fbpx skip to Main Content
Odontologia: Quais Os Pilares Mais Importantes?

Odontologia: quais os pilares mais importantes?

Boa parte dos dentistas, depois de formados, pretende montar sua clínica de odontologia; porém, o grande entrave é que estes quando na época da faculdade estudaram e focaram-se bastante na parte técnica, aprenderam como realizar todos os procedimentos técnicos, enfim, entendem tudo sobre dentes/boca.

Claro que tudo isso é muito importante, mas não o suficiente para o sucesso de uma clínica odontológica.

O segredo de uma clínica de odontologia de sucesso está no tripé de sustentação e esses 3 pés alinhados tem um potencial fantástico de fazer sua clínica permanecer em perfeito equilíbrio.

Então, quais os pilares mais importantes na odontologia?

Primeiro pilar – atendimento humanizado

Um consultório odontológico montado como empresa, o processo de produção envolve diretamente o atendimento aos clientes.

Sendo assim, para fazer a gestão da clínica de odontologia você deve ter procedimentos definidos de como será cada atendimento prestado especialmente quando existem vários profissionais trabalhando no mesmo local.

Isso não significa que seus atendimentos devam ser padronizados, mas sim estabelecer regras a serem seguidas desde o momento em que o paciente entra no seu consultório até sua saída.

Esse atendimento deve ser humanizado; você já ouviu falar sobre isso?

De modo geral, o atendimento humanizado é:

  • Enfatizar a autonomia do paciente sobre sua saúde para que assim a pessoa se sinta acolhida e ouvida o suficiente vendo-se como parte do processo de decisões sobre sua saúde bucal.

Na prática essa humanização no seu consultório odontológico engloba desde ouvir atentamente seus pacientes até as mais diversas ações que tenham como objetivo ampliar o conforto deles como, por exemplo:

  • Iluminação agradável.
  • Escolha das cadeiras de tratamento.
  • Cores das paredes.
  • Músicas relaxantes para propiciar um ambiente tranquilo, etc.

Além destas, é fundamental também que você dentista demonstre empatia para que, dessa forma, o seu paciente se sinta atendido com segurança e confiança.

Segundo pilar – vendas

Outro fator que faz parte dos principais pilares da odontologia são as vendas!

Fazer a gestão de uma clínica odontológica exige conhecimento sobre vendas, já que sem clientes é impossível existir uma empresa.

Esse fator venda, começa no momento em que um cliente entra em contato com seu consultório pela primeira vez e não apenas quando se encontra dentro dele ou em caso de emergência.

Por isso, cuide de cada detalhe para que a cada contato seja reforçado na mente do seu cliente que ele está fazendo uma ótima escolha.

Nós seres humanos não gostamos de perder e podemos até pagar um valor maior por algo, desde que ele cumpra o que promete; logo, cuide de cada contato que seu cliente tenha para que seja impecável.

Certamente isso vai ajudar a melhorar grandemente o desempenho das vendas de seu consultório de odontologia.

Terceiro pilar – finanças

As questões financeiras são de fundamental importância para promover uma ótima gestão de sua clínica odontológica, devendo haver procedimentos de:

  • Cobrança.
  • Pagamento de contas.
  • Recolhimento de impostos.
  • Necessidades de compras de materiais de consumo e suprimentos, etc.

Sendo assim, a pessoa responsável por cuidar das finanças da clínica de odontologia deve saber como administrar bem todas as entradas e saídas, fazer um correto fluxo de caixa bem como manter os pagamentos em dia, inclusive o de impostos, como proceder com a inadimplência e demais atividades.

Como manter esses pilares firmes?

Sabemos que administrar uma clínica odontológica não é fácil, mas acreditamos que não é impossível você manter esses três pilares firmes para sustentação de todo seu negócio.

E nossa contabilidade tem como objetivo também te ajudar neste processo e queremos te mostrar as melhores formas de como manter esses pilares mais importantes da odontologia em seu consultório para, assim, obter um bom retorno financeiro e reconhecimento neste mercado.

Estamos esperando por você!

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top