Assessoria de contabilidade: Saiba como ela auxilia seu negócio

Assessoria Contabilidade Saiba Como Ela Auxilia O Negocio

Assessoria de contabilidade: Saiba como ela auxilia seu negócio

Quando o assunto é saber como lidar com o seu dinheiro, e o dinheiro da sua empresa, todo cuidado é pouco.

Gerenciar o seu patrimônio com cuidado é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer e, nessa missão, contar com uma ajuda extra pode ser a diferença entre investir certo ou perder seu dinheiro.

Se você ainda não conhece os serviços de assessoria de contabilidade, está perdendo uma grande oportunidade de ter acesso a soluções contábeis mais robustas, que podem te ajudar a gerenciar melhor o seu dinheiro.

Esqueça a imagem do contador burocrático!

Hoje, profissionais da área contábil são mais dinâmicos e proativos, prontos para te dar insights sobre as melhores abordagens e investimentos.

Neste guia completo sobre assessoria de contabilidade, te explicaremos o que é esse serviço, quais as principais atividades que estes profissionais desempenham, quais as vantagens de se contar com uma assessoria do tipo e, claro, como contratá-la.

Esperamos que as informações possam ser úteis para você!

O que é assessoria de contabilidade?

Assessoria contábil é o nome dado ao conjunto de serviços prestados por empresas especializadas em contabilidade.

Em primeiro lugar, esse tipo de assessoria serve para ajudar empresas a entrar em conformidade com obrigações fiscais, mas sua utilidade não para por aí. 

A cada ano que passa, os contadores assumem um papel mais estratégico dentro de empresas, sendo os responsáveis por mensurar todos os eventos financeiros da sua companhia, traduzindo-os de forma compreensível, o que pode ajudar na tomada de decisões mais assertivas. 

Seu papel, a longo prazo, pode ser extremamente valioso, ajudando gestores a terem uma visão mais especializada de suas finanças.

É importante lembrar que esse também é um serviço obrigatório para todas as empresas, previsto pelo Art. 1779 do Código Civil: “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não”.

O que faz uma assessoria de contabilidade?

A assessoria contábil tem o objetivo de fornecer suporte para as atividades da empresa, servindo como um mecanismo de planejamento eficiente em diferentes frentes do negócio, tais como a gestão financeira, as rotinas trabalhistas e o planejamento de tributos devidos ao governo.  

De acordo com dados recentes, divulgados pelo Banco Mundial, o Brasil lidera o ranking de países mais burocráticos do mundo, acumulando o total de 1.958 horas/ano na preparação para o pagamento de impostos.

Uma média seis vezes maior do que a registrada em outros países da América Latina. 

Nesse cenário, percebe-se a importância de se contar com um serviço especializado em contabilidade.

Conheça agora algumas das principais frentes nas quais os assessores contábeis podem atuar: 

Documentos contábeis

Os balanços financeiros são, de longe, um dos mais valiosos serviços proporcionados pela assessoria de contabilidade.

Esses são relatórios completos, que mostram a saúde financeira da empresa para investidores.

O balanço é capaz de proporcionar insights para recomendações futuras, ditando os próximos passos da empresa.

Eles costumam ser realizados com certa periodicidade, sendo obrigatórios para empresas de capital aberto. 

Abertura de empresas

A assessoria contábil pode ser útil para sua empresa antes mesmo dela sequer existir.

Também é papel dos contadores reunir todas as informações necessárias para abrir uma empresa e auxiliar empresários nesta empreitada. 

Contar com um profissional da contabilidade nesse estágio vai ajudar a sua empresa a entrar dentro da categoria de tributação adequada, evitando problemas com a lei, ou gastos desnecessários. 

Assessoria fiscal

Organizar a vida fiscal de sua empresa é uma das tarefas mais complexas da jornada empresarial. ICMS, alíquotas, tarifas, as variáveis são gigantescas e, se você perde o prazo de algum pagamento importante, as dores de cabeça serão ainda maiores. 

Mas, para contadores, essa é uma tarefa que faz parte da rotina. Esses profissionais podem, portanto, ajudar a sua empresa imensamente, garantindo que a saúde fiscal da sua empresa esteja sempre em dia.

Alterações contratuais

Sua empresa não é um organismo inerte.

Isso quer dizer que, ao longo do tempo, seus objetivos de empreender podem mudar e, quando isso acontece, as alterações contratuais são inevitáveis. 

Esse é um processo extremamente burocrático, mas que pode ser melhorado por meio de uma assessoria de contabilidade.

Planejamento tributário

As cargas tributárias que incidem sobre empresas podem variar imensamente, a depender do segmento de atuação de cada empreendimento.

Para evitar gastos desnecessários, ou problemas com arrecadação insuficiente de tributos, contar com um bom planejamento tributário é essencial. 

Nesse quesito, não há profissionais melhores para te ajudar do que os especialistas em contabilidade.

Eles podem determinar com segurança qual o regime de tributamento que a sua empresa deve seguir e prever isenções ao longo do tempo. 

Como funciona uma assessoria de contabilidade?

Assessoria Contabilidade Como Funciona

Uma assessoria contábil tem o intuito de avaliar carências contábeis, ou financeiras, identificando possíveis riscos na operação da empresa, sugerindo soluções para otimizar o orçamento e implementando processos de melhoria para tornar a empresa mais competitiva. 

Alguns dos principais relatórios contábeis são a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP).

Existem também outras demonstrações exigidas pela legislação, e cabe à assessoria determinar quando e como entregar cada tipo de relatório.

Qual é a diferença entre assessoria e consultoria de contabilidade? 

Ainda que a assessoria e consultoria de contabilidade pareçam sinônimos, é importante lembrar que estes são serviços diferentes. 

Enquanto a consultoria tem o intuito de ajudar na otimização de processos pontuais, a assessoria é um trabalho contínuo focado em ajudar a empresa a se desenvolver em diversas áreas, por meio de uma boa gestão financeira. 

Ambas abordagens podem gerar resultados satisfatórios, portanto, cabe à empresa decidir qual serviço que melhor se adequa às suas necessidades no momento. 

Portanto, aqui vai a diferença entre a assessoria e a consultoria em contabilidade:

Assessoria contábil

A assessoria de contabilidade tem o intuito de construir uma relação de confiança que se estende à longo prazo, traçando diagnósticos consistentes com o atual estado financeiro da empresa. 

Isso pode ajudar seu empreendimento a entender seu lugar no mercado de maneira mais estratégica, auxiliando na tomada de decisão nos mais diversos níveis. 

Consultoria contábil

Enquanto isso, a consultoria em contabilidade procura focar em tarefas mais operacionais, otimizando processos de maneira pontual e tornando as operações da empresa mais enxutas. 

Ela pode ser útil quando a sua empresa precisa melhorar determinados processos, otimizar o orçamento e, de maneira geral, funcionar de forma mais organizada. 

Quando contratar uma assessoria de contabilidade? 

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma assessoria contábil não deve ser contratada apenas em momentos de crise financeira. 

Como você pode perceber pelos últimos tópicos, as áreas de atuação dos profissionais de contabilidade são amplas e extremamente úteis para empresas que buscam ser mais estratégicas e eficientes. 

Uma assessoria como essa deve ser considerada um investimento para o futuro, já que pode, efetivamente, prevenir crises financeiras e problemas jurídicos relacionados à questões tributárias. 

Esse serviço pode ser útil, inclusive, antes mesmo que a sua empresa esteja aberta, ajudando você a escolher o regime tributário correto e evitando problemas com a arrecadação de impostos no longo prazo. 

Vantagens de contratar a assessoria de contabilidade para sua empresa

Assessoria Contabilidade Vantagens De Contratar

Mais do que apenas calcular gastos, ganhos e lucros, gerenciar a vida financeira de uma empresa é uma tarefa extremamente complexa. 

Felizmente, os serviços de assessoria de contabilidade servem para ajudar você e o seu empreendimento a terem vidas financeiras mais saudáveis. 

Contar com um serviço como esse também pode ser uma diferença competitiva crucial, colocando a sua empresa à frente das demais concorrentes quando o assunto é otimizar orçamentos e gerenciar todas as variáveis tributárias. 

Se você quer saber um pouco mais sobre as vantagens de se contratar uma assessoria de contabilidade, aqui vai uma lista com os principais benefícios deste serviço. Confira!  

Estar em conformidade com a lei

O funcionamento de empresas é regulado por uma série de leis fiscais que determinam, por exemplo, os regimes de tributação correspondentes à atividade empresarial. 

Não estar em conformidade com essas regulamentações pode ser uma inesgotável fonte de problemas, limitando o crescimento da sua empresa e até mesmo ameaçando a sua operação. 

É papel do assessor de contabilidade, portanto, criar um planejamento tributário adequado, apontando se a sua empresa deve entrar dentro das categorias Lucro Real, Lucro Presumido, ou Simples Nacional, por exemplo. 

Isso também te ajudará a pagar o menor valor possível em tributos, otimizando o orçamento. 

Se dedicar à atividade fim do negócio

Ainda que as obrigações fiscais sejam cruciais para o funcionamento da sua empresa, dificilmente esse é o objetivo principal das suas operações, não é mesmo? 

Ao contar com uma assessoria contábil, você não precisa se preocupar com os aspectos operacionais da gestão financeira, pensando apenas nos quesitos mais estratégicos, que ajudarão a sua empresa a se expandir e atender mais clientes. 

Dessa maneira, você pode focar no que realmente importa: seus clientes e o serviço que você presta a eles. 

Auxílio com questões trabalhistas

Empresas que contratam por meio da CLT precisam cumprir com uma série de obrigações financeiras para com seus colaboradores.

Nesse sentido, uma assessoria de contabilidade pode ajudar a regularizar essas operações e garantir que todos os prazos sejam cumpridos, evitando problemas judiciais. 

Aqui vai uma lista com todas as obrigações trabalhistas que podem ser gerenciadas pela assessoria contábil: 

  • PPP – Perfil Profissional Previdenciário;
  • MANADA – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Livro de registro do empregado;
  • Folha de pagamento;
  • Guia de Recolhimento do FGTS;
  • GFIP – Informações à Previdência Social;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • GPS – Guia da Previdência Social;
  • Comunicação de Dispensa;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • QHT – Quadro Horário de Trabalho.

Valorização da empresa

Muitas empresas dependem de investidores para que suas operações sejam viáveis e lucrativas.

Mas, poucos deles estariam dispostos a colocar o seu dinheiro em empresas que não oferecem credibilidade ou segurança financeira. 

Sendo assim, uma assessoria de contabilidade pode ajudar, preparando relatórios compreensíveis sobre a situação fiscal da empresa, captando a atenção de possíveis investidores. 

Além disso, esses relatórios também podem ser úteis junto às instituições bancárias, responsáveis por oferecer empréstimos e financiamentos que podem ajudar a sua empresa a crescer. 

Ter relatórios bem estruturados pode, inclusive, ajudar a sua empresa a conseguir financiamentos a preços mais baixos, dependendo do nível de confiabilidade de suas operações. 

Auxílio em tomadas de decisões

Também é importante notarmos que os relatórios produzidos pela equipe de assessores contábeis podem ser de extrema importância para a tomada de decisões. 

Eles oferecem um insight valioso sobre onde a sua empresa se encontra atualmente e quais os possíveis caminhos que ela pode tomar para se tornar mais lucrativa. 

Os contadores também são capazes de ajudar na interpretação desses números, identificando tendências e pontos de melhoria em suas operações como um todo. De certa maneira, uma assessoria de contabilidade pode ser uma carta na manga para empresas que desejam sair na frente da concorrência.

Traga a contabilidade da sua empresa para a Auxílio Contábil.

O que eu preciso saber antes de contratar uma assessoria contábil? 

Assessoria Contabilidade Como Contratar

Escolher uma empresa de assessoria contábil ideal é um processo que precisa ser feito com todo o cuidado, afinal, essa será a companhia responsável por cuidar da saúde financeira de suas operações. 

Existem, é claro, alguns critérios que podem ser observados, a fim de fazer com que você tome a melhor decisão na hora de escolher uma assessoria de contabilidade. Veja alguns deles nos tópicos abaixo: 

  • Reputação da empresa; 
  • Opinião de outros clientes sobre seu serviço; 
  • Posicionamento da empresa quanto às tendência de tecnologia do mercado; 
  • Quais ferramentas são utilizadas.

Conclusão 

Empresas que desejam crescer e se destacar dentro de sua área de atuação precisam, antes de tudo, contar com uma sólida base financeira, onde todas as obrigações fiscais e trabalhistas estão mapeadas e devidamente gerenciadas. 

Essa tarefa pode ser um desafio e tanto, principalmente considerando que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo, de acordo com o Banco Mundial. 

Nesse sentido, um serviço de contabilidade especializado, como uma assessoria, pode ajudar na tomada de decisões estratégicas e no gerenciamento da burocracia diária. Para continuar aprendendo mais sobre o assunto, visite o blog da Auxílio Contábil! 

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima