fbpx skip to Main Content
Como Abrir Um CNPJ? Veja Passo A Passo!

Como abrir um CNPJ? Veja passo a passo!

O CNPJ é como uma certidão de nascimento empresarial, que serve para todo aquele que pertence a categoria de pessoa jurídica. Se trata, portanto, de um cadastro muito importante e é a única forma de registrar a empresa perante à Receita Federal.

O processo de abertura do CNPJ não é complicado, mas é preciso estar atento e seguir passos importantes.

É verdade que são geradas muitas dúvidas a respeito, afinal de contas, com diferentes tipos de formatos de empresas, seja como MEI, ME, LTDA, S/A e assim por diante, a maioria das pessoas se perguntam: “como abrir um CNPJ”!

Será que você sabe quais são os procedimentos e documentos mais necessários?

Vamos conferir?!

Qual é a documentação necessária para abrir um CNPJ?

Você precisará de:

  • DBE/ que é um protocolo de transmissão original, que deve ser feito online e impresso na internet.
  • Precisará de uma procuração, no caso do DBE ser assinado por procurador.

CNPJ através de cartórios e do registro de pessoa jurídica

  1. Você precisa preencher uma ficha cadastral por nome de FCPJ – que é indicado somente para pessoa jurídica. Ou ainda, deve preencher o QSA que é o quadro de sócios e administradores da empresa. Onde todos os dados constitutivos da organização devem estar constando na minuta.
  2. Deve também gravar o QSA/FCPJ.
  3. Além desses pareceres, deve transmitir a FCPJ/QSA pelo Receitanet ou ainda pelo aplicativo de coleta WEB.
  4. Da mesma forma, deve imprimir os recibos de entrega e guardá-los.
  5. Imprima em seguida a página da Receita Federal na internet, junto com o Documento Básico de Entrada – que é o DBE, ou ainda o protocolo de transmissão.

Importante salientar:

O DBE que é um protocolo de transmissão, deve ser disponibilizado na internet para impressão, isso será fácil de conseguir, caso não existam débitos junto a Receita.

Nos casos em que o CNPJ for celebrado em âmbito de cartório de registro civil de pessoa jurídica, o DBE pode ser apresentado mesmo sem o reconhecimento de firma da pessoa responsável, do procurador ou preposto.

O DBE vai conter o código que dá acesso para que seja feito o acompanhamento do pedido transmitido pela internet, nesse caso, basta ir na parte que diz: “Consulta da situação do pedido de CNPJ enviado pela internet”!

Próximos passos para tirar o CNPJ

É preciso anexar o protocolo de transmissão (DBE) com a identificação do nome empresarial juntamente com o processo da constituição de pessoa jurídica, que deve ser encaminhado ao cartório de registro civil de pessoa jurídica conveniada.

Depois que for deferido o processo de constituição pelo cartório, aí haverá a disponibilização na página pela receita. Assim, você obterá finalmente a inscrição da sua situação cadastral da empresa.

Certamente você sentiu dificuldades em entender todo o processo, mas NÓS PODEMOS TE AJUDAR EM TODOS ESSES PASSOS, SABIA DISSO?

Resolveremos as pendências e necessidades de abertura da sua empresa, e fazemos tudo por você, para que dessa forma, tudo fique da forma mais simplificada o possível, você merece isso!

ENTRE EM CONTATO, nós podemos te ajudar e fornecer o melhor!

Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top