fbpx skip to Main Content
Como Abrir Empresa De Corretagem?

Como abrir empresa de corretagem?

Você está pensando em abrir uma empresa de corretagem?

Então primeiramente, vamos deixar claro o que significa corretagem no ramo dos negócios:

  • Trata-se da remuneração do intermediário (corretor) para viabilizar a compra e venda de aplicações. Em suma, corretagem quer dizer atividade do corretor, fazer negócio, comissão paga ao corretor.

Cada tipo de investimento e serviço tem uma corretagem específica, assim você pode escolher:

  • Abrir empresa de corretagem de imóveis.
  • Abrir empresa de corretagem de seguros.
  • Abrir empresa de corretagem de plano de saúde, etc.

Sendo assim, é fundamental você ter conhecimento e estudar a área que planeja entrar para que sua empresa de corretagem se mantenha e cresça no mercado.

Mas, você também deve se atentar também à formalização da comercialização que sua corretora irá efetuar.

Então, continue com esta leitura que vamos te informar os principais pontos de como abrir uma empresa de corretagem e assim formalizar e regularizar seu empreendimento.

Vamos lá?

Principais pontos de como abrir uma empresa de corretagem

A princípio é importante você saber que todo corretor deve ser credenciado e autorizado por um órgão regularizador, de acordo com o tipo de comercialização.

Por exemplo, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão brasileiro responsável pela fiscalização de seguros e é esta o tipo de corretagem que vamos destacar para você – corretora de seguros.

Cabe a essa superintendência (SUSEP) conceder a autorização para que você possa fazer exercício da profissão e expedir o título ou carteira de habilitação para sua empresa de corretagem.

Já com relação á legislação específica para montar uma empresa de corretagem de seguros, torna-se necessário tomar algumas providencias tais como:

  • Registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
  • Registro na Junta Comercial.
  • Registro na Receita Federal.
  • Registro na Prefeitura do Município.
  • Registro na Secretaria da Fazenda.
  • Registro no INSS.
  • E Registro no Sindicato Patronal.

Logo, você deve procurar a prefeitura da cidade em que ficará situado o seu estabelecimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa de corretagem e também quanto ao Alvará de Funcionamento.

Deverá também consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor.

E será possível uma corretora optar pelo Simples Nacional?

Este segmento de corretagem de seguros pode optar pelo Simples Nacional, que possibilita o empreendedor de ME (Microempresa) e EPP (Empresas de Pequeno Porte) recolher certos tributos e contribuições através somente de um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Natureza jurídica para empresa de corretagem

Mas, e de acordo com a legislação brasileira, qual tipo de natureza jurídica pode ser definida para empresa de corretagem?

  • Sociedade Empresária – é possível a atuação coletiva entre dois ou mais sócios, sendo sua responsabilidade limitada ao capital social.
  • Empresário Individual – quem exerce uma atividade empresarial em nome próprio, atua sem sociedade, e exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a circulação ou produção de bens ou de serviços.

Está percebendo quantos os critérios e exigências legais são necessários para abrir uma empresa de corretagem?

Sabemos que não é tão simples assim abrir uma corretora, por isso temos que te dizer que um contabilista habilitado é o mais indicado para te auxiliar a elaborar os documentos constitutivos de sua empresa e realizar o registro junto aos órgãos de controle.

Portanto, a observância das exigências e critérios legais para abrir sua empresa de corretagem é essencial para o desenvolvimento eficaz e legítimo de suas atividades no mercado em que escolher atuar.

Obrigações legais para empresa de corretagem

Este atendimento satisfatório das obrigações legais atribui caráter de legalidade à sua corretora, possibilitando o exercício legal de sua profissão e sendo fundamental para o desenvolvimento eficaz e legítimo de suas atividades neste setor.

Somos uma contabilidade especializada em abertura de empresa de corretagem e entendemos que quanto mais assertivas forem suas decisões nesse processo menos chances você tem pagar impostos indevidos e evitar problemas com o fisco.

Por isso temos um convite… Venha nos conhecer para conversarmos melhor a respeito desse assunto e já começar a colocar sua empresa de corretagem rumo ao sucesso que ela merece!

Um forte abraço.

VENHA FALAR CONOSCO PARA ABRIR SUA EMPRESA E TER SUCESSO COM O DIRECIONAMENTO CERTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top