Quando é o momento certo de realizar a troca de contabilidade e como fazer?

Quando E O Momento Certo De Realizar A Troca De Contabilidade E Como Fazer Blog - Auxílio Contábil

Quando é o momento certo de realizar a troca de contabilidade e como fazer?

Mudar de contador pode ser necessário se sua empresa enfrenta frustração com o atual. O que é essencial é saber quando é o momento perfeito para mudar de contabilidade. Vamos entender sobre isso?

A troca de contador é uma decisão muitas vezes necessária e que depende de uma análise consciente das necessidades de gestão da empresa.

E essa necessidade a curto ou médio prazo pode estar atrelada a diferentes tipos de insatisfação em relação aos atuais serviços que estão sendo prestados.

Mas, mesmo que a motivação de realizar a troca seja tenha origem na insatisfação ou na busca de novas estratégias de organização e gestão da empresa, é fundamental saber identificar o melhor momento para realizar esse tipo de mudança.

Neste artigo apresentamos importantes passos a serem seguidos depois de decidir pela alteração do prestador de serviços na área da contabilidade, a seguir apresentamos conceitos e orientações que se aplicam à realidade de diferentes empresas.

Leia também:

Troca de contador

O processo de mudar a contabilidade da empresa poderá se tornar em uma tarefa prática e bem direcionado, lembramos que todo proprietário de empresa ou gestor pode sentir a vontade de fazer a troca e planejar esse procedimento da melhor forma, lembrando que não há situação ou momento ideal para tal iniciativa.

Em nível conceitual, trocar a contador se refere na alteração, mudanças ou revisão completa de todos os serviços de contabilidade prestados em favor da empresa que, independente do nível de qualidade, poderá decidir por manter os mesmos serviços ou contratar outros profissionais da área.

Ressaltando a necessidade de reler e revisar os contratos já firmados com o prestador atual para verificar condições de cancelamento dos serviços, distrato e entre outros procedimentos.

Interesses do empreendedor

Diferentes tipos de interesses do empreendedor poderão justificar a troca de contador, principalmente quando o gestor percebe que o atual profissional ou empresa que presta os serviços de contabilidade não está atingindo o nível de excelência a favor da gestão contábil da empresa.

Principais motivos

Dentre os principais motivos que justificam decidir trocar a contabilidade, podemos destacar a insuficiência no atendimento, baixa capacidade de resposta, objetivos ou metas dificultados para as demais equipes de colaboradores da empresa, utilização de ferramentas ultrapassadas, falta de suporte para ajudar na gestão da empresa, o fato do contador não estar atualizado com a legislação vigente e perda na qualidade da relação de trabalho.

A importância do profissional

O gestor ou empreendedor de uma empresa deve sempre considerar a importância do profissional de contabilidade para manter as contas da empresa sempre pagas, e manter os tributos sempre em dia em relação às autoridades e fiscalização.

Todavia, em casos de erros e inconformidades, o mais indicado é a empresa procurar por um novo prestador de serviços na área que possa oferecer ampla assessoria contábil a favor da empresa.

Como fazer?

Inicialmente, os empreendedores podem sentir insegurança ou dúvidas na hora de procurar trocar de profissional ou de serviços de contabilidade para sua empresa.

Mas, mesmo sendo um procedimento muito simples, é importante ter atenção aos detalhes do contrato assinado com o atual contador e verificar todos os passos jurídicos e financeiros de forma a fazer a descontratação de modo orientado e seguro para a empresa.

O processo de desligamento da atual contabilidade precisa ser realizado através de distratos (desfazer o contrato) que podem vir a ser rápidos ou burocráticos dependendo das condições existentes em cada tipo de cláusula de cancelamento de serviços.

E entre as últimas etapas, poderá ser solicitado o pagamento de multas rescisórias ou demais taxas relativas ao processo de desligamento.

Fatores que podem colocar a empresa em risco

A seguir, enumeramos os principais fatores que podem expor a empresa a riscos quando ela insiste em não fazer a troca de contador e manter a mesma contabilidade prejudicando as contas e a organização contábil da empresa.

1 – Erros de documentação

Um dos principais erros que podem ocorrer é a obtenção, análise e geração de documentos que, caso apresentem inconformidades ou conflitos de dados no cálculo de salários dos colaboradores, desvio de pagamento de tributos e ausência de relatório completo poderá comprometer a empresa como um todo.

Qualquer desorganização ou erro em pagamentos de notas fiscais, guias de pagamentos e balanços colocam a empresa sob riscos de sofrer processos trabalhistas,multas e outras penalidades.

2 – Prazos

Quando ocorre a perda de prazos para pagamento de tributos ou de parcelamentos de dívida ativa, por exemplo, a empresa poderá sofrer com multas por parte da Receita Federal e perder benefícios obtidos com acordos trabalhistas.

3 – Baixa qualificação

Quando o gestor percebe que o seu atual contador possui baixa qualificação ou não está se atualizando perante a evolução da legislação e uso adequado de softwares automatizados para controle de contas, temos um grande motivo para justificar a troca de contador na empresa.

Além da capacitação é fundamental avaliar o nível de princípios éticos e morais praticados pelo contador para não expor a empresa e suas atividades sob risco de penalidades.

4 – Cobranças excessivas

Quando uma empresa decide terceirizar o setor da contabilidade e decide pela contratação de uma consultoria ou assessoria externa, pode se deparar com a necessidade de pagar taxas de adesão de contrato, porém quando as taxas a serem pagas são altas de demais e abusivas é importante ter grande atenção para verificar se o excesso de taxa irá comprometer o fluxo atual do caixa.

5 – Defasagem tecnológica

Quando o contador ou a empresa que presta serviço não possui amplo domínio de softwares automatizados, percebemos uma imensa defasagem tecnológica que poderá gerar atrasos de organização para a empresa e manter atividades manuais e digitais antigas que comprometerão as práticas organizacionais.

Considerações gerais

Segundo a Resolução 987/2003 do Conselho Federal de Contabilidade, a mudança de serviços e de profissional pode ocorrer por processos estabelecidos por meio contrato de novo profissional e distrato do antigo profissional.

Tenha a Auxílio Contábil ao seu lado nesse momento 

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos relacionados à troca de contador, bem como o processo inicial a ser estabelecido entre o empreendedor e seu prestador de serviços.

É fundamental analisar sempre a capacidade e habilidades do profissional de contabilidade como forma de assegurar mais segurança e capacidade de resposta a favor da empresa.

Por isso, para que você não erre nesse momento tão importante no sucesso profissional, estamos aqui!

Você está curioso para saber mais sobre nossa empresa e como podemos apoiá-la? Então fale com um de nossos especialistas para explorar as vantagens de ter a Auxílio Contábil como seu escritório de contabilidade.

Aguardamos ansiosamente o seu contato!

CLIQUE AQUI E TENHA SEGURANÇA E EFICÁCIA NA TROCA DE CONTADOR

Summary
Quando é o momento certo de realizar a troca de contabilidade e como fazer?
Article Name
Quando é o momento certo de realizar a troca de contabilidade e como fazer?
Description
Mudar de contador pode ser necessário se sua empresa enfrenta frustração com o atual. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
AUXILIO CONTABIL
Publisher Logo
<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Scroll to Top
Rolar para cima