MEI precisa de contador: entenda sobre o assunto

mei precisa de contador contador

MEI precisa de contador: entenda sobre o assunto

No primeiro semestre de 2021, o Brasil bateu recordes no registro de novas empresas. No total, 2.070.817 novos negócios foram abertos, o maior número já registrado desde 2010, de acordo com o Serasa Experian.

E, a maior parte desses novos CNPJs – aproximadamente 80% do total – são de MEIs, ou seja, microempreendedores individuais. 

Dados mostram que, a cada dois segundos, nasce um novo MEI no Brasil! 

Muitas dessas pessoas estão se aventurando pela primeira vez no mundo do empreendedorismo, o que pode gerar muitas dúvidas. A principal delas costuma ser: MEI precisa de contador? 

Neste artigo, responderemos a esta e outras dúvidas. Confira! 

Afinal, MEI precisa de contador?

De acordo com a  Lei Complementar nº 128/2008, o MEI não é obrigado a contratar um contador. Essa é, na verdade, uma das grandes facilidades para o microempreendedor individual.

Para o MEI, as atividades relacionadas à contabilidade resumem-se à formalização do negócio, o pagamento mensal do DAS (que é uma taxa unificada, que engloba todas as obrigações tributárias do MEI) e a declaração anual de faturamento. 

Sendo assim, um MEI pode gerenciar essas obrigações por conta própria, no Portal do Empreendedor. 

Como um contador pode ajudar o MEI?

Um MEI precisa de contador, por lei? Não. Mas, apenas porque o contador não é um requisito para o MEI, não quer dizer que a sua atuação seria inutilizada.

Para muitas pessoas, o mundo empresarial pode ser cheio de novidades e incertezas. E, nesse caso, a atuação de um profissional da contabilidade pode ser fruto de grande tranquilidade.

O contador pode ajudar o MEI da seguinte maneira: 

  • Formalização a empresa;
  • Apurar e declarar o recolhimento de impostos;
  • Geração de notas fiscais e XML;
  • Realizar o planejamento financeiro e tributário do negócio;
  • Realização de relatórios anuais;
  • E mais!

Lembre-se, ainda que um MEI não precise de contador, ele ainda precisa de muita disciplina e organização para que o seu negócio seja produtivo e esteja dentro das regulamentações fiscais. 

Quais são os benefícios do MEI contratar um contador? 

mei precisa de contador beneficios

Agora você já sabe que o MEI não precisa de contador mas, ainda assim, é importante lembrar que existem obrigações fiscais que precisam ser cumpridas pelos microempreendedores individuais.

Isso quer dizer que, se você não tem uma assessoria de contabilidade responsável por essas demandas, terá que fazê-las você mesmo. Para muitos, isto não é um problema, enquanto outros, podem ter dificuldades para seguir todos os prazos. 

Nos próximos tópicos queremos mostrar quais são os principais benefícios de se ter um contador, mesmo que você seja um MEI. Vamos lá? 

Contribuir para a saúde do negócio

Manter a saúde de um negócio em dia é uma tarefa complicada, principalmente quando falamos de um novo empreendimento.

O papel do contador, no entanto, é exatamente este. Ele é o profissional responsável por fazer a manutenção dos livros contábeis, certificar-se que todas as obrigações tributárias estão em dia e pode, acima de tudo, ser uma opinião estratégica dentro do seu negócio.

O contador trabalha para manter o seu negócio saudável enquanto você foca em atividades menos operacionais. Contar com o apoio de um contador, portanto, pode ser o grande diferencial entre a sua empresa e os demais concorrentes.

Leia também: O que um contador faz? 

Auxilia com questões fiscais e tributárias 

Conforme o seu negócio vai crescendo, acompanhar as diversas variáveis fiscais e tributárias pode ser um desafio. 

Por isso, o papel do contador para MEI é revisar dados e manter a regularidade fiscal, auxiliando o microempreendedor a diminuir os erros e seus documentos. Alguns dos erros mais comuns cometidos por pessoas que têm MEI são: 

  • Omissão ou incoerência da declaração de rendimentos; 
  • Informações imprecisas; 
  • Incoerência na declaração de bens. 

Vale lembrar que incongruências nos relatórios podem ser mais do que uma fonte de dores de cabeça, pode ser fruto de problemas graves com a Receita Federal. 

Ajuda na tomada de decisões

Como explicamos anteriormente, o contador para MEI pode não ser um requisito obrigatório por lei, mas sua atuação certamente ajuda empreendedores que estão começando a lidar melhor com as suas situações fiscais e tributárias. 

Além disso, o contador também pode adquirir uma posição mais estratégica, ajudando o empreendedor a enxergar áreas de investimento que poderiam passar despercebidas para uma pessoa desavisada. 

Otimização do tempo

Fazer declarações, emitir notas fiscais, gerar relatórios. Existem diversos aspectos da rotina de um MEI que podem ser otimizados pela atuação do contador. Ele toma para si essas atividades mais operacionais para que você possa ter mais tempo para pensar em questões estratégicas. Demais, né? 

MEI precisa de contador: dúvidas frequentes

mei precisa de contador duvidas frequentes

Apesar de ser a modalidade mais popular de empreendimento no Brasil, o MEI ainda levanta muitas dúvidas entre pessoas que estão buscando dar os seus primeiros passos no mundo dos negócios. 

Para te ajudar, elencamos algumas das principais dúvidas sobre o MEI e respondemos ela nos próximos tópicos. Confira! 

Quem pode ser MEI?

A lei tem diversas restrições sobre quem pode ser MEI, ou não. Para ser um microempreendedor individual, você precisa atender aos seguintes requisitos: 

  • Possuir no máximo um funcionário registrado; 
  • Não ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; 
  • Possuir uma renda bruta de até R$ 81 mil /ano;
  • Estar incluído em uma das atividades permitidas ao MEI. 

MEI precisa emitir notas fiscais?

Sim, todo MEI é obrigado por lei a emitir notas fiscais referentes aos seus serviços prestados. 

As duas exceções à regra são as seguintes: 

  • Quando a transação comercial tem como destinatário pessoas físicas, com CPF;
  • Operações que envolvem negócios com pessoas jurídicas, mas uma nota fiscal de entrada já foi emitida na mesma transação. 

Como funciona a contabilidade para MEI?

A contabilidade para MEI pode ajudar o microempreendedor individual a ser mais organizado em sua rotina tributária e fiscal, além de ajudar com a emissão de notas fiscais, declaração de rendimentos e ter uma visão estratégica do negócio. 

Traga a contabilidade da sua empresa para a Auxílio Contábil. 

Conclusão 

 

Gostou de aprender mais sobre a relação entre o MEI e o contador? Neste artigo falamos sobre como um contador pode atuar dentro de uma microempresa, trazendo uma visão mais estratégica para o negócio, ajudando na organização das obrigações tributárias e mantendo o controle de prazos.

A Auxílio Contábil é uma empresa de contabilidade on-line, oferecendo soluções práticas e sem burocracia para todos que desejam ter um contador em seu time. Para saber mais sobre nós ou falar com um de nossos consultores, acesse o site

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima