Análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins – Como fazer?

Analise Swot Para Abertura De Empresa Em Tocantins - Auxilio Contábil

Análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins – Como fazer?

Usar a Análise SWOT para abertura de empresa no Tocantins pode te deixar muito mais preparado para gerir um novo negócio. Afinal, fornece dados claros sobre a situação da empresa e do mercado.

Por isso, enquanto ferramenta de gestão e planejamento, ela auxilia a gestão na tomada de decisões, principalmente diante de novas oportunidades ou ameaças externas.

SWOT é uma abreviação de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), que são os quatro pontos  abordados pelo método.

Portanto, se você deseja saber como aproveitar a Análise SWOT para abertura de empresa no Tocantins, continue lendo este material que preparamos para você.

Capa Ebook Como Abrir Uma Empresa (1) - Auxilio Contábil

O que é a análise swot para abertura de empresas em Tocantins?

A Análise SWOT é um método de planejamento estratégico muito usado em empresas e em novos projetos. Seu nome é uma abreviação para as palavras: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, em portugues, ela é conhecida também como Análise FOFA.

Enquanto ferramenta de gestão, seu principal objetivo é realizar a avaliação detalhada de fatores internos e externos que podem impactar, de forma positiva ou negativa, qualquer tipo de negócio.

Portanto, a Análise SWOT para abertura de empresa no Tocantins pode auxiliar na elaboração de um plano de negócios e guiar a administração.

Sua criação está associada ao consultor de empresas empresas Albert S. Humphrey, que, em 1960, integrou um projeto do Instituto de Pesquisa de Stanford. Com o passar dos anos, a Análise SWOT foi reformulada e tornou-se bastante popular.

Por que fazer uma Análise SWOT? 

Ao usar a Análise SWOT para abertura de empresa no Tocantins, ou em qualquer lugar, o gestor consegue observar os principais aspectos da sua empresa com clareza. Isso porque o método é dividido em quadrantes visuais, que ajudam a organizar as ideias.

Nesse sentido, ao descobrir o que sua empresa tem de melhor (e pior), você pode usar os pontos positivos ao seu favor e melhorar aqueles que precisam de atenção. 

O fato de existir um fundo interessado em investir no segmento industrial do Tocantins pode ser uma oportunidade para o seu negócio em fase de planejamento, por exemplo. Por outro lado, pode ser uma ameaça aos seus concorrentes, que verão o número de empresas do ramo crescer.

Portanto, a Análise SWOT fornece um diagnóstico confiável, que ajuda a gestão da empresa a elaborar ações estratégicas a médio e longo prazo. Além disso, podem abraçar as oportunidades com mais segurança e evitar as ameaças externas.

Os principais quadrantes da Análise SWOT para abertura de empresas em Tocantins

A representação visual desse método consiste em uma matriz 2×2, que divide os quatro pontos de verificação, que são:

  • Forças (fatores internos);
  • Fraquezas (fatores internos);
  • Oportunidades (fatores externo);
  • Ameaças (fatores externos).

Forças

Esse quadrante se refere aos pontos positivos da organização, ou seja, aquilo que a coloca em vantagem em relação a suas concorrentes. Portanto, ele está relacionado à:

  • Localização estratégica;
  • Atendimento humanizado;
  • Produção mais eficiente;
  • Recursos tecnológicos de ponta;
  • Entre outros.

Fraquezas

Ainda sobre os aspectos internos, é preciso também avaliar os pontos negativos da empresa. Ou seja, aquilo que pode vir a ser um problema ou pode ser melhorado, como:

  • Baixo capital de giro;
  • Processo de produção caro;
  • Falta de conhecimento de um dos sócios sobre o assunto;
  • Entre outros.

Nesse momento, o mais importante é ser realista e levantar o máximo de informações possíveis.

Oportunidades

Já nos aspectos externos, é preciso avaliar as oportunidades que o seu negócio pode ter, seja de melhoria ou de expansão, por exemplo.

Geralmente elas estão relacionadas ao crescimento do mercado, desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias, bem como o investimento do governo em determinado setor.

Portanto, a análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins deixa a organização mais preparada para aproveitar as oportunidades. A longo prazo, aumenta as chances do seu negócio se desenvolver rapidamente e ter mais competitividade.

Ameaças

Do mesmo modo, é preciso ainda analisar os fatores externos que podem prejudicar a empresa para prevenir qualquer prejuízo. Enfraquecimento do mercado, pouca mão de obra qualificada, crises econômicas, são alguns exemplos.

Dessa forma, os gestores conseguem se preparar e encontrar soluções para reduzir os impactos dessas ameaças em seus negócios.

Ambientes a serem avaliados antes de montar uma análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins

Um negócio ou projeto podem ser impactados tanto por fatores internos como pelos externos. Por isso, ambos são usados em uma Matriz SWOT. Veja a seguir.

Interno

As forças e as fraquezas de uma empresa estão associadas às suas características internas. Ou seja, são aspectos que fazem parte da organização e podem ser controlados e melhorados a qualquer momento.

Portanto, o ambiente interno diz respeito à instalações, estrutura, localização, pontos de vendas, patrimônio, entre outros.

Externo

Por outro lado, existem situações que não podem ser controladas pela organização, como:

Apesar disso, a empresa consegue se preparar para aproveitar as oportunidades ou evitar as ameaças.

Como fazer sua análise SWOT?

1 – Existem diversos modelos ou planilhas que você pode baixar na internet. Se preferir fazer em seu computador, sinta-se livre para fazer download de um. Porém, para a primeira vez, sugerimos que pegue papel e caneta. Desenhe um símbolo de “+” que ocupe o centro do papel;

2 Agora, na linha do topo de cada quadrante, escreva as palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças;

3 – Comece a análise! No quadrante de Forças, liste quais aspectos quer que a sua futura empresa se destaque. Exemplo: rapidez na entrega, pós-venda de qualidade, preços, etc.

4 – Repita o mesmo procedimento no campo Fraquezas, desta vez colocando elementos internos que não são tão bons. Terá problemas em entregar rápido? Coloque nesse quadrante, por exemplo;

5 – Hora de seguir para as Oportunidades. Diferente dos dois anteriores, agora precisará listar elementos externos, mas que podem ser benéficos. Mercado em alta, pouca concorrência, condições climáticas que facilitem a produção – essencial em produtos agrícolas! – são algumas oportunidades que podem ser citadas, caso sejam verdadeiras para o seu negócio;

6 – Por fim, hora de avaliar as Ameaças, que também são elementos externos que podem representar um desafio a mais. Inclusive, em alguns modelos de análise SWOT esse campo é chamado de Desafio. Alta concorrência, condições climáticas desfavoráveis, burocracia para abrir uma empresa ou dificuldade em captar investimentos podem ser categorizados como ameaças ou desafios em sua análise SWOT.

Pronto! Agora você terá um panorama completo, que guiará seus próximos passos no planejamento estratégico da abertura de empresa em Tocantins.

Então o que achou da matriz? Não mantenha conhecimento guardado para si, compartilhe esse artigo com seus amigos e colegas de negócios nas mídias sociais!

Vale a pena produzir uma análise SWOT para abertura de empresa no Tocantins? 

A Matriz SWOT é uma importante ferramenta para quem está começando um negócio. Afinal, ela fornece informações para elaborar um plano de negócios e ajudam as empresas a darem os primeiros passos.

Ter uma loja de roupas, escritório de advocacia ou um quiosque de açaí não é uma tarefa fácil. Além do investimento financeiro, é preciso entender não só o mercado, mas a visão estratégica, tecnologia, entre outros.

Portanto, esse método ajuda os gestores a entenderem seus negócios, usarem suas vantagens competitivas e ainda se prepararem para oportunidades ou ameaças.

Agora, se você deseja formalizar a sua empresa ou contar com o apoio de uma contabilidade consultiva em Palmas, entre em contato com a Auxílio Contábil e conheça os nossos serviços.

 

Summary
Análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins - Como fazer?
Article Name
Análise SWOT para abertura de empresa em Tocantins - Como fazer?
Description
A análise SWOT é um dos mais renomados métodos de planejamento estratégico e sua empresa está condenada se não souber como fazê-lo. Mas não se preocupe, uma das coisas que tornou a análise tão bem-sucedida foi o método não ser tão complexo. Entretanto, para fazer uma uma análise SWOT eficiente e certeira, é necessário um profissional especializado.
Author
Publisher Name
Auxílio
Publisher Logo
<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima