Como montar uma loja de açaí: Conheça o passo a passo

Loja De Açai Rustica

Como montar uma loja de açaí: Conheça o passo a passo

Uma loja de açaí nada mais é do que um ponto de venda dedicado à comercialização do creme feito com a polpa de açaí. 

Conhecida como uma super fruta, o açaí é um fruto roxo e pequeno, originário da região norte do Brasil. Muito parecido com a jabuticaba, o açaí cresce em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro. 

Este é um fruto bastante calórico e, por isso, é usado como base da alimentação da população da região. 

Nos outros estados do Brasil, o fruto é transformado em um delicioso creme gelado, que tornou-se sensação entre os adeptos de atividades físicas por dar energia e disposição. 

Por esses e outros motivos, abrir uma loja de açaí é um negócio muito lucrativo. 

A primeira coisa que você precisa para abrir negócio de açaí, é paixão. Paixão por empreender, por desejar vencer e fazer as coisas acontecerem como devem.

Então, comece deixando os medos de lado, porque eles atrapalham demais!

Assim, tendo em mãos um bom planejamento e assessoria contábil de confiança, você consegue encontrar os melhores fornecedores atacadistas de frutas, e gerenciar seu negócio com qualidade. 

Ou seja, tudo o que você precisa é o zelo para dar o seu melhor. Você não precisa de um plano perfeito; mas se você é genuinamente apaixonado por açaí e pelas muitas maneiras de servi-lo, sua empresa irá prosperar.

Neste artigo, falaremos sobre o mercado do açaí e os cuidados que você, que quer abrir a sua loja de açaí, precisa tomar. Vamos lá?

Por que abrir uma loja de açaí? 

Se você já andou pelas ruas da cidade em um dia de verão, podemos apostar que se deparou com uma – ou mais! – loja de açaí. 

A verdade é que o consumo da fruta em suas diferentes formas tornou-se uma paixão nacional e, ao contrário de decair ao longo dos anos, só cresceu. 

Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização do açaí gera mais de R$ 40 milhões em receitas, todos os anos. 

A empresa também mostra que o consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente. Incrível, não é mesmo? 

O produto costuma ser comercializado “in natura” nos locais de produção e cultivo, ou seja, não passa por grandes processamentos. Apesar disso, a maior parte da comercialização do açaí depende dos seus derivados.

Com o açaí, é possível fazer polpas congeladas, iogurtes, cremes, dentre muitos outros produtos. Seu consumo, usualmente, envolve a adição de itens, como a granola, o mel, o chocolate, as caldas de fruta, dentre outros acompanhamentos. 

O mercado de lojas de açaí no Brasil

Loja De Açai Self Service

Se você quer saber se abrir uma loja de açaí é realmente lucrativo, saiba que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de açaí cresceram em torno de 200% nos últimos quatro anos, seguindo a tendência dentro do segmento de franquias de alimentos. 

Mesmo com a crise causada pela pandemia, o segmento faturou mais de R$ 40 bilhões em 2020. Nada mal! 

Por números como estes, percebe-se que uma loja de açaí é um negócio lucrativo que pode ter um retorno muito rápido, principalmente se gerenciada corretamente por meio de um plano financeiro adequado. 

Leia também: Como abrir empresa ME: O manual completo sobre o assunto 

Quais são os principais desafios de abrir uma loja de açaí? 

Como todo empreendimento, abrir uma loja de açaí não é um investimento que vem livre de desafios. 

A maioria deles, é claro, não são exclusivos do segmento alimentício, mas é importante que você conheça os principais empecilhos que podem fazer parte da sua jornada empreendedora.

Veja alguns exemplos agora: 

Planejamento mal executado 

Nós sabemos que, ao escolher montar uma loja de açaí, é possível que você não veja a hora de colocar a mão na massa. Apesar disso, é importante frisarmos o quanto um bom planejamento é vital para o sucesso do seu negócio. 

Se você quer que a sua empresa seja bem-sucedida, é preciso ter planos para curto, médio e longo prazo, assim como o foco para colocar todas as etapas em prática. 

Nesse caso, contar com orientação jurídica e contábil pode fazer toda a diferença, afinal, a maioria dos gestores sente dificuldades em entender como investir o seu capital de forma a maximizar os ganhos. 

É sempre uma boa ideia planejar o estoque e as receitas com antecedência, para evitar faltar algum ingrediente importante.

Observe o quanto pode ser gasto com os ingredientes para cada tigela de açaí e calcule os custos de estoque e mão-de-obra detalhadamente para que você tenha um melhor controle.

Resolução de questões logísticas

Como você provavelmente já sabe, o açaí é um produto delicado, vendido na forma de polpa congelada. Isso quer dizer que, por natureza, o produto já tem algumas particularidades referentes à distribuição.

Você precisa ter acesso a parceiros logísticos de confiança, assim como rotas mais eficientes, tudo para garantir que o produto chegue até a sua loja com qualidade e rapidez. 

Faça uma pesquisa de mercado extensa antes de contratar parceiros logísticos, procure por opiniões de outras lojas e empresas e, claro, sempre trace planos alternativos para sanar possíveis problemas que possam surgir no meio do caminho. 

Escolha de uma boa equipe

Quando falamos de uma loja de açaí, estamos invariavelmente tratando de um comércio com alto volume de tráfego. Isso quer dizer que as pessoas que trabalham com você precisam ter boas habilidades interpessoais, além de serem ágeis e eficientes. 

Por mais que você tente, é impossível fazer de tudo na sua empresa. Por isso, na hora de delegar tarefas, escolha bem aqueles que serão responsáveis pelo rosto da sua marca frente ao público!

Como montar uma loja de açaí: 6 passos importantes

Loja De Açai Decoração

Agora que você já sabe o que é uma loja de açaí e quais os maiores desafios envolvidos na abertura de uma, que tal entendermos os passos que podem te levar ao sucesso dentro desse segmento?

Veja agora: 

1. Faça um plano de negócios

O plano de negócios nada mais é do que um documento que engloba todos os objetivos de uma empresa, assim como todos os passos que precisam ser seguidos para que estes se realizem. 

O intuito desse documento é orientar ações e ser, de fato, um guia para todas as decisões estratégicas que trarão mais retorno para sua empresa.

Comece fazendo uma análise de riscos – problemas com fornecedores, furos no orçamento apertado e atrasos por questões burocráticas são alguns dos exemplos – e levante possíveis soluções. 

Leia também: Regimes tributários: O que são e como escolher o ideal? 

2. Defina a localização 

Uma loja de açaí é, definitivamente, uma loja na qual o aspecto físico é crucial para o sucesso. Ela precisa estar em uma localização estratégica, na qual o fluxo de pessoas seja grande. 

Por isso, definir uma localização ideal é super importante. Ela será capaz de determinar se a sua loja terá muitos visitantes, ou apenas alguns fiéis clientes. 

Claro que, quanto mais movimentado e acessível o ponto de venda, maior terá que ser o investimento na compra ou aluguel do espaço. 

Sendo assim, sempre que possível priorize o conforto de seus clientes, mesmo que isso queira dizer ter um espaço de venda em um lugar menos movimentado. 

3. Elabore a estrutura da loja

No segmento de alimentos, é comum que o consumo comece pelos olhos. Em lojas de açaí, isso não é diferente, é claro. 

Por isso, é importante que você pense na identidade visual da sua loja e em como torná-la coesa ao longo de todos os elementos presentes na loja. 

Além disso, também é importante elaborar uma estrutura que favoreça a circulação das pessoas dentro do estabelecimento e promova o conforto. 

4. Monte o cardápio

Lojas de açaí são muito versáteis no que diz respeito à apresentação do alimento. Como falamos acima, o seu consumo pode ser acompanhado por uma grande variedade de produtos e, por isso, você precisa decidir quais estarão disponíveis na sua loja. 

Enquanto alguns clientes gostam de acompanhamentos mais naturais, como frutas e grãos, outros preferem os chocolates, granulados e jujubas. Pense em quem é o seu público-alvo e invista em agradá-lo acima de tudo.

Alguns dos elementos que podem fazer parte do seu cardápio são: 

  • Açaís com sabores diferentes;
  • Frutas como banana, morango, abacaxi e uva;
  • Leite em pó;
  • Amendoim;
  • Granola;
  • Chocolate em pó;
  • Confeitos de chocolate;
  • Caldas de fruta; 
  • Granulado; 
  • E mais! 

5. Priorize a qualidade atendimento 

A próxima coisa importante, que garante o sucesso no seu negócio de açaí, tem a ver com a qualidade dos produtos vendidos.

Obtenha polpas de açaí congeladas orgânicas (preferencialmente) e conte com fornecedores de açaí confiáveis​, que oferecem a você um açaí da melhor qualidade ou o açaí congelado sem açúcar.

Lembre-se: seus clientes sempre saberão a diferença entre um produto de qualidade, e um que não atende aos requisitos. Dessa maneira, é importante investir em fornecedores de alto padrão.  

6. Faça a divulgação da loja

Uma vez que a sua loja esteja pronta para receber os clientes, é hora de comunicar a todos! Você pode fazer isso do jeito antigo, por meio de panfletos, ou usar a tecnologia ao seu favor, criando anúncios em ferramentas como o Google Ads ou Facebook Ads. 

Ambas as estratégias têm suas vantagens. Enquanto a divulgação física pode ser útil para atrair o público nas imediações, os anúncios em redes sociais podem ajudar a sedimentar a presença da sua empresa entre públicos segmentados. 

Não se esqueça de promover ações promocionais, tais como a distribuição de brindes ou descontos. Isso ajuda a atrair a atenção do público e criar narrativas sobre a sua loja. Dois elementos essenciais de uma estratégia de lançamento! 

A importância da contabilidade para abrir uma loja de açaí 

Loja De Açai Self Service

Da contabilidade à consultoria de negócios, o contador é vital para a saúde e sobrevivência da sua empresa.

Tempo não é apenas dinheiro, é algo necessário para o desenvolvimento de sua loja ou quiosque de açaí. Sem tempo, você não consegue avançar, expandir e vencer a concorrência. O problema é que o tempo é algo escasso para o proprietário de uma empresa.

Com muitas tarefas a serem executadas e um bom equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, pode ser difícil encontrar horas suficientes durante o dia para realizar tudo o que é necessário. 

No entanto, há um aspecto do gerenciamento de negócios que desviará mais tempo do que a maioria das outras tarefas: finanças e contabilidade.

Assim como as tarefas de contabilidade incluem responsabilidades simples, como: registro de receitas, declarações fiscais, declarações fiscais e de imposto de renda, e estabelecimento de metas financeiras, são vitais para o sucesso e a estabilidade dos negócios, o único problema é que também absorvem muito tempo.

Por isso, a contratação de um contador para sua empresa permite que você delegue essas tarefas demoradas e se concentre no que é realmente importante – expandir seus negócios e ter um bom equilíbrio entre vida pessoal e os negócios.

Afinal o contador vai te ajudar desde a abertura, documentos e modelo de tributação do negócio, até outros sentidos essenciais.

Por isso, se você deseja abrir um quiosque ou loja de açaí, venha conversar conosco e te ajudaremos da melhor maneira.

Como a Auxílio Contábil pode te ajudar? 

A Auxílio Contábil é uma empresa de contabilidade experiente na abertura de novos empreendimentos, tendo a expertise e os profissionais certos para ajudar você e a sua empresa a ter sucesso, independentemente do segmento de atuação! 

Algumas das especialidades da Auxílio Contábil são: 

Assessoria Societária: auxílio em arquivamento de atos societários; abertura de novas empresas; assessoramento para abertura.

Assessoria Contábil: auxílio contábil para pequenas e médias empresas; atualização ou revisão de serviços contábeis.

Assessoria Fiscal: orientação e controle da aplicação dos dispositivos legais federais, estaduais e municipais para a sua empresa.

Assessoria Trabalhista: processamento das obrigações legais da organização; orientação e elaboração da folha de pagamento dos funcionários.

Traga a contabilidade da sua empresa para a Auxílio Contábil. 

Conclusão 

Gostou de saber mais sobre todos os benefícios de abrir uma loja de açaí? Este é um negócio lucrativo, que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Apesar disso, este é um segmento que requer um bom planejamento, visto que o açaí é um alimento delicado, que necessita de refrigeração para conservação mais eficiente.

Neste artigo, falamos também sobre alguns dos desafios por trás dessa empreitada e como você pode trabalhar para resolvê-los. 

Lembre-se, o planejamento fiscal é uma das maneiras mais estratégicas de se conseguir sucesso no segmento de loja de açaí e, para isso, você pode contar com a Auxílio Contábil. Visite nosso site e descubra como podemos ajudar! 

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima