preço, mas sim pelo valor (como experiência e atendimento) percebido.

Por que é tão importante trabalhar esse conceito?

Ter consumidores fiéis é essencial para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios.

Afinal, eles consomem com mais frequência e ainda podem atrair novos compradores.

Por outro lado, manter um relacionamento com quem já conhece seus produtos é muito mais prático.

Visto que conquistar clientes demanda tempo, trabalho e investimento.

Inclusive, é muito mais barato e fácil desenvolver ações para esses consumidores fiéis.

Em outras palavras, sua empresa economiza esforços e recursos, que podem ser usados em outras áreas ou na expansão dos negócios.

Assim, trabalhar com a fidelização do cliente ainda proporciona as seguintes vantagens:

  • Aumenta o reconhecimento da empresa;
  • Diminui custos com a aquisição de novos clientes;
  • Possibilita faturamento recorrente;
  • Aumenta a lucratividade e o fluxo de caixa.

Quais são os graus de fidelização do cliente?

Para o especialista de marketing Philip Kotler, os consumidores podem ser classificados em diferentes graus de fidelização:

  • convictos: são clientes que sempre compram da mesma marca;
  • divididos: pessoas que são fiéis a 2 ou 3 marcas diferentes;
  • inconstantes: aqueles clientes que podem trocar de marca a qualquer momento;
  • infiéis: pessoas que não possuem preferência por nenhuma marca.

Essa categorização ajuda a analisar o comportamento dos clientes, bem como no desenvolvimento de ações para transformá-los em clientes convictos.

5 dicas para trabalhar a fidelização do cliente

Manter um relacionamento de confiança a longo prazo não é tão fácil quanto parece, principalmente no mundo dos negócios.

Na prática, fidelizar clientes requer estratégias específicas, entrega de valores, bom relacionamento e acompanhamento constante.

Mas com as dicas a seguir fica fácil implantar o processo nas rotinas da empresa.

Entregue valor

Venda uma experiência não um produto.

É essa máxima que irá te diferenciar do seu concorrente e fazer com que seus clientes se conectem cada vez mais com sua marca.

Afinal, por que uma pessoa compra um Iphone 12 se existem celulares mais baratos e, às vezes, até com mais recursos no mercado?

Porque a Apple vende uma experiência, um status, um sonho, não apenas um aparelho telefônico.

Tanto que seu marketing trabalha na venda de um status e, consequentemente, na fidelização do cliente

Dessa forma, pense sempre no valor que você entrega. O que o seu produto ou serviço agrega na vida do cliente? qual problema ele soluciona? qual sentimento ele proporciona? 

A concorrência pode oferecer o seu produto, mas a experiência que a sua empresa proporciona, não.

Identifique seus clientes fiéis

Saber quem são seus clientes fiéis é essencial não só para mantê-los por perto, mas também para desenvolver as estratégias certas de fidelização.

Você pode verificar quem são os clientes que compraram duas ou mais vezes através dos relatórios do site ou do departamento de finanças.

Todavia, faça pesquisas para entender quem é o seu público-alvo.

Isso facilita a construção de uma persona (representação do seu cliente em potencial) e a criação de uma comunicação adequada.

Ofereça um atendimento de qualidade

A primeira impressão é a que fica também no mundo dos negócios. 

Por isso, a equipe de atendimento precisa ser sempre cordial, prestativa e simpática.

Realizar um atendimento personalizado para saber o que o cliente precisa também faz toda a diferença.

Todavia, disponibilize mais de um canal de atendimento e tenha sempre alguém online para sanar as dúvidas que possam aparecer durante a jornada de compra.

Suporte eficiente

Prestar um bom atendimento pós-venda também é essencial para manter um relacionamento duradouro e de confiança com as pessoas.

Afinal, o cliente fidelizado é aquele que volta a comprar, mesmo após ter problemas.

Portanto, a empresa precisa ter uma equipe ou alguém que responda rapidamente às dúvidas sobre pedidos realizados.

Também é preciso resolver rapidamente problemas com a entrega, produtos com defeito e devolução.

Mantenha seu cliente por perto

O cliente fidelizado pode contribuir de diversas formas para o seu negócio e, por isso, deve ser mantido sempre por perto.

Além de indicar um produto ou sua empresa para outras pessoas, ele ainda pode ajudar a melhorar um serviço através de feedbacks.

Por isso, sempre que possível, solicite a participação desses clientes em feedbacks ou processos criativos.

Por outro lado, forneça benefícios e promova ações exclusivas para que ele se sinta valorizado.

Vale a pena investir na fidelização do cliente? 

Sim, vale a pena investir na fidelização do cliente na empresa.

Ter clientes fiéis que defendem um produto ou uma empresa é essencial para o crescimento dos negócios e do faturamento.

Afinal, um consumidor que conhece sua marca e seus produtos não pensa duas vezes antes de realizar uma nova compra.

Além disso, promove gratuitamente a sua empresa ao compartilhar suas experiências pessoais e fazer indicações aos familiares e amigos.

Embora manter um bom relacionamento com os clientes seja um processo constante, sua empresa só tem a ganhar com ele.

Agora, se você ainda não tem seu negócio, não deixe de falar com a central de atendimento da Auxílio Contábil para começar sua empresa no Tocantins da melhor forma possível.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abrir açaiteria em Tocantins pode ser um ótimo negócio para…
Cresta Posts Box by CP