Planejamento financeiro de uma empresa: o guia completo

Planejamento Financeiro De Uma Empresa

Planejamento financeiro de uma empresa: o guia completo

Você já pensou em como o planejamento financeiro de uma empresa pode ajudar em seu crescimento?

Empreender – sobretudo no Brasil – não é uma tarefa fácil: estimativas de mercado apontam que 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos de existência. 

Existem, é claro, muitos fatores que podem influenciar no fracasso de um empreendimento.

No entanto, especialistas apontam que a falta de planejamento financeiro é um dos principais obstáculos para o crescimento saudável de uma companhia. 

Diante de um cenário como esse, percebe-se a tamanha importância que um planejamento orçamentário tem de tornar um negócio rentável. 

Se você também teme que a sua empresa torne-se uma estatística, ter conhecimento sobre os processos que envolvem um bom planejamento financeiro é essencial.

Para te ajudar neste projeto, nós, da Auxílio Contábil, preparamos um guia completo com todas as informações que você precisa considerar se deseja organizar a vida financeira do seu negócio.

Vamos aprender mais sobre o assunto? 

O que é o planejamento financeiro de uma empresa?

Um planejamento financeiro de uma empresa nada mais é do que uma parte essencial do plano de negócios, um documento que detalha todas as diretrizes para tornar o projeto mais rentável a curto, médio e longo prazo. 

Quando pensamos em um planejamento como este, podemos tratá-lo como uma espécie de guia ou roteiro, criado a partir de ferramentas administrativas com a ajuda de profissionais especializados em contabilidade empresarial. 

Para que um planejamento como este seja confiável e realista, é importante baseá-lo em dados empíricos sobre o seu negócio e o seu mercado.

Também é essencial que este documento seja redigido de forma detalhada, com um olhar honesto sobre como anda o fluxo de caixa do negócio

Este será um documento usado para basear decisões muito estratégicas para o crescimento da empresa, tais como o investimento em ferramentas, redução de custos, abertura de filiais e mais. 

Como funciona um planejamento financeiro de uma empresa?

Planejamento Financeiro De Uma Empresa Como Funciona

Quando falamos em fazer um planejamento financeiro voltado para um empreendimento, é importante notarmos que este é um processo bastante discutido e detalhado por estudiosos e economistas da área. 

Sendo assim, existem diversas “fórmulas” para tornar este planejamento mais simples, o que é um cuidado bem-vindo, principalmente para gestores iniciantes.

Um método que podemos destacar é o Ciclo PDCA, que é composto por 4 etapas: Plan, planejar; Do, fazer; Check, checar; e Action, agir.

É importante ter em mente que lidar com variáveis financeiras é, afinal, um trabalho contínuo, uma vez que elas podem mudar constantemente.  

Sendo assim, quando falamos em planejamento, não estamos nos referindo a conjecturas e conceitos teóricos apenas, mas a um plano de ações empíricas voltadas para a constante otimização de processos no dia a dia da sua empresa.  

A importância do planejamento financeiro para uma empresa

Mais do que apenas importante, o planejamento financeiro é um recurso indispensável para fazer uma empresa crescer de maneira saudável e sustentável, sobretudo durante os seus primeiros anos de atuação – os mais críticos para empreendimentos dos mais variados setores. 

Tomar decisões sobre a sua empresa sem ter um planejamento é como atirar no escuro.

Em contrapartida, com um planejamento financeiro robusto, tomar decisões para sua empresa será como dirigir por uma estrada bem sinalizada, com a ajuda de um GPS. 

Ter um plano como este te tornará capaz de enxergar, por exemplo, recursos que estão sendo desperdiçados em determinada área e oportunidades de investimento, tanto no âmbito interno, quanto no externo. 

Além disso, este recurso também pode conferir uma visão de mercado mais apurada, permitindo que você identifique tendências e faça projeções de lucro mais satisfatórias. 

Quais os principais benefícios das empresas fazerem um bom planejamento financeiro?

Existem muitas maneiras pelas quais um planejamento financeiro de uma empresa pode ajudá-la a alcançar maior estabilidade no mercado e crescer de maneira saudável.

Listamos, nos tópicos abaixo, alguns dos principais benefícios de se contar com um recurso como este: 

  • Criação de um orçamento colaborativo para toda a empresa: ou seja, os recursos não ficam “presos” em setores específicos, mas fluem por todas as partes do empreendimento. 
  • Previsibilidade: o papel do planejamento financeiro de uma empresa é traçar possíveis cenários futuros, ajudando gestores a traçarem planos de curto, médio e longo prazo.
  • Otimização de gastos: você acha que determinado setor poderia render mais, se tivesse mais investimento? Ou alguma outra parte da empresa suga recursos, sem retornar em lucro? Um planejamento financeiro de uma empresa pode ajudar a enxergar esses espaços para otimização. 
  • Estruturação estratégica de pessoal: as pessoas são o recurso mais valioso de qualquer empresa, e um planejamento financeiro pode ajudar a gerenciar este recurso de maneira mais estratégica, apontando contratações necessárias, qualificações que podem ser implementadas e mais. 

Como fazer o planejamento financeiro de sua empresa?

Planejamento Financeiro De Uma Empresa Como Fazer

Agora que você já sabe, na teoria, a importância de um planejamento financeiro de uma empresa e como ele pode ajudar na tomada de decisões estratégicas para o seu empreendimento, queremos apresentar o passo a passo para que você possa tirar esse planejamento do papel. Vamos começar? 

Estabeleça metas e objetivos

Um planejamento sem objetivos não é de muito uso para uma empresa que deseja crescer, não é mesmo?

Saber onde se quer estar no futuro é importante para guiar as suas ações no presente. 

Por isso, de maneira realista, estabeleça metas que a sua empresa pode alcançar, considerando o seu estado financeiro atual e o seu fluxo de caixa.

Alguns exemplos de metas que podem ser usadas são: 

  • Fechar o ano com lucratividade; 
  • Pagar contas sem atrasos; 
  • Aumentar o faturamento; 
  • Aumentar o número de clientes de determinado produto ou serviço; 
  • Reduzir custos fixos; 
  • Elevar a participação no mercado; 
  • E mais! 

Os objetivos, é claro, precisam ser personalizados para as necessidades da sua empresa. O importante é que estas metas sejam detalhadas, explicitando pequenas ações que podem ser feitas para que o objetivo seja alcançado. 

Defina orçamentos

Assim como planejar as ações que devem ser tomadas, também é importante saber quanto cada uma delas custará.

Isso ajudará você, como gestor, a ter previsibilidade quanto ao fluxo de caixa e cenários externos. 

Também deve-se mapear o lucro estimado que o investimento retornará. 

Essa é uma variável essencial para garantir a saúde financeira da sua empresa, entendendo quais esforços financeiros valem a pena e quais devem ser abandonados.

Os orçamentos também são importantes para manter os gastos controlados a longo prazo. 

Dessa maneira você não perderá o foco e investirá mais do que deveria em uma ação não planejada.

Tenha um plano de ação 

Plano de ação nada mais é do que um desdobramento empírico do planejamento financeiro. 

Um bom plano de ação deve, em um primeiro momento, definir os objetivos e mapear todas as ações necessárias para alcançá-los, por menores que sejam. 

Nessa fase é importante ter um cronograma dividindo tarefas e responsabilidades entre membros da equipe. 

Os prazos deste cronograma devem ser, acima de tudo, realistas, a fim de  evitar frustrações entre os funcionários.

Em todo o processo, documente as ações tomadas para que você possa avaliá-las novamente no futuro e fazer alterações de acordo com o desenvolvimento da sua empresa. 

Projete diferentes cenários

Mesmo com um bom planejamento é importante ter em mente que cenários alternativos podem se concretizar, e a sua empresa precisa estar preparada para isso. 

Divida o seu planejamento financeiro em um cenário base – onde os acontecimentos mais prováveis estão previstos – mas também crie cenários diferentes.

É recomendável que os cenários alternativos sejam divididos em dois: um otimista, onde as expectativas são superadas; e um pessimista, onde o oposto acontece. 

Defina métricas para os resultados

Com tamanha quantidade de informações e variáveis, pode ser difícil controlar muitas métricas diferentes e ter uma boa noção dos resultados.

Sendo assim, é inteligente delimitar métricas específicas para avaliação de performance, as famosas KPIs. 

Digamos, por exemplo, que uma meta estabelecida seja o aumento de clientes de determinado produto ou serviço.

Algumas boas KPI a serem acompanhadas são o número de vendas deste produto, o número de contatos feitos com potenciais clientes, o número de downloads de um aplicativo e por aí vai. 

Como uma pessoa que está em constante contato com a realidade de sua empresa, você é apto para entender quais as variáveis mais importantes e como elas devem ser medidas. 

Como uma empresa de contabilidade pode auxiliar no planejamento financeiro? 

Nós explicamos, em detalhes, a importância que um planejamento financeiro de uma empresa pode ter em seu crescimento e, francamente, em suas chances de sucesso no mercado. 

Temos certeza de que esta é uma prioridade para gestores precavidos e preocupados, mas também sabemos que, na prática, as finanças são apenas uma das variáveis a serem controladas na gestão de uma companhia. 

Quando a sua empresa não tem a contabilidade como o core business – como a Auxílio Contábil tem, por exemplo – pode ser difícil controlar todos os recursos financeiros com máxima eficiência. 

Por isso, contar com uma empresa especializada em contabilidade financeira é um investimento muito inteligente. 

Se outrora os contadores eram vistos como pessoas “quadradas”, com uma ação limitada na estratégia da companhia, hoje, a história é bem diferente.

Com a aplicação de tecnologia, a contabilidade tomou o protagonismo no crescimento de empresas. 

Aqui vão algumas das principais áreas nas quais as empresas de contabilidade podem ajudar a sua empresa: 

  • Fornecer apoio à decisões estratégicas; 
  • Fornecer ferramentas de controle financeiro;
  • Servir como ferramenta de gestão integrada;
  • Identificar áreas de investimento dentro e fora da empresa.

Como a Auxílio Contábil pode te ajudar?

A Auxílio Contábil é uma empresa de consultoria e terceirização de serviços contábeis, com ampla experiência em contabilidade empresarial.

Nossas experiências se concentram nas áreas de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária. 

Atendemos com muito sucesso centenas de clientes em todo o Brasil, ajudando-os a ganhar mais autonomia e controle sobre a vida financeira de suas empresas. 

Trabalhamos no orientação e controle da aplicação dos dispositivos legais federais, estaduais e municipais para a sua empresa, além de fazer a atualização ou revisão de serviços contábeis de maneira rápida e eficiente.

Veja algumas das vantagens que oferecemos aos clientes que optam por nossos serviços de gerenciamento fiscal de empresas: 

  • Adequação ao regime tributário, possibilitando otimização de gastos com impostos; 
  • Controle de fluxo de caixa; 
  • Gestão de fornecedores;
  • Mapeamento e redução de custos fixos; 
  • Gerenciamento de folha de pagamentos e obrigações financeiras relacionadas; 
  • Realização de relatórios de gastos com informações confiáveis e apuradas. 

Traga a contabilidade da sua empresa para a Auxílio Contábil. 

Conclusão

Estimativas de mercado mostram que uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de atuação no Brasil. Isso deve-se, em grande parte, à falta de planejamento financeiro de empresas. 

Gestores que não querem ver o seu empreendimento virar uma estatística precisam, acima de tudo, investir em um planejamento financeiro e orçamentário robusto, já que este é um  recurso indispensável para fazer uma empresa crescer de maneira saudável e sustentável. 

O planejamento financeiro de uma empresa pode ajudar em âmbitos como a criação de um orçamento colaborativo, previsibilidade de cenários e gastos, estruturação estratégica de equipes e mais. 

Neste artigo, explicamos o passo a passo para montar um planejamento empresarial. Alguns pontos que podemos destacar são: 

  • Estabelecimento de metas e objetivos
  • Definição de orçamentos
  • Criação de um plano de ação 
  • Projeção de diferentes cenários;
  • Definição de métricas para os resultados. 

Nós também falamos sobre a importância de se ter uma empresa especializada em contabilidade para gerenciar variáveis tão delicadas que, frequentemente, não têm relação com o core business da empresa. 

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima