Entenda aqui como não cair na malha fina 2022

Voce Necessita Entender Tudo O Que Ha De Importante Para Evitar Cair Namalha Fina Da Receita Em 2022 Blog - Auxílio Contábil

Entenda aqui como não cair na malha fina 2022

Tudo o que você precisa saber para não cair na malha fina esse ano

Você necessita entender tudo o que há de importante para evitar cair na malha fina da Receita em 2022. Leia o nosso artigo e confira!

Todo empreendedor precisa ficar atento para não correr o risco de vir a cair na malha fina 2022, uma das maiores preocupações para qualquer tipo de negócio, sem nenhuma dúvida.

Possíveis erros e divergências que podem aparecer no momento de declarar o Imposto de Renda ocasionam o problema da malha fina, sendo que a maioria dos contribuintes não faz a mínima ideia de como evitar essa situação.

A questão da malha fina afeta diretamente a restituição do Imposto de Renda, que passa a ficar retida pela Receita Federal.

O objetivo é fazer a verificação sobre possíveis pendências e sobre a necessidade de realizar uma eventual correção dos erros gerados.

Em alguns casos, há até mesmo o risco de que o contribuinte e que o seu negócio venham a virar alvo de uma investigação a ser realizada de maneira aprofundada pela própria Receita Federal.

Dito isso, o que é preciso fazer para não cair na malha fina 2022? Quais são os erros que ocasionam esse tipo de problema? E depois de cair na malha fina, o que fazer?

Tudo isso você vai aprender a partir de agora, então leia o texto completo!

Malha fina: o que significa?

Antes de falar sobre o que fazer para não cair na malha fina, é imprescindível compreender o que ela significa.

Afinal, é comum que a maioria das pessoas já tenha ouvido falar sobre o termo, mas que nunca tenha procurado pesquisar mais profundamente a respeito do que se trata.

A realidade é que há muitos tipos distintos de malhas, como é o caso da malha fiscal e da malha de débito.

A malha fiscal trata-se de uma comparação entre os valores que são declarados diretamente no IR com aquelas informações que são recebidas através dos dados gerados pela Receita Federal.

Por outro lado, a malha de débito tem relação direta com alguma dívida gerada pelo contribuinte diretamente com a Receita Federal.

Esse tipo de dívida pode ser ocasionado também por contas de declarações quanto em períodos anteriores ao atual momento.

Com um controle pela Receita Federal que é cada vez mais eficaz e uma verificação mais e mais efetiva, é importante evitar os erros.

Acredite: mesmo aqueles erros que são mais simples, como errar a colocação de um número ou a omissão de algum dado, levam a problemas com a Receita.

Você pode, então, cair na famosa “malha fina”, nome pelo qual é popularmente conhecida, apenas por falta de atenção.

Isso quer dizer que quem cai na malha fina não está exatamente querendo enganar a Receita, mas sim há muitos contribuintes que cometem erros básicos.

E como fazer para evitar cair na malha fina 2022?

Existem diversas dicas que impedem que você e seu negócio tenham algum tipo de problema com a Receita, precisando pagar multas ou até sofrer penalizações mais graves.

Com os cuidados certos e redobrados, você evitará entrar na malha fina e diminuirá muito qualquer chance de que o nome da sua empresa fique sujo.

A partir de agora, será possível conhecer as melhores dicas para evitar esse problema.

Você precisa saber como declarar o Imposto de Renda

A primeira dica para evitar cair na malha fina é saber exatamente como fazer a Declaração do Imposto de Renda, algo que muitos não fazem ideia.

Uma grande parte dos contribuintes não faz ideia de quais são as características que tornam obrigatório para eles fazer a declaração do IR.

Isso acontece, principalmente, no caso dos empreendedores, pois eles são regidos por regras distintas que podem ocasionar muita confusão.

Você precisa estar atento ao fato de que há muitas regras para os mais diferentes tipos de empresas ou negócios.

Essas regras valem também para formas de trabalho novas, como é o caso daquelas voltadas aos empreendedores.

Por exemplo, a tributação voltada às micro empresas é distinta daquela voltada para as empresas de pequeno porte, você sabia?

Além disso, o próprio Microempreendedor Individual, conhecido como MEI, também tem uma tributação especial e que precisa ser conhecida.

Apesar de essas informações parecerem bem simples, elas são de extrema importância para o seu negócio.

É essencial que todo empreendedor conheça muito bem a tributação que esteja relacionada à classificação na qual seu negócio se encaixa.

O conhecimento de todas as tributações e das exigências que são requisitadas para cada segmento a fim de evitar qualquer erro é imprescindível.

Todo esse estudo e essa pesquisa serão importantes para permitir que você possa organizar-se de uma forma melhor.

Ao mesmo tempo, isso será importante para que você tenha uma compreensão maior sobre mudanças prováveis que venham a acontecer com o passar do tempo.

Dependendo de qual seja o seu tipo de negócio, é provável que ele se enquadre no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou Lucro Real.

Saber qual é o modelo tributável correto será essencial para que você não venha a cair na malha fina em 2022.

Você deve organizar todos os documentos de maneira eficaz

Não há dúvidas de que um dos problemas que mais gera a situação da malha fina para os empreendedores é a falta de organização.

Quando você mantém seus documentos desorganizados, isso vai ocasionar muita dor de cabeça no futuro para o preenchimento das informações certas.

Muitas empresas pagam impostos de forma errada justamente porque não têm todos os documentos separados e organizados, tornando a sua tarefa mais difícil.

As informações precisam sempre estar muito bem organizadas para que você tenha acesso a todos os dados que são necessários de forma rápida e bastante objetiva.

Uma dica de ouro para solucionar esse problema é o uso dos sistemas on-line, que dão uma praticidade bem maior nesses momentos.

Você precisa estar muito atento a todas as informações

Não adianta você ter todas as informações bem organizadas em mãos se não ficar muito bem atento a elas.

Afinal, um dos maiores problemas da malha fina é que as pessoas até conhecem as informações, mas preenchem os formulários colocando dados errados por descuido.

É bastante comum ocorrer de alguém não ler todas as informações em um documento, mas, no caso do preenchimento da declaração do IR, qualquer desatenção é um risco.

Você precisa ficar atento também aos prazos corretos para entregar a sua declaração, o que evitará atrasos e problemas futuros.

Nenhum empreendedor quer ver seu lucro sendo reduzido e a geração de problemas que ocasionam a falência do negócio.

Por isso mesmo é que esse tópico é tão importante: fique atento a todas as informações para não ter problemas futuros.

Você deve informar todos os seus rendimentos corretamente

Mais uma dica que fará uma enorme diferença para seu negócio é o informe de todos os rendimentos da maneira correta.

Quando você coloca todas as suas informações de renda da forma certa na Declaração do IR, sem faltar nenhum dado, isso evita o problema de cair na malha fina em 2022.

Sendo assim, fique atento, pois os informes que devem ser colocados na declaração não são apenas aqueles relacionados ao salário.

Todos esses precisam constar na sua declaração: 

  • Dados de pensão alimentícia;
  • Recebimentos de doações;
  • Rendimentos decorrentes de investimentos;
  • Rendimentos decorrentes do pagamento de aluguéis dos seus imóveis.

Além deles, ainda há um outro ponto imprescindível: os rendimentos dos seus dependentes.

Você precisa preencher todos os rendimentos relacionados aos seus dependentes dentro da sua declaração.

Assim, se seu filho for declarado como seu dependente e ele recebeu um valor específico dentro do ano-calendário, é preciso informar qual o valor.

Você deve sempre ser ágil nas declarações

O preenchimento de todas as informações da sua declaração de IR 2022 deve ser feito da maneira mais rápida possível.

Muitas pessoas deixam tudo para a última hora e acabam enfrentando muitos problemas na hora de fazer a entrega do Imposto de Renda.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que os riscos de vir a cair na malha fina 2022 são muito maiores quando não se preenche tudo com agilidade.

A desorganização e a postergação do preenchimento e da entrega da sua declaração fazem com que os erros venham a aparecer com maior facilidade.

Portanto, se o objetivo ao ler este artigo é justamente evitar o problema, a dica é ser o mais ágil possível e nunca deixar para o final a realização da sua declaração.

Você deve ter certeza de que as suas informações estão corretas

Você precisa fazer sempre a análise de todas as informações que irá apresentar no Imposto de Renda, um ponto essencial para evitar problemas futuros.

No caso de observar que há, sim, algum erro, você deve buscar entender quais são as formas de fazer a correção do problema.

É a atenção redobrada que permite a você evitar cair no problema da malha fina, pois qualquer pequeno detalhe faz muita diferença.

Você não pode deixar de declarar todas as despesas dedutíveis

Existem diversas despesas dedutíveis que você precisa declarar para evitar cair na malha fina em 2022.

Aliás, é a falta de organização com elas que faz com que muitas pessoas caiam no problema com a Receita Federal.

Todas as despesas relacionadas com a educação, com a saúde e com a pensão alimentícia são consideradas como sendo dedutíveis.

Entretanto, é essencial que você atente-se a todos os valores que estão sendo declarados para que não haja qualquer tipo de divergência com aqueles que estão na base de dados da própria Receita Federal.

Você não deve deixar seus bens de fora

Mais uma dica importante para que você não acabe caindo na malha fina 2022 é não deixar qualquer bem seu de fora da declaração.

Os bens e os direitos são itens que sempre constam diretamente no nome do declarante ou dos dependentes dele.

Para que esses bens sejam declarados, não importa se eles estão aqui no Brasil ou no exterior.

Os bens que devem ser declarados são veículos, imóveis, de conta-corrente ou de poupança, moedas virtuais, entre vários outros.

Além disso, devem ser informados também os bens que são financiados e ainda não quitados dentro do ano-calendário que vale para a próxima declaração.

Você não deve atualizar todos os valores dos seus bens de acordo com o valor de mercado atual, pois isso é proibido.

O que deve ser feito é informar qual foi o custo de aquisição do bem, o valor que você pagou nele ao adquiri-lo.

Quais são os erros mais comuns que levam a cair na malha fina 2022?

Além de ver as dicas para evitar cair na malha fina 2022, é essencial conhecer, também, os erros mais comuns que levam a esse problema.

A própria Receita Federal já citou quais são os motivos principais que acabam levando os contribuintes a caírem na malha fina e a terem suas declarações retidas.

Eles são:

  • A omissão dos rendimentos, tanto de titulares quanto de dependentes declarados (a causa principal);
  • As deduções das despesas médicas;
  • As divergências do IRRF que foi informado pelo contribuinte na declaração e o que foi informado em DIRF;
  • As deduções geradas pelo imposto devido;
  • O recebimento dos rendimentos acumulados;
  • As divergências entre as informações a respeito do pagamento de carnê-leão ou do imposto complementar.

Contrate a Auxílio Contábil para fazer sua Declaração de Imposto de Renda 2022

É muito importante que todo contribuinte entenda o que é necessário para não cair na malha fina 2022.

A melhor forma de fazer isso é contratar uma assessoria contábil para auxiliar em todo esse processo, evitando, assim, problemas no futuro.

Conte com a Auxílio Contábil para tornar a sua declaração de IR mais fácil em 2022. Clique no ícone do WhatsApp para falar com um de nossos especialistas.

ENTRAR EM CONTATO!

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima