O que o contador faz: veja como ele pode auxiliar sua empresa

o que o contador faz

O que o contador faz: veja como ele pode auxiliar sua empresa

Se você está prestes a abrir uma empresa ou é responsável pelo gerenciamento de um negócio sabe muito bem da tamanha burocracia que está por trás de um empreendimento, não é mesmo? 

Apenas ter uma boa ideia não é o suficiente para ter um negócio de sucesso. Legislação fiscal, controle de fluxo de caixa, investimentos e contas a pagar: entre a teoria e a prática de um negócio existe um grande abismo – e a ponte sobre ele é a contabilidade! 

É comum que empresas, sobretudo aquelas que estão começando agora, negligenciem esse aspecto tão importante das operações diárias. Afinal, o que o contador faz de tão importante? 

Ele é o profissional capaz de navegar por todas essas variáveis e guiar a sua empresa rumo a um caminho de sucesso, com mais segurança financeira e visão de mercado.

Quando usado de maneira estratégica, o contador pode ser uma verdadeira vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O contador também pode ser a chave para um controle fiscal mais tranquilo, permitindo que você foque com mais clareza na atividade fim do seu negócio. Mas, é claro, o papel da contabilidade não para por aqui… 

Neste artigo, falaremos sobre o que o contador faz, qual seu papel dentro da organização e como empresas podem tirar proveito deste profissional.

Preparado para aprender mais conosco? Então confira este guia que escrevemos sobre o assunto… 

O que o contador faz?

O profissional de contabilidade, também conhecido como contador ou contabilista, nada mais é do que uma pessoa devidamente diplomada em Ciências Contábeis em alguma instituição superior de ensino.

Na faculdade, esses profissionais aprendem a exercer funções na área financeira, atuarial, econômica e patrimonial, todas muito importantes para o cotidiano de uma empresa.

Para atuar profissionalmente, o contador precisa ser credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Mais especificamente no âmbito das corporações, a atuação de um contador pode ser útil desde a abertura da empresa – no enquadramento tributário e na apuração do regime de impostos mais adequados – até o gerenciamento de trâmites rotineiros, como o pagamento de pessoal, fornecedores e elaboração de balanços anuais. 

Em resumo, o que o contador faz é tratar de demandas patrimoniais e financeiras diversas, tratando também das demandas econômicas e tributárias da empresa, sem perder de vista prazos importantes para o negócio.

No seu dia a dia, os contadores têm muito contato com planilhas de demonstrativos, guias de impostos, fluxo de caixa, dentre outras atividades operacionais. 

Aqui estão algumas das áreas que podem ser consideradas expertise de contadores:

  • mercado de seguros;
  • financeira;
  • atuarial;
  • patrimonial;
  • controladoria;
  • econômica;
  • perícia;
  • gestão de empresas;
  • auditoria.

Todas empresas necessitam de um contador de confiança para lidar com a sua saúde financeira. 

A grande exceção para esta regra são os MEI, ou seja, os microempreendedores individuais. Para entender quais são os principais serviços realizados por contadores, confira o próximo tópico! 

Quais são os principais serviços realizados pelo contador?

o que o contador faz servicos

Ainda que a contabilidade seja colocada como uma área homogênea, é seguro dizer que existe uma infinidade de áreas de atuação para o contador profissional.

Aqui vão alguns exemplos de como a atuação da contabilidade pode ser encaixada dentro do contexto de uma empresa: 

Auditoria

A auditoria é uma das áreas em maior expansão dentro da contabilidade.

O principal papel de um contador auditor é analisar a aplicação de recursos dentro de uma empresa e fazer um diagnóstico de sua situação financeira, identificando falhas, fraudes, irregularidades e áreas que podem ser melhor aproveitadas com os investimentos corretos.

De todas as funções que um contador pode exercer em uma empresa, essa é, certamente, uma das mais cruciais.

Isso porque sua ação é estratégica, dando ao gerente do negócio as ferramentas necessárias para tomar decisões acertadas sobre o negócio, dando insights sobre problemas e possíveis soluções. 

Controladoria 

A controladoria também pode ser um ramo da Administração, e seu principal objetivo é ajudar gestores a ter mais controle sobre as variáveis de uma empresa, promovendo um planejamento orçamentário mais robusto e estratégico, que é adaptado de acordo com os  objetivos da empresa. 

O que o contador faz na controladoria é dar informações de desempenho de KPIs financeiras e monitorar o uso de orçamentos com o propósito de equilibrar contas e prevenir gastos excessivos. 

Seu papel também está na análise comparativa da empresa, cruzando números referentes à sua performance por variados períodos de tempo. Assim como a auditoria, a controladoria também serve como uma grande ferramenta para tomada de decisão. 

Fiscal

A contabilidade tributária é, certamente, uma das mais importantes para a sobrevivência de um negócio. 

Negligenciar o pagamento de tributos pode gerar problemas diversos, como multas, suspensão das atividades e outras sanções impostas pela Receita Federal.O pesadelo de qualquer gestor, não é mesmo? 

É papel do contador fiscal acompanhar o prazo das obrigações tributárias da empresa, adequá-la ao regime tributário mais vantajoso e contabilizar saldos. 

Vale a pena lembrar que o papel da contabilidade fiscal não se resume apenas a controlar o pagamento dos impostos devidos. Com a adequação ao regime tributário, uma empresa pode, na verdade, pagar menos impostos sem que seja vítima de sanções. 

Quais empresas precisam de um contador?

Ao contrário do que se pode pensar, toda empresa – excetos os Microempreendedores Individuais – precisa de um contador. Isso está previsto no artigo 1.179 do Código Civil:

“Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Não há espaços para a interpretação quando o assunto é o papel de um contador dentro de uma empresa. 

De acordo com a lei, a escrituração contábil  deve ficar sob responsabilidade de um contador legalmente habilitado, com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Como já explicamos, além de ter um importante papel na adequação fiscal, esse profissional também pode ser um grande recurso estratégico para fazer a sua empresa se destacar da concorrência.

Por isso, é seguro dizer que toda empresa independente de sua área de atuação, ou regime de tributação, precisa de um contador. 

Além de ser um requisito obrigatório por lei para todas as empresas, um contador também é um requisito obrigatório para empresas que desejam crescer com saúde financeira e expandir os seus negócios. 

MEI precisa de contador?

A lei 128/2008 trata de algumas das questões mais importantes para os Microempreendedores Individuais, sem fazer menção à obrigatoriedade da contratação de um contador ou qualquer outro serviço de contabilidade. 

Isso acontece porque as leis tributárias para Microempreendedores Individuais são simplificadas, com impostos podendo ser recolhidos em valores fixos e mensais a partir de uma declaração conhecida como DAS. 

É importante notar no entanto que tem uma assessoria de contabilidade até mesmo os pequenos empreendedores serão tributados em todos os valores que ultrapassarem 32% de seu lucro. 

A importância da atuação do contador para o sucesso das empresas

o que o contador faz importancia

Se você chegou até este ponto do artigo é fácil perceber que a contabilidade e a saúde financeira de sua empresa são assuntos de prioridade para você. 

Se esse é o caso, saiba que não existe uma maneira mais eficiente de cuidar do futuro de seu empreendimento do que contratar um contador.

Sabemos que, muitas das vezes, a atividade fim de sua empresa não tem absolutamente nada a ver com a contabilidade e, por isso, pode ser fácil negligenciar essas importantes variáveis em prol de algum outro fator que se apresenta como mais urgente no momento. 

Apesar disso, este é um erro gigantesco que pode, em muitos dos casos, custar a saúde financeira de sua empresa. 

Sendo assim, contratar um contador é importante porque te permite delegar essas tarefas tão importantes, tendo a certeza de que elas serão gerenciadas por uma pessoa especializada. 

Mas nem sempre a contratação de uma pessoa exclusivamente dedicada a este fim é economicamente viável, não é mesmo?

Esse é um problema extremamente comum para empresas dos mais variados ramos, sobretudo aquelas que estão iniciando as suas atividades – as que mais necessitam desse cuidado. 

No próximo tópico, falaremos sobre a terceirização de serviços de contabilidade e como eles podem ajudar empresas nesta situação a ganhar mais controle sobre suas finanças. Continue acompanhando! 

O que é a terceirização de serviços contábeis? 

Agora que você já sabe o que o contador faz e qual o seu papel em um empreendimento, porque não conhecer um pouco melhor sobre os serviços de contabilidade terceirizados?

Essa é uma solução interessante para empresas com orçamentos apertados, mas que não querem abrir mão de uma ajuda especializada com as finanças.

A terceirização de serviços contábeis pode ser observada quando empresas fazem a contratação de  profissionais de fora da organização para gerenciar determinadas variáveis financeiras. 

Essa terceirização pode ser feita com apenas um contador, ou uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados.

Cada empresa deve determinar as suas prioridades e necessidades na hora de contratar um serviço contábil terceirizado.

De maneira geral a terceirização de serviços contábeis contribui para um maior controle  orçamentário, sem deixar que a qualidade do serviço seja prejudicada.

Os serviços terceirizados podem ser contratados de maneira pontual ou recorrente, a depender da necessidade de cada empreendimento. 

É seguro dizer que a contratação dos serviços terceirizados garante mais controle para os gerentes de corporações, que podem focar seus esforços em outras áreas estratégicas, em vez de investir esforços em tarefas operacionais que não são relacionadas à atividade fim da empresa.

O que faz o contador: como encontrar o ideal para sua empresa? 

o que o contador faz como encontrar

Existem diversos cuidados na hora de contratar um contador para sua empresa, afinal, o que o contador faz é um trabalho muito estratégico para o crescimento de todo empreendimento.

O mesmo cuidado que a sua empresa tem para contratar qualquer profissional também deve ser aplicado na escolha do novo contador, ou empresa de contabilidade terceirizada. 

Para começar, estabeleça as necessidades que precisam ser supridas por este novo profissional e, a partir daí, determina as competências que precisam ser observadas nos candidatos. 

Claro que prioridades podem mudar de empresa para empresa  e isso deve ser levado em consideração durante o processo, mas aqui vai um bom guia de como lidar com a contratação de um contador, passo a passo: 

  • Defina se o contador fará parte de uma equipe interna, ou será terceirizado; 
  • Pesquise sobre o profissional e, se possível, busque referências de outros clientes; 
  • Observe o atendimento prestado, se o diálogo flui bem ou se já gargalos na comunicação; 
  • Observe se o profissional possui a licença do Conselho Regional de Contabilidade (CRC);
  • Defina um escopo bastante claro para a atuação do profissional dentro da sua empresa.

Nesse processo também é importante ouvir a sua equipe interna sobre quais necessidades devem ser supridas pela contratação do novo contador.  Também é importante que você compare preços e entenda o custo benefício oferecido pelo serviço prestado. 

A Auxílio Contábil é uma empresa de consultoria e terceirização de serviços contábeis e financeiros com muitos anos de experiência no mercado. 

Nós atuamos nas áreas de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária. Nosso objetivo é sempre atender as necessidades de nossos clientes com qualidade e eficiência. 

Somos especializados no comércio varejista, contabilidade para prestadores de serviços, consultórios,  representantes comerciais e mais. 

Deixe a saúde financeira de sua empresa em boas mãos! Traga a contabilidade da sua empresa para a Auxílio Contábil. 

 

Conclusão 

Seja você um empreendedor iniciante ou alguém que já tem experiência na gestão de empresas,  é importante saber que o papel de um contador para a saúde financeira de um empreendimento é vital.

Mas, afinal, o que o contador faz de tão importante? Este foi o tema deste artigo da Auxílio Contábil!

Nos tópicos anteriores, falamos sobre como o contador se encaixa dentro das atividades operacionais de uma empresa e como ele pode adotar uma postura estratégica, ajudando gestores a tomar boas decisões.  

Resumidamente, o que o contador faz é tratar de demandas patrimoniais, financeiras, econômicas e tributárias da empresa, sem perder de vista prazos importantes para o negócio.

Algumas das áreas que podem ser consideradas expertise de contadores são:

  • mercado de seguros;
  • financeira;
  • atuarial;
  • patrimonial;
  • controladoria;
  • econômica;
  • perícia;
  • gestão de empresas;
  • auditoria.

Todas empresas necessitam, por lei, de um contador de confiança para lidar com a sua saúde financeira.

Se você quer colocar a saúde financeira de seu empreendimento nos trilhos, visite o site da Auxílio Contábil e descubra tudo o que nossos contadores podem fazer pela sua empresa! 

<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Rolar para cima