Plano de negócios: qual a importância para abrir empresa?

Tenha Uma Contabilidade Efetiva Cuidando Dos Seus Numeros Blog (1) - Auxílio Contábil

Plano de negócios: qual a importância para abrir empresa?

Descubra a importância do plano de negócios para uma abertura de empresa impecável

Veja quais são os benefícios de elaborar um plano de negócios detalhado

Iniciar uma empresa, por mais que tentem lhe dizer o contrário, não é tarefa das mais simples; afirmamos isso categoricamente, principalmente, por conta de toda burocracia que é exigida, com uma série de alvarás e de licenças que precisam ser emitidos, além de decisões importantes que necessitam ser tomadas.

No entanto, isso não significa que é uma missão impossível ou algo do tipo, afinal é bem fácil perceber que o que não falta é empresa espalhada por esse país.

Entretanto, a sua jornada pode ser menos dolorosa, desde que você priorize um bom planejamento e que tenha bons aliados ao seu lado para te auxiliar na abertura da sua empresa, não necessariamente sendo eles os seus sócios.

Todavia, falaremos disso mais adiante, pois o nosso tema central de hoje é com relação a um documento primordial para te guiar nesses momentos iniciais: o plano de negócios.

Sim, ele costuma ser negligenciado por muitos novos empreendedores e podemos afirmar que é um dos motivos que gera o insucesso das empresas em um curto espaço de tempo.

Então, já viu o tamanho da importância do plano de negócios, não é mesmo?

Como você quer construir uma história sólida e lucrativa, com o intuito de fazer diferença na sua área de atuação, obviamente fará tudo do jeito certo.

Sendo assim, para ficar por dentro do assunto e, assim, saber o que você precisa fazer para montar um plano de negócios impecável, permaneça conosco e tenha uma excelente leitura!

O que é um plano de negócios e para que serve?

Bom, a realidade do empresariado brasileiro, infelizmente, é a de ações com base na intuição, ou seja, o empresário acredita que sabe de tudo e que não precisa contar com recursos que possam auxiliá-lo nas suas decisões.

Amigo empreendedor, você que está começando agora, por favor, não caia nesse erro!

Inclusive, é bom que você não tenha esses “vícios” empresariais e, assim, possa iniciar a sua empresa da maneira que deve ser: com muita pesquisa, com planejamento e com responsabilidade.

Esses três fatores fazem parte da elaboração de um bom plano de negócios, que nada mais é do que um guia no qual você irá detalhar todos os aspectos do seu novo negócio em um documento para, a partir daí, realizar as ações necessárias.

Você pode tratá-lo como uma bússola, inclusive.

Portanto, recapitulando:

  • O plano de negócios é um documento criado pelo empreendedor;
  • Tal plano serve como um guia para orientá-lo nas tomadas de decisão.

Entenda que você, ao iniciar um negócio, precisa traçar metas, objetivos, ou seja, ter planos bem definidos, a fim de que possa buscar alcançá-los.

Esse é um dos maiores erros dos gestores, no sentido de abrirem as suas empresas de qualquer jeito e deixar que as coisas aconteçam naturalmente.

Amigo, lembre-se que estamos falando de negócios, o que significa que você estará investindo capital, então a responsabilidade com o seu dinheiro é toda sua.

Dito isso, vamos em frente para você aprender a elaborar o seu plano de negócios.

Como elaborar um bom plano de negócios?

Por mais que exista um certo padrão quando o assunto é plano de negócios, a grande verdade é que cada um deve ser feito de acordo com a realidade do empreendedor, assim como as suas metas e os seus objetivos.

Mas, certamente, um bom plano de negócios precisa ser completo e muito bem detalhado.

Por exemplo: se a aquisição de um notebook está nos planos da sua nova empresa, essa informação – necessariamente – precisa ser catalogada no seu plano de negócios.

É uma forma, também, de controlar as finanças, antes mesmo de abrir a empresa.

Pois bem, agora vamos lhe mostrar, na prática, como montar um plano de negócios efetivo.

  • Faça um sumário executivo com as informações mais relevantes;
  • Realize uma análise da concorrência e do mercado em geral;
  • Defina o tipo de atividade;
  • Defina o público-alvo;
  • Insira os potenciais fornecedores;
  • Faça um plano de marketing;
  • Tenha um plano operacional;
  • Faça um planejamento financeiro;
  • Priorize o suporte contábil profissional.

Bom, essas são informações das quais você precisa ir atrás para preencher o seu plano de negócios, então vamos aprofundar um pouco mais a fim de que você entenda o papel dos principais pontos abordados acima dentro do seu guia empresarial.

Vamos em frente!

Sumário 

Ter um sumário executivo no seu plano de negócios é fundamental para a organização do documento.

Nele, você irá descrever o seu negócio, apontar os diferenciais do seu negócio para o mercado, assim como para o seu potencial público-alvo, além de mostrar três aspectos importantes, que são:

  • Visão;
  • Missão;
  • Valores.

Outros pontos também precisam estar nesta etapa, como a definição dos produtos ou dos serviços, assim como o local da sua empresa, a quantidade de colaboradores e toda a parte burocrática de contabilidade, sobre a qual falaremos mais adiante.

Análise de concorrência e do mercado

Analisar a concorrência e o mercado em geral representa um bom diferencial competitivo para você que está iniciando agora – afinal, você chegará muito mais preparado e ciente das potencialidades e das fraquezas dos seus concorrentes.

Essas informações são valiosas para que você possa propor diferenciais para o seu novo negócio e, assim, entrar forte com a sua empresa.

Vale a pena analisar a presença dos seus principais concorrentes no digital, assim como fazer uma visita em suas eventuais lojas físicas para analisar todos os detalhes, que vão desde o atendimento, preço dos produtos ou serviços e a disposição desses produtos nas prateleiras.

Tudo precisa ser minuciosamente analisado para que você tenha o máximo de informações relevantes.

Tipo de atividade e público-alvo

Acredite, boa parte dos gestores não tem clareza quanto ao tipo de atividade das suas empresas – e isso pode ser bastante perigoso.

Bom, tal contexto acontece muito em empresas que são mais generalistas, como, por exemplo, lojas de roupas que atuam com moda praia, mas que também vendem roupas de inverno, assim como bolsas e assim por diante.

Tente ser específico e encontre um nicho que você acredita que pode fazer a diferença.

Um bom exemplo é o ramo de plus size, caso o seu interesse seja em atuar no comércio.

Vale ressaltar que a área de prestação de serviços é a que mais cresce, então você que quer atuar nesse ramo tem também uma infinidade de boas possibilidades.

Mas não se esqueça de ter um nicho muito bem definido e o mais específico possível, com o intuito de que você consiga, em breve, tornar-se referência.

Plano de marketing

Considerar o digital nas estratégias de marketing é um ponto de observação para que você consiga se destacar na sua área de atuação.

Sim, muito gestor negligencia a internet, pura e simplesmente por conta do apego aos meios convencionais e, com isso, as suas empresas estacionam no mercado.

Preze por um site profissional, seja atuante nas redes sociais e responda o mais rápido possível às perguntas dos seus potenciais clientes.

Não esqueça de que, nessa nova era da informação, a rapidez e a praticidade são fundamentais nas relações entre empresa e cliente.

A sua demora em tirar determinada dúvida pode significar a perda de um potencial cliente para a concorrência.

Portanto, no seu plano de negócios, as ações de marketing precisam estar muito bem definidas.

Planejamento financeiro

Outro ponto crucial de um bom plano de negócios é o planejamento financeiro.

Com ele, inclusive, você saberá exatamente o quanto irá precisar investir para abrir as portas do seu negócio, sem sustos ou imprevistos.

Afinal, todas as ações necessárias estarão muito bem descritas no documento; à medida que você finalizar cada etapa, basta dar o bom e velho “check” e seguir em frente.

É sempre bom pesquisar muito e ter fornecedores que garantam preços competitivos.

Contabilidade

Chegamos a um ponto de total atenção, que é a contabilidade.

Estamos diante de outro ponto que é bastante negligenciado pelos gestores e que, ainda no curto prazo, podem representar sérios problemas aos empresários, por conta de más decisões tomadas em todo esse início de negócio.

Empreendedor, nos trâmites de abertura de uma empresa existem aspectos que exigem conhecimento técnico, assim como um certo domínio da legislação para que as decisões sejam verdadeiramente assertivas.

Logo, por que não blindar a sua empresa logo no início?

Priorizar o apoio de uma contabilidade especializada é a estratégia mais inteligente e estratégica que você pode tomar para evitar problemas, erros, inconsistências e, consequentemente, prejuízos.

Inclusive, daremos continuidade ao artigo aprofundando um pouco mais sobre essa temática para você entender o nível de importância de ter esse suporte.

Como uma contabilidade especializada pode te ajudar?

Pois bem, mostramos tudo o que há de mais relevante na montagem de um bom plano de negócios, assim como a importância de contar com uma contabilidade especializada para cuidar de toda a parte burocrática e, enfim, assumir a gestão contábil do seu negócio.

Quando falamos que muitos gestores negligenciam essa necessidade, é justamente por acreditarem que esse apoio não é relevante. Isso se dá por conta de alguns motivos:

  • Acham que irá representar custos ao negócio;
  • Não enxergam o contador como deveriam enxergar;
  • Acreditam que conseguem dar conta da gestão sozinhos.

Amigo empreendedor, gerenciar uma empresa não é fácil, afinal você precisa atuar na linha de frente e também nos bastidores, tanto no entendimento dos problemas, quanto na busca por soluções.

Com isso, você tem que contatar fornecedores, capacitar constantemente os seus colaboradores, realizar eventuais manutenções em equipamentos, acompanhar as vendas, realizar serviços, caso seja um prestador, e assim por diante.

Agora, responda: qual tempo que sobra para cuidar de aspectos como o setor contábil e financeiro?

Assumir todas as responsabilidades sozinho pode ser uma decisão que causará um total desencantamento com o seu próprio negócio e que tende a te frustrar em pouco tempo, então nada melhor do que ser estratégico e delegar essa função tão importante – a gestão contábil – a quem entende realmente do assunto e a quem tem totais condições de te ajudar.

Então, quando você tem bons profissionais ao seu lado, a tranquilidade e a segurança passam a ser sentimentos presentes na sua vida, pois eles irão te auxiliar, desde os trâmites de abertura do negócio, com questões cruciais como:

  • Suporte na elaboração do plano de negócios;
  • Emissão de alvarás e de licenças;
  • Adequação ao regime tributário mais vantajoso;
  • Definição do tipo empresarial e do regime jurídico;
  • Montagem da folha de pagamento.

Todos esses pontos representam uma alta burocracia e alguns deles, como o planejamento tributário, precisam de atenção redobrada na adequação, pois, em caso de erros ou de inconsistências, você pode pagar mais impostos do que o necessário, mês após mês.

Então, amigo empreendedor, acreditamos que cumprimos quase 100% da nossa missão aqui, neste artigo, pois agora você já sabe qual o melhor caminho para dar início ao seu novo negócio.

Entretanto, deixamos o melhor para o final: no próximo tópico, você saberá com quem pode contar para tornar o seu sonho realidade e, enfim, para tornar-se um empresário diferenciado.

Conte com o suporte da Auxílio Contábil!

Quando o assunto é abertura de empresa, você precisa ter os melhores profissionais para te auxiliar nessa etapa tão importante e crucial.

Nós, da Auxílio Contábil, muito mais do que especialistas no assunto, somos referência no mercado contábil e dispomos dos melhores recursos e profissionais altamente qualificados para cuidar de cada detalhe do seu novo negócio.

Melhor, após todos os trâmites de abertura, atuamos na gestão efetiva da sua empresa, no dia a dia, com o máximo de responsabilidade, de compromisso e de eficiência, a fim de que a sua empresa esteja sempre em total conformidade com as leis vigentes e sempre distante de eventuais problemas.

Assim, você tem tudo para potenciar os seus lucros e, dessa forma, alcançar os tão sonhados objetivos.

Então, que tal conhecer mais de perto as soluções que temos para o seu novo negócio?

Disponibilizamos um canal exclusivo de comunicação e basta você clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo para falar diretamente com um de nossos consultores.

Teremos total satisfação em atender você, em tirar todas as suas dúvidas e em mostrar o nosso mix de serviços especializados!

QUERO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS!

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima