Contabilidade nas empresas de Palmas: Porque ela é tão importante?

contabilidade nas empresas de palmas

Contabilidade nas empresas de Palmas: Porque ela é tão importante?

A contabilidade nas empresas de Palmas é essencial para que os negócios se desenvolvam de maneira sustentável, seguindo a legislação.

Além dela ser necessária no controle das finanças, seu papel é muito mais complexo e pode, inclusive, garantir o sucesso do empreendimento.

Inclusive, um negócio sem o apoio desse profissional pode colocar em risco toda a operação ao longo dos anos.

Agora, se você deseja saber qual a importância da contabilidade para a sua empresa, continue lendo este artigo que a Auxílio Contábil preparou para você.

Como atua uma contabilidade nas empresas de Palmas?

O auxílio de um contador é fundamental em diversos momentos de um negócio.

Primeiramente, ele ajuda na abertura de uma empresa, que é um processo bastante burocrático.

Ele então verifica as legislações para que nenhuma obrigação deixe de ser cumprida, além de orientar o empreendedor sobre a melhor forma de tributação e o melhor formato jurídico.

Já no dia a dia das operações, a contabilidade nas empresas de Palmas é responsável por analisar todas as movimentações financeiras, bem como elaborar os balancetes.

Ela também verifica as contas a receber e a pagar, faz o fluxo de caixa, e ainda processa documentos de admissão e demissão.

A importância dos serviços de uma contabilidade nas empresas de Palmas

Crescer de forma sustentável é objetivo de todo empreendimento. 

Mas, para isso é preciso manter as contas e obrigações fiscais em dia, reduzir custos operacionais, fazer bons investimentos, entre outros.

E é o contador que possibilita realizar essas ações, afinal ele é responsável por cuidar de todos os ativos financeiros de um negócio.

Nesse sentido, a contabilidade é importante para que a gestão tenha um olhar amplo sobre a corporação e consiga planejar melhor suas estratégias de crescimento.

Por que a contabilidade nas empresas de Palmas é tão necessária?

Embora o auxílio de um contador seja importante para quem está começando a atuar como PJ, suas atribuições vão além. 

Pensando nisso, separamos alguns motivos do porquê a contabilidade nas empresas de Palmas é imprescindível.

1. Análise de investimentos

Com a contabilidade nas empresas de Palmas, o gestor consegue ter uma visão ampla de todos os aspectos financeiros do seu negócio.

Isso contribui para que ele tome decisões baseadas em dados reais, colhidos através de relatórios elaborados com frequência pelo setor.

Dessa forma, fica mais fácil analisar os investimentos, seja de mão de obra ou de expansão, sem comprometer a saúde financeira da empresa.

2. Controle eficiente do fluxo de caixa

Você, empreendedor, precisa desenvolver diversas atividades gerenciais no seu dia a dia. Por isso, nem sempre consegue focar na gestão financeira do jeito que deveria.

E mesmo aqueles que se empenham e entendem a importância da contabilidade empresarial, acabam fazendo apenas o básico, que é registrar as informações de entrada e saída de caixa.

Entretanto, um controle eficiente envolve detalhar todos os custos da operação, despesas e receitas do empreendimento, bem como investimentos, empréstimos, entre outros.

3. Balanço patrimonial sempre atualizado

Entre as atribuições do departamento de contabilidade está a escrituração contábil, que envolve a elaboração dos seguintes documentos:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
  • Registro de apuração dos impostos;
  • Balancete;
  • Conciliação bancária;
  • Entre outros.

O primeiro documento é um dos mais importantes quando se fala da saúde financeira de um negócio, pois nele são apresentados todos os bens, investimentos e fontes de recursos de uma empresa em um determinado período.

Contudo, para que ele seja coerente com a situação do empreendimento, é preciso que todos os outros documentos, como o fluxo de caixa, sejam atualizados e organizados corretamente.

Portanto, a contabilidade nas empresas de Palmas garante que os relatórios financeiros estão sendo elaborados da melhor maneira, o que reduz problemas futuros causados por maus investimentos, excesso de gastos, entre outros.

4. Controle de pagamento de guias e impostos

Com exceção do MEI e das empresas optantes pelo Simples Nacional, as outras precisam recolher uma série de tributos, entre eles:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); 
  • Imposto sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Se o gestor não tiver um bom conhecimento e até mesmo controle, pode acabar esquecendo de pagar algum e, assim, gerar sérios problemas junto ao FISCO.

Portanto, além da escrituração, a contabilidade também fica responsável por emitir as guias de impostos e manter o negócio em dia com a legislação brasileira.

5. Acompanhamento da empresa em tempo real

Todas as atribuições da contabilidade permitem o acompanhamento de todos os aspectos financeiros da empresa. 

Isso é essencial para analisar o seu desempenho diante do mercado, bem como amparar a tomada de decisão.

Desse modo, a contabilidade nas empresas de Palmas consegue se desenvolver de forma sustentável.

A gestão passa a ter condições de identificar não só os pontos de melhorias, mas também de abraçar as oportunidades, além de se manter em dia com as obrigações fiscais.

Em que setores a contabilidade nas empresas de Palmas pode ser utilizada?

Apesar das atribuições de um contador estarem muito relacionadas à contas, ela também pode ser usada em outros departamentos.

Logo, um contador pode ser útil na gestão, recursos humanos e até mesmo do jurídico, quando existe a necessidade de calcular os custos e honorários de uma ação, por exemplo.

1. Contas

Neste setor, a contabilidade é responsável por controlar diariamente a entrada e saída de dinheiro, bem como gerir as contas bancárias, emitir boletos, pagar fornecedores, entre outros.

Ou seja, ela fica responsável por tudo o que engloba dívidas e pagamentos.

2. Gestão

A contabilidade nas empresas de Palmas consegue contribuir de forma estratégica para a administração do negócio, trazendo informações relevantes que muitas vezes passam despercebidas.

A partir dos dados e relatórios financeiros, a gestão consegue aproveitar todos os recursos da organização, o que permite usar o dinheiro de forma inteligente e sem gastos desnecessários.

3. Recursos Humanos

Existem diversas obrigações trabalhistas que devem ser feitas por um contador, como o cálculo do pró-labore dos sócios ou emissão das guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda.

Além disso, a contabilidade também pode ficar responsável por:

  • Apurar e emitir os contracheques dos funcionários;
  • Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias);
  • Processar a documentação nos casos de admissão e demissão;
  • Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Nesse sentido, a contabilidade nas empresas de Palmas garante que todos os pagamentos sejam calculados corretamente e as obrigações cumpridas. 

É possível economizar dinheiro do caixa no investimento de uma contabilidade nas empresas de Palmas?

Sim, atualmente existem diversas soluções para quem não abre mão de contar com a ajuda de um contador em seus negócios.

A Auxílio Contábil oferece três planos de contabilidade digital para você que está começando ou já tem um empreendimento ativo. Confira os benefícios de cada um a seguir:

  • Plano prata: contabilidade digital e gestão dos impostos;
  • Ouro: contabilidade digital, gestão de impostos, gestão financeira e emissão de notas fiscais;
  • Diamante: contabilidade digital, gestão de impostos, gestão financeira, emissão de notas fiscais e consultoria.

Além disso, diferentemente de outros escritórios contábeis da região, a Auxílio Contábil não cobra o 13º dos seus clientes, pois acredita que eles podem usar essa parcela para investir no crescimento de suas empresas.

Fale agora com um dos especialistas da Auxílio Contábil e tire todas as suas dúvidas.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima