Regime tributário ideal para representantes comerciais: aprenda a escolher e reduzir impostos

Descubra O Melhor Regime Tributario Para Representacao Comercial Blog - Auxílio Contábil

Regime tributário ideal para representantes comerciais: aprenda a escolher e reduzir impostos

Descubra o melhor regime tributário para representação comercial

Decidir sobre o regime tributário correto é fundamental para a manutenção de qualquer CNPJ, pois tem um impacto direto sobre o valor dos impostos a serem pagos.

O representante de vendas trabalha prestando serviços – portanto, ele acaba precisando pagar impostos muito como outros profissionais.

É essencial considerar o regime tributário apropriado para otimizar os custos. Além de ter um custo financeiro, a estrutura imprópria pode resultar em complicações fiscais com a Receita Federal, o que pode envolver autos de infração, penalidades e outras punições. 

Para evitar isso, é essencial ter um entendimento profundo dos regimes fiscais, tais como os tipos de impostos pelos quais a empresa é responsável, as particularidades de cada regime e outros fatores.

Para ajudá-lo neste sentido, elaboramos este artigo visando discutir as principais questões sobre o assunto e como escolher o melhor regime fiscal para a representação comercial.

Sugerimos que você leia também:

Como funciona a tributação para representante comercial?

A tributação para os representantes comerciais é frequentemente desconsiderada, porém, é um dos pontos mais cruciais. Se não for administrada da maneira correta, um mês de vendas bem-sucedidas pode ser transformado em um mês negativo financeiramente. Além do efeito financeiro, pode também minimizar as possibilidades para o profissional no campo.

Ainda hoje, inúmeros representantes que estabelecem o MEI para simplificar a tributação no campo e pagar menos impostos. Mas este é um ato ilegal, já que a representação comercial não está dentro da alçada do MEI. 

Qualquer pessoa que atue desta forma estará sujeita à punição pelo CORE (Conselho Regional de Representantes Comerciais).

Quando se deseja criar uma empresa de representação comercial, existem algumas opções fiscais disponíveis, tais como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. 

Qual o regime tributário ideal para representante comercial?

Para saber mais sobre as melhores condições de recolhimento de impostos para a representação comercial, entenda sobre os regimes tributários disponíveis.

Simples Nacional 

O Simples Nacional é um programa que torna mais simples para as empresas a gestão de seus impostos. Aqueles que decidem usar este sistema devem pagar seus impostos mês a mês através do DAS. Esta guia cobre todos os impostos que a empresa precisa pagar, o que torna muito mais fácil o recolhimento e gestão dos tributos.

O sistema é dividido em cinco Anexos diferentes, cada uma com seus próprios regulamentos, definições e atividades que podem ou devem ser incorporadas. 

Um representante comercial se enquadra no Anexo V ou no Anexo III do Simples Nacional, dependendo do Fator R. 

Se estiverem no Anexo III, sua taxa de imposto começa em 6%. Em ambos os cenários, a alíquota do imposto aumenta à medida que a receita aumenta.

Lucro Presumido 

O Lucro Presumido é um sistema tributário cuja intenção é tornar o processo de declaração de impostos mais simples para as empresas, mas, na verdade, é mais complicado do que o sistema do Simples Nacional. 

Este regime funciona através da presunção da taxa de lucro das vendas da empresa para então calcular o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

O valor presumido para o representante comercial sob o Lucro Presumido é de 32%, o que significa que se supõe que 32% de todas as vendas são lucro. 

Além disso, o regime vem com taxas predecididas para PIS (0,65%) e COFINS (3%) e ISS (que varia de cidade para cidade com uma média de 2 a 5%).

 Estes impostos são cobrados todos os meses sobre o faturamento da empresa.

Lucro Real

Este sistema de tributação exige uma avaliação fiscal baseada nos ganhos reais do representante em vez de suposições como no Lucro Presumido. 

Embora, para utilizar este sistema, a empresa deve estar plenamente ciente de sua contabilidade, o que pode ser bastante difícil. Geralmente, esta não é a opção mais confiável para este ramo de negócios. Normalmente é viável apenas para aqueles com uma rotatividade muito alta. E as empresas que são obrigadas a aderir ao regime são as com faturamento acima de R$78 milhões por ano, portanto, esta não é tipicamente uma escolha atraente.

Como escolher corretamente o regime tributário de representação comercial?

A determinação do regime de tributação mais apropriado depende de várias avaliações. Você tem que considerar sua renda, a folha de pagamento de sua empresa e muitas outras características.

Em geral, os regimes mais frequentemente utilizados são Simples Nacional e Lucro Presumido.

De fato, a opção do sistema tributário simplificado poderia talvez ser a seleção mais adequada, pois este sistema tributário oferece o potencial para planejar impostos de forma eficiente e reduzi-los consideravelmente. 

Mas somente um contador qualificado pode auxiliá-lo nesta área.

Um contador especialista pode ajudar na criação de um planejamento tributário bem-sucedido para sua empresa e com isso, auxiliá-lo a tomar as melhores decisões relacionadas ao funcionamento da sua empresa, como a escolha do regime de tributação.

E lembre-se, o planejamento tributário pode te auxiliar em muito mais do que a escolha do regime tributário.

Afinal, para progredir, o empresário deve examinar as possibilidades de diminuir legalmente seus pagamentos de impostos.

É importante entender que o planejamento tributário não é uma evasão fiscal ilegal, mas sim um conjunto legítimo de métodos para diminuir o montante de impostos e outras contribuições.

Consequentemente, as empresas se tornam mais lucrativas e conseguem se expandir no setor comercial.

De fato, a melhor maneira de conseguir isso é selecionando o sistema tributário mais adequado, no entanto é essencial ter um alto conhecimento da legislação tributária a fim de determinar outras estratégias legais para a redução de impostos para a empresa.

A Auxílio Contábil te oferece o apoio de que você precisa  

É essencial compreender a complexidade da avaliação necessária para escolher um regime, compreendendo a estrutura do negócio e a opção que gerará o máximo de lucros. 

É por isso que a contabilidade para representantes comerciais é tão crítica para uma empresa: eles receberão assistência e ajuda com a organização financeira da empresa. 

Estamos cientes de que muitos tendem a administrar o máximo de atividades que podem, mas reconhecemos que uma ajuda especializada pode ser muito útil e benéfica. 

A contabilidade dos representantes comerciais é essencial, tanto ao iniciar uma empresa quanto ao selecionar a tributação mais eficaz.

Você está procurando abrir um negócio ou já tem um CNPJ, mas sente-se como se estivesse pagando muito em impostos? 

Aqui, na Auxílio Contábil, podemos apoiá-lo na criação de sua empresa e atender às suas necessidades contábeis. 

Temos à sua disposição uma gama de serviços, tais como Contabilidade para Representante Comercial 

Se você está pronto para levar seu negócio ao próximo nível, entre em contato conosco.

CLIQUE AQUI E TENHA O NOSSO APOIO PARA DETERMINAR O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO

Summary
 Regime tributário ideal para representantes comerciais: aprenda a escolher e reduzir impostos
Article Name
Regime tributário ideal para representantes comerciais: aprenda a escolher e reduzir impostos
Description
Descubra o melhor regime tributário para representação comercial. Leia o artigo que preparamos até o final e confira os detalhes!
Author
Publisher Name
Auxílio Contábil
Publisher Logo
<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Scroll to Top
Rolar para cima