Abrir uma empresa requer, além de uma boa ideia, investimento. Para colocar o negócio na rua é preciso desembolsar um dinheiro para preparar aquilo que será vendido. Além disso, é necessário ter aquela grana para a estrutura física que abrigará o comércio (caso você deseje abrir um negócio físico, e não apenas online). Assim, se é necessário gastar, é bom avaliar bem os pontos para evitar perdas: por isso, faça um estudo de mercado.
Mas o que é o estudo de mercado? Por que e como fazer? Continue a leitura e entenda!
O que é estudo de mercado?
Estudo de mercado é uma forma de, antes mesmo de abrir um negócio ou fazer um investimento, saber se o gasto trará retorno. E não apenas isso, o estudo de mercado serve, também, para embasar uma campanha de publicidade ou de marketing. Em ambos os casos, deve ser levado em conta:
- público-alvo;
- concorrência;
- comportamento dos consumidores;
- segmentos de nicho.
Estudar a concorrência é extremamente necessário ao abrir um negócio. Se você analisar uma área e descobrir que existe uma quantidade muito alta de farmácias em um bairro, por exemplo, pode não fazer sentido abrir mais uma.
Você teria algum diferencial? Existe público o suficiente nessa região, mesmo com muitos concorrentes, para fazer seu investimento valer a pena?
Agora um exemplo oposto: se não tiver uma padaria em um bairro, ou tiverem poucas, isso significa que abrir uma ali pode ser um algo bom?
Talvez!
Novamente, a mesma pergunta:
Existe público para seu negócio nesta região? Se você constatar que há possíveis clientes e que não há comércios iguais por perto, pode ser um bom sinal! Mas a falta de comércios do seu nicho também pode ser um sinal de alerta: talvez signifique que seu público não está presente na região ou que a cidade é pequena demais e não supriria suas necessidades.
Por exemplo: em um bairro com muitas farmácias, e também com muitos idosos, abrir uma outra farmácia, mesmo assim, pode ser algo lucrativo. Isso porque esse tipo de público, geralmente, consome muitos remédios.
Resumindo, se há muitos clientes potenciais em um local, mesmo que ali já existam vários negócios do tipo, talvez o investimento valha a pena, principalmente se houverem diferenciais atrativos em seu negócio.
Essa é a importância de fazer um bom estudo do seu público-alvo, do comportamento dos consumidores e da região em que deseja abrir sua empresa.
O estudo de mercado mais aprofundado
Há, ainda, formas de fazer um estudo de mercado mais detalhista. Nesse caso, não é levado em conta apenas os clientes, a concorrência e a forma de consumo dos compradores. São colocados na ponta do lápis outros detalhes, como a regulamentação da área.
Usando novamente o exemplo da farmácia: alguém que queira investir nesse meio, tem que cumprir uma série de pontos exigidos pelo governo. Os medicamentos comercializados têm que ser estocados de maneira correta para que não estraguem e, consequentemente, tragam prejuízos (inclusive de saúde) aos consumidores.
A mesma coisa acontece com negócios do segmento de comida, que estão sujeitos, constantemente, a uma visita da vigilância sanitária.
Obviamente, atender a essas especificações tem um preço, mas não atender também – inclusive é algo bem mais caro. Multas são gastos que podem destruir um negócio, e, em casos mais graves, a vigilância sanitária pode retirar o alvará de funcionamento do empreendimento.