fbpx skip to Main Content
Quer Ter Uma Empresa E Pagar Poucos Impostos? Então Precisa Saber Como Se Tornar MEI!

Quer ter uma empresa e pagar poucos impostos? Então precisa saber como se tornar MEI!

Já sonhou em ter a sua própria empresa? Então você precisa saber como se tornar MEI e pagar menos impostos!

Ser o dono do seu próprio negócio pode ser o sonho de muita gente, mas para quem se preocupa com o pagamento de impostos, enquadrar-se em um regime tributário pode se tornar um verdadeiro pesadelo! Para evitar isso, você pode ser um microempreendedor individual! Quer saber como se tornar MEI? Continue conosco!

Se você está decidido a começar o seu negócio, mas está preocupado com suas economias, então precisa continuar com essa leitura!

O que é um MEI, afinal?

O MEI, Microempreendedor Individual, é um tipo de Pessoa Jurídica, uma atividade empresarial cuja tributação acontece de forma diferenciada, e para a qual as regras de trabalho também são outras!

Para ser um MEI, você precisa:

Não ser dono de qualquer empresa, sócio ou mesmo administrador, além de exercer quaisquer atividades descritas no Anexo XIII da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional de nº 94/2011 e ter um faturamento de até R$81 mil por ano!

Basicamente, essas são as regras para que você seja um MEI, mas atenção, é necessário estar atento a outros detalhes! Embora você possa ser cadastrado como um MEI ao estar enquadrado nas regras acima, é importante saber que você poderá ter, no máximo, um funcionário!

Portanto, não poderá contratar colaboradores como bem quiser, já que isso descaracterizaria sua atividade MEI (individual).

Tenha os seguintes documentos em mãos para se tornar um MEI!

  • CPF;
  • Título de eleitor ou recibo da última declaração do seu IR;
  • CEP residencial e local onde será conduzida sua atividade comercial.

A que um MEI tem direito, afinal?

Como uma empresa enquadrada no Simples Nacional, o MEI está completamente livre do pagamento de tributos federais. Mas, não só isso! O MEI ainda tem direito a benefícios previdenciários e a possuir um CNPJ, além do registro de, no máximo, um empregado!

O MEI precisa pagar uma taxa relacionada à sua área de atuação, a DAS-MEI, que é emitida mensalmente.

Você pode pagar a DAS-MEI através de três meios:

  • O Débito Automático;
  • O Pagamento Online;
  • O Boleto, que pode ser pago em caixas eletrônicos, lotéricas e bancos.

O valor da DAS é fixo! Portanto, não espere surpresas desagradáveis, mas lembre-se de pagá-la mensalmente e não se permitir atrasar!

Atraso no pagamento e recebimento de pagamentos incorretos

Caso você atrase o pagamento das taxas, poderá parcelar o valor total em até 60 vezes de até R$ 50 por parcela. Para pagamentos duplicados, você poderá solicitar um reembolso, não tem problema!

Mas, não esqueça! Mantenha seu negócio dentro da legalidade! Conte com a ajuda de um contador para cuidar das suas obrigações como MEI e dedique-se integralmente ao seu negócio! Nós podemos te ajudar a conquistar o sucesso financeiro e empresarial com um controle contábil que se adequa às suas necessidades! Portanto, antes de se tornar um MEI, busque o apoio da contabilidade para MEI!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Auxílio Contábil.

Sucesso e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top