Fit cultural. Se você ainda não ouviu essa expressão, em breve ela irá fazer parte do seu vocabulário. Isso nada mais é do que o alinhamento entre as habilidades e personalidade do colaborador à cultura da empresa. A cultura organizacional é o conjunto de crenças e valores compartilhados pelas pessoas dentro de uma organização. 

A pandemia da covid-19 trouxe à luz que que os processos gerenciais precisam se modificar. Uma gestão baseada em comando e controle ficou ultrapassada num mundo com transformações intensas. Adaptar o modelo de negócios e a produção às tecnologias e demandas do mercado é uma forma de entregar valor ao cliente.

Empresas com cultura organizacional fortes tem objetivos bem estabelecidos e são preocupadas em transmitir suas crenças e valores aos colaboradores e ao público. O resultado é uma equipe engajada, com senso de responsabilidade e motivada a enfrentar os desafios diários. Além disso, uma cultura forte atrai os melhores profissionais, que por sua vez entregam os melhores resultados.

Como construir uma cultura organizacional na sua empresa?

A experiência dos seus clientes pode ser afetada pela experiência dos seus colaboradores. Desde a contratação ao desligamento, um posicionamento ético e responsável é o diferencial estratégico que o seu negócio pode oferecer. Parece inovador, mas uma gestão de pessoas com foco em inclusão, diversidade e investimento em capacitação é o diferencial competitivo para atrair os melhores talentos.

O que define a estruturação dessa experiência é o tamanho e a maturidade da empresa. Companhias mais estabelecidas podem ter dificuldades em se adaptar às novas teorias organizacionais, mas possui funcionários mais comprometidos com os objetivos corporativos, especialmente em razão da solidez da empresa.

Não existe um passo-a-passo que sirva para todas as empresas. De modo geral, é preciso uma liderança firme, com comunicação transparente e alinhamento claro das expectativas. Além disso é preciso implementar medidas para diminuir burocracias e relacionamentos que influenciem negativamente os novos comportamentos esperados.

Dicas para implementar uma nova cultura na sua empresa

  1. Construa o manifesto de missão, visão e valores.
  2. Invista em ações para engajar a equipe. A repercussão é percebida diretamente na satisfação do cliente ;
  3. As lideranças têm papel fundamental na solidificação da nova cultura;
  4. Desenvolva no time a habilidade de colaboração. Isso é essencial para consolidar uma cultura que acompanhe as transformações desejadas;
  5. Prepare a gestão para lidar com o novo, com o diferente e inspirar as pessoas. Isso impacta diretamente no sucesso da companhia.
  6. Colaboradores que se sentem conectados com o propósito da empresa aderem aos novos hábitos com mais entusiasmo.

Quer saber mais sobre como implementar uma nova cultura organizacional na empresa? Fale com a gente! Juntos podemos pensar em estratégias adequadas para o seu negócio.

 

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