Está com problemas para reduzir custos fixos? Temos um método perfeito!

Esta Com Problemas Para Reduzir Custos Fixos Temos Um Metodo Perfeito Blog - Auxílio Contábil

Está com problemas para reduzir custos fixos? Temos um método perfeito!

Um período prolongado de dificuldades econômicas tem o potencial de prejudicar permanentemente a situação financeira de uma empresa. Para evitar tal resultado, é essencial aprender como minimizar os custos fixos dentro da empresa

A empresa deve sempre buscar caminhos para reduzir os custos fixos de sua organização e atividade. Alguns objetivos são otimizar recursos, melhorar a produção e evitar qualquer tipo de perda.

Porém, apesar de todos os esforços, a empresa pode ainda sofrer com algumas dificuldades para identificar e implementar métodos de controle de custos, despesas e demais tipos de gastos em um processo de gestão mais eficaz.

Nos tempos atuais, os profissionais de gestão são exigidos a encontrar meios para otimizar recursos, cortar gastos desnecessários e elevar os lucros.

Neste artigo, apresentamos dicas e conceitos que ajudam o empreendedor na missão de controlar o fluxo de dinheiro identificando diferentes tipos de gastos.

Confira também:

O que são custos fixos?

Consideramos esse tipo de custo quando relacionado a qualquer tipo de gasto em nível empresarial que não varia conforme a produção ou venda de uma nova unidade.

Na prática, a empresa é responsável por todos os custos variáveis e fixos e esses cálculos independente da etapa e do desenvolvimento operacional da corporação. Um dos melhores exemplos de custo fixo é o valor pago pelo aluguel da sala comercial ou de uma máquina de produção, por exemplo.

E os custos variáveis?

Os custos variáveis ocorrem e variam dependendo do fluxo de produção e de vendas de produtos, implicando na margem de lucro conforme a alteração de volume de itens produzidos ou vendidos.

Por exemplo, se para vender ou fabricar mais sandálias, a empresa necessitará de comprar ou alugar mais máquinas temos a presença de custos variáveis.

Lembrando que, quando os custos de produção, venda e entrega são altos, o custo variável se elevará também, diferente do que ocorre com o custo fixo que não se altera independente do volume de produção ou de vendas.

A realidade da empresa

Para ter amplo controle dos custos, a empresa deve compreender o funcionamento de sua organização, principalmente, em relação às contas.

No dia a dia, o empreendedor pode e deve acompanhar a situação financeira e enxergar a posição da empresa no controle de contas, e em muitos casos buscar implementar nova cultura de gestão que se aproxime dos objetivos da empresa.

Como reduzir custos?

A fim de atuar a favor da redução de custos fixos, o primeiro passo é identificá-los e trabalhar para não permitir que prejudiquem a produção e o nível de qualificação do produto da empresa.

Depois de identificar, o gestor deve fazer cortes pontuais ou constantes para manter as condições financeiras da empresa na plenitude. A seguir apresentamos dicas essenciais para ajudar gestores de diferentes segmentos.

1 – Controle de estoque

É fundamental que as empresas que precisam vender diretamente para o cliente precisam sempre controlar o estoque. Evitar o acúmulo de produtos ou a presença de produtos ociosos evita o desperdício de capital e de produtos.

Caso haja encalhe de produtos, é indicada a criação de preços, promoções e de ações de vendas que incentivem a venda e a plena saída de produtos para atender o mercado.

2 – Estratégias de redução de gastos

Muitas vezes, adquirir uma máquina no longo prazo pode se tornar mais barato do que alugar um equipamento para a produção, mas em outros casos é mais acessível alugar para reduzir custos com manutenção.

Tudo dependerá do tipo de produto e da estratégia de produção que ajudará a controlar os gastos.

3 – Automatização de tarefas

A manutenção de atividades manuais para o cumprimento das tarefas pode gerar mais custos de tempo, de operacional e reduzir a qualidade do serviço final.

A empresa pode e deve instalar sistemas ou programas automatizados para gestão, organização e armazenamento de dados de produtos, valores e contas.

Caso necessite de relatórios atualizados, será possível gerar documentos atualizados com todos os dados acessíveis.

Mais ações

A empresa pode e deve implementar atitudes para controlar os custos fixos para melhorar ainda mais a saúde financeira da corporação.

Em muitos casos, é indicado trocar lâmpadas antigas por lâmpadas novas e inteligentes como forma de gerar mais economia de energia e usar a diferença obtida com essa economia para cobrir os custos fixos.

Para economizar água, é indicado usar torneiras automáticas, seja nas áreas da cozinha, banheiro e nos setores de produção.

É indicado trocar equipamentos antigos por equipamentos mais atualizados para a produção de produtos e atender a um ritmo de prestação de serviços internos e externos.

É orientado repensar processos de produção como forma de alinhar o nível de qualidade do produto.

Outra ação é buscar um novo local para instalar a sede da empresa ou o ponto de produção.

Terceirização vale a pena?

Decidir por terceirizar e buscar contratar assessoria externa de contabilidade, de manutenção de máquina e de outros setores da empresa pode ajudar a controlar melhor todos os custos fixos da empresa.

Mesmo que o empreendedor e sua equipe tenham plenas habilidades, muitas vezes é orientado contar como novas forças para desenvolver projetos e aplicar novos trabalhos a favor da empresa.

Repense a relação com fornecedores

É importante repensar a relação com fornecedores de refeições para os funcionários, de locação de máquinas e de outros tipos de serviços ou equipamentos que estejam sobrecarregando os valores dos custos fixos.

Trata-se de atitudes que alteram fortemente os dois tipos de custos, incluindo as variáveis.

Em outras áreas, o empreendedor pode repensar o contrato com outros fornecedores nas áreas de contabilidade, segurança, serviços jurídicos e entre outros.

Além dos preços de cada serviço, é importante analisar a qualidade dos serviços e como impactam no resultado da produção.

Capacite a mão de obra

Dentre outros fatores que impactam os custos, temos a capacitação de mão de obra, pois quando os colaboradores estão treinados e valorizados eles abraçam a cultura da gestão de forma participativa a favor do controle dos gastos e da otimização de recursos.

Auxílio Contábil – o apoio especializado de que você precisa 

É fundamental identificar os custos fixos para posteriormente controlá-los de um modo direcionado com profissionalismo e visão de resultado bem orientada.

Estratégias eficazes podem ajudar a impulsionar o estado financeiro de uma empresa, bem como alocar recursos de forma eficaz e apresentar previsões mais eficazes, observando os dados e utilizando recursos econômicos de forma proficiente.

Com nossos serviços, sua organização pode fazer uso destas técnicas para reduzir seus custos e ter maior poder sobre seu dinheiro, levando a lucros e ao avanço dos negócios.

A fim de ter o nosso apoio na redução de custos em sua empresa, basta entrar em contato conosco.

CLIQUE AQUI E TENHA NOSSO APOIO NAS SUAS ROTINAS DE GESTÃO FINANCEIRA

Summary
 Está com problemas para reduzir custos fixos? Temos um método perfeito!
Article Name
Está com problemas para reduzir custos fixos? Temos um método perfeito!
Description
Um período prolongado de dificuldades econômicas tem o potencial de prejudicar permanentemente a situação financeira de uma empresa.
Author
Publisher Name
AUXILIO CONTABIL
Publisher Logo
<a href="https://auxiliocontabil.com.br/author/eduardo/" rel="author">Redação Auxílio Contábil</span></a>

Todas as nossas ações estão sempre pautadas em valores os quais defendemos, tais como: Satisfação do cliente; Ética Profissional; Respeito; Confiança; Credibilidade; Responsabilidade Social.

Abrir Mei Grátis Online3 - Auxilio Contábil

Inscreva-se para receber novidades!

Scroll to Top
Rolar para cima